2ª
edição do "Fórum Metrô: Funções do Cinema" ocorre no Cine Passeio.
Inscrições são gratuitas
Cred -
Daniela Klem
De
14 a 17 de maio, a capital paranaense recebe a segunda edição do “Fórum Metrô: Funções do Cinema”,
no Cine Passeio.
O
evento, que nasceu do
Metrô: Festival do Cinema Universitário, cuja nova edição
ocorre de 1 a 6 de setembro, tem o objetivo de aproximar o público às áreas
cinematográficas, apresentando uma programação inteiramente gratuita com a
presença de profissionais do segmento, com foco no desenvolvimento do mercado
audiovisual e no compartilhamento de experiências.
“Estamos
muito felizes em poder retornar com essa segunda edição, ainda mais após o
sucesso de público que tivemos no último ano. Curitiba vem se tornando cada vez
mais referência na sétima arte e poder colaborar com esse crescimento é de um
grande orgulho e responsabilidade. Além disso, o cinema curitibano e paranaense
estão em fase de grande ascensão e o Fórum Metrô funciona como um espaço de
troca para essa nova geração de profissionais”, comenta Anderson Simão, um dos idealizadores do
evento.
Para
a segunda edição do fórum os interessados podem esperar por mesas temáticas,
com discussões sobre cor, finalização, som, montagem, figurino e maquiagem; e
painéis e oficinas que abordam diálogos sobre produção, distribuição e
pós-produção de imagem.
A
programação ainda terá exibição dos filmes “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, seguido
por um bate-papo com Carol Tanajura, Diretora de Arte do longa, e “Ato Noturno”, de Marcio
Reolon e Filipe Matzembacher, seguido por conversa com Germano Oliveira,
montador da produção.
“Oeste
Outra Vez”,
lançado em 2024, foi sucesso de público e crítica, tendo sido destaque no
Festival de Cinema de Gramado e levando o Kikito de Melhor Longa-Metragem
Brasileiro, assim como Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger
Rogério). O drama ainda levou o Prêmio de Melhor Direção de Arte no Prêmio
ABC.
O
filme de Rassi se passa no sertão de Goiás. Homens brutos, que não conseguem
lidar com suas próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas
mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles voltam-se violentamente uns
contra os outros.
“Ato
Noturno” terá sua
exibição inédita em Curitiba, uma vez que ainda não chegou ao circuito
comercial. O longa acompanha um jovem ator em início de carreira que busca sua
primeira grande chance em Porto Alegre, e mantém um relacionamento secreto com
um poderoso político. Juntos, eles exploram desejos e riscos em meio à busca
pela fama e às convenções sociais. A produção de Filipe Matzembacher e Marcio
Reolon teve sua estreia mundial na seção Panorama do 75º Festival Internacional
de Cinema de Berlim.
As
inscrições para as atividades podem ser feitas pelo perfil no instagram: @metrouniversitario
e as vagas são limitadas.
O 2º Fórum Metrô foi
realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação
Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do
Instituto de Oncologia do Paraná - IOP, e apoio da Avec-Pr, Siapar, Cine
Passeio e Icac.
Confira
a programação completa:
DIA 14/05 – Quinta
14h –
Oficina de Capacitação (dia 1) Do
set à pós: foco em GMA, com Lucas Kosinski
17h – Mesa Temática - “Dramaturgia
Sonora: a criação do som como espaço e presença narrativa”
Participantes:
Wellington Sari (mediação),
Bruno Ito, Débora Opolski, Guilherme Farkas
19h – Mesa Temática - A
Imagem Depois da Imagem: cor, finalização e efeitos como
linguagem da fotografia.
Participantes:
Hellen Braga (mediação), Bruno
Wotroba, Lucas Kosinski, Nyck Maftum
DIA 15/05 – Sexta
14h –
Oficina de Capacitação (dia 2) Do
set à pós: foco em GMA, com Lucas Kosinski
17h – Mesa Temática - “Montagem
como Reescrita: estrutura, versões e decisões”
Participantes: Ticiano Monteiro (mediação), Aristeu
Araújo, Lucas Cesario Pereira, Raíssa Castor
19h – Mesa Temática 4 - “A
Figura em Cena: figurino e maquiagem como construção de
personagem”
Participantes:
Bea Gerolim (mediação), Kênia
Coqueiro, Isbella Brasileiro, Nina Maria
DIA 16/05 – Sábado
10h30
– Exibição do filme “Oeste
Outra Vez” (Dir. Erico Rassi | 2025 | GO | 1h38m))
14h – Masterclass: Carol Tanajura, Direção de Arte
17h – Encontro do Audiovisual - SIAPAR
(Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná), apresentação com coffee break
18h – Painel de Cinema - Produção:
Produzir com identidade?
Participantes:
Raiane Rodrigues (mediação);
Ana Catarina (Veleiro Azul); Andreia Kaláboa (GP7 Cinema); Gil Baroni
(Beija-Flor Filmes); Paulo Biscaia Filho (Vigor Mortis);
DIA 17/05 – Domingo
10h30
– Exibição do filme “Ato
Noturno” (Dir. Marcio Reolon e Filipe Matzembacher | 2025 | RS
| 1h59m)
14h – Masterclass: Germano Oliveira, Montagem
17h – Encontro do Audiovisual 2: AVEC-PR
(Associação de Vídeo e Cinema do Paraná), apresentação com coffee break
18h – Painel de Cinema - Distribuição
de Filmes Independentes fora do Eixo RJ-SP em salas de cinema
Participantes: Rodolfo Stancki (mediação); Argel
Medeiros (Olhar Filmes/PR), Matheus Antunes (Embaúba/MG), Gabrielle Gazapina
(Lança Filmes/RS)
A 9ª
edição do Metrô - Festival
do Cinema Universitário Brasileiro ocorre de 1º a 6 de
setembro. Saiba mais no site oficial www.metrouniversitario.com.br.
Direção
geral: Christopher Faust
Produção Executiva: Anderson Simão
Direção de Produção: Amanda Simonini
Assistência de Produção: Giovanna Ballen
Contrapartida Social: Evandro Scorsin
Direção de Comunicação: Diogo Bueno
Redes Sociais: Anthony Tko
Assessoria de Imprensa: TIP - Performance de Mídia
Design Gráfico: Lívia Zafanelli
Distribuição Gráfica: Oxigene Cultural
Fotografias: Daniela Klem
Registro Audiovisual: SENPAI (Duma, Foggy, Fred Hiro)
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura -
Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com
Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP, e apoio da Avec-Pr,
Cine Passeio e Icac, e Siapar.
Serviço:
2º Fórum Metrô
Data: 14 a
17 de maio
Local:
Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 - São Francisco)
Rede social:
Instagram | @metrouniversitario.
Inscrições:
Instagram | @metrouniversitario.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura -
Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com
Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP, e apoio da Avec-Pr,
Cine Passeio e Icac,e Siapar.
Comentários
Postar um comentário