Série audiovisual Mundo de Lírio lança álbum musical infantil durante festival MAIA, em Portugal

 

Álbum "Lírio para Dormir" estreia dia 23 de janeiro com oito canções instrumentais inspiradas na animação do menino que aprende sobre a natureza se transformando em árvores 

O universo da animação brasiliense Mundo de Lírio dá início a uma nova fase com a sua expansão para o mundo musical ao lançar Lírio para Dormir, primeiro álbum da série, disponível a partir do dia 23 de janeiro nos principais streamings. Composto por oito músicas instrumentais, o disco foi criado para acompanhar momentos de sono, relaxamento e acolhimento na primeira infância. O lançamento acontece durante a primeira edição do MAIA - Mercado Ibérico-Americano de Animação, evento voltado à articulação da indústria audiovisual ibero-americana, que ocorre de 21 a 23, em Loulé, Portugal. 

Organizado pela APPA, Associação Portuguesa de Produtores de Animação, o MAIA reúne produtores, distribuidores, financiadores, canais de televisão, associações e artistas, com o objetivo de fomentar a cooperação internacional. Nesta primeira edição, o Brasil é o país convidado, reforçando laços culturais e profissionais e ampliando a circulação de projetos brasileiros no contexto ibero-americano, cenário no qual Mundo de Lírio apresenta seu novo desdobramento musical.

Primeiro de uma sequência de três álbuns musicais, Lírio para Dormir inaugura o projeto musical Lírio Baby, uma vertente do Mundo de Lírio pensado especialmente para mães, professoras, cuidadoras, creches e escolas de educação infantil. A ideia é apresentar alternativas de baixo estímulo para as crianças. Neste primeiro álbum, as faixas, todas sem vocais, foram pensadas para rotinas de descanso, soneca e transição para o sono, criando um ambiente sonoro tranquilo que favorece a escuta e o cuidado emocional. 

A partir do dia 23, o disco estará disponível no Spotify, YouTube Music, Apple Music, Amazon Music, Deezer, Tidal, Audiomack e Anghami. O lançamento também será acompanhado por visualizers, recursos visuais simples que acompanham as músicas sem funcionar como clipes, desenvolvidos a partir de mandalas inspiradas nas árvores da série e pensados para o descanso e o baixo estímulo, em oito versões verticais e oito horizontais, disponíveis no canal @mundodelirio no YouTube.

A proposta incorpora os valores centrais da série, criada e dirigida por Amanda Fernandes, que acompanha Lírio, um menino negro de cinco anos que aprende com a natureza e com as árvores a lidar com suas emoções. As composições partem de temas e sonoridades presentes na animação, criando um ambiente de calma que dialoga com o imaginário do garoto. 

A produção musical é assinada por Sascha Kratzer, compositor e produtor musical premiado, vencedor do Kikito de Melhor Trilha Musical no Festival de Gramado pelo filme “O Homem Cordial”. Alemão radicado no Brasil há mais de uma década, Sascha atua ao lado de Rafael Maklon nos arranjos e interpretação, com produção musical de Amanda Fernandes, que também cuidou das composições ao lado de Débora Valente e Leandro Morais.

Dando continuidade na linha musical, o segundo lançamento, Lírio para Acordar, programado para fevereiro, traz músicas mais estimulantes, com o objetivo de tornar o momento de despertar mais prazeroso. E, completando a trilogia, o terceiro álbum, previsto para março, é um compilado de versões cantadas das músicas da série.

LÍRIO NO MUNDO

O lançamento dos álbuns acontece em um momento de consolidação da trajetória do Mundo de Lírio. Em outubro de 2025, a animação realizou exibições especiais no Distrito Federal, em parceria com a ONG Tempo de Plantar, além de se somar à ONG no plantio de 1 milhão de mudas de árvores em todo Brasil. No mesmo período foram realizadas sessões gratuitas em unidades da rede de educação básica do DF. A série também integrou a programação do Animage, maior festival de animação do país, no Cinema São Luiz, e teve alguns episódios exibidos em sessões especiais no mesmo cinema ao longo de novembro.

Mais recentemente, o projeto iniciou sua presença no ambiente digital com a estreia de três episódios inéditos no YouTube, que funcionam como uma prévia da primeira temporada. No dia 11 de dezembro, foi lançado Baru: deixe a aguinha ir embora. Na semana seguinte, no dia 18, estreou Pai Jenipapo: tinta com magia encantada. E, no dia 30, entrou no ar Cajuzinho do Cerrado: sabores diferentes. Os episódios completos estão disponíveis em youtube.com/@MundodeLirio.

Essas ações conjuntas compõem uma prévia da primeira temporada da série, que ganha suas primeiras exibições internacionais nos próximos meses, representando o Brasil na 25ª MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, em março, no 9º Festival de Animação de Abidjan, na Costa do Marfim, em abril.

MUNDO DE LÍRIO

Composta por 26 episódios musicais, a série Mundo de Lírio foi criada para conectar crianças à natureza a partir do imaginário de Lírio, um menino negro de cinco anos que vive dilemas comuns da infância. Filho de uma mãe solo, que trabalha com botânica, o protagonista encontra nas árvores ensinamentos sobre emoções, cotidiano e cuidado. A cada episódio, ele se transforma em uma espécie para aprender com ela, em narrativas que misturam fantasia, ciência e música. A série homenageia espécies nativas do Cerrado e de outros biomas brasileiros e da Iberoamérica, traduzindo situações do dia a dia infantil em aprendizagem ecológica. 

Realizada pelos estúdios Akwa Creative Lab e GVG Producciones, a série tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Lei de Incentivo à Cultura, Neoenergia Brasília, Instituto Neoenergia e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.

SERVIÇO - Lançamento do álbum “Lírio para Dormir”
Quando: Sexta-feira, 23 de janeiro
Onde: Spotify, YouTube Music, Apple Music, Amazon Music, Deezer, Tidal, Audiomack e Anghami
Link de pré-save: offstep.link/282135343314
Classificação indicativa: Livre
Link para episódios no YouTube: youtube.com/@MundodeLirio
Mais informações: instagram.com/mundodelirio

FICHA TÉCNICA
Editora e Produtora Fonográfica: Akwa Creative Lab
Produção musical: Amanda Fernandes
Arranjos e interpretação: Sascha Kratzer e Rafael Maklon
Composição: Amanda Fernandes, Débora Valente e Leandro Morais 

Comentários