Mamute Feira Gráfica apresenta o Palco Petrobras, uma celebração da musicalidade brasileira em uma das principais feiras gráficas independentes do país
Nova edição do evento ocorre no dia 8 de novembro, no
Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e na
Praça Eufrásio Correia.
Programação musical reúne Tuyo, Janine Mathias,
Castel, Tukumã, Bloco Boca Negra e Piano de Cuia
Atrações musicais conhecidas do público farão parte do Palco Petrobras, na Mamute Feira Gráfica
Depois de reunir mais de sete mil pessoas e contar com a participação de mais de 150 artistas, entre coletivos e marcas originárias de diferentes partes do Brasil, a Mamute Feira Gráfica se prepara para sua sétima realização.
O evento, que nasceu com o objetivo de promover a produção artística, autoral e criativa brasileira, tem data marcada para acontecer no dia 8 de novembro, ocupando o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e a Praça Eufrásio Correia.
Para 2025, além de fomentar encontros e gerar negócios para artistas independentes de diferentes áreas gráfica-visuais, a Mamute Feira Gráfica apresenta o Palco Petrobras.
“A Mamute sempre teve um espaço dedicado à música autoral brasileira, com a participação de artistas que representam um pouco dessa identidade no palco. Agora, com o patrocínio inédito da Petrobrás, apresentamos o Palco Petrobrás, que nos possibilita seguir promovendo e incentivando a arte autoral e independente também no aspecto musical”, comenta Ana Hupfer, diretora da Mamute Feira Gráfica.
Entre as atrações confirmadas no Palco Petrobras, estão nomes conhecidos pelo público, como a cantora e compositora Janine Mathias, que participa do show do Bloco Boca Negra. Reunindo pesquisa, memória e rodas de samba com foco na história do samba e dos ferroviários de Curitiba, o Boca Negra apresenta sambas autorais curitibanos compostos desde a década de 1950. O bloco convida a sambista Janine Mathias, radicada em Curitiba, que já compartilhou o palco com nomes artistas como Criolo, Sandra de Sá, Fabiana Cozza, Ellen Oléria e Nei Lopes. Entre os seus trabalhos autorais, estão o EP “Eu Quero Mergulhar” e os discos “Dendê”, que apresenta um retrato da Música Preta Brasileira, e o mais recente “O RAP do meu Samba”.
Também se apresenta no Palco Petrobrás, o grupo Tukumã, formado pelos músicos Murilo Sodesto, Heber Lemos, Daniel Soul, Sergio Junior, e Nicholas Rugenski, que aposta em um swing amazônico, dançante e psicodélico, combinando ritmos como o carimbó, guitarrada, brega, cumbia, marabaixo, lambada, entre outros.
O Castel também faz parte da programação musical. Formado por Denusa Castellain e Luís Fernando Diogo, o duo traz a união dos timbres da flauta transversal, saxofone, bateria e beats, com elementos do Neo Soul, Hip Hop, House, Lo-fi, improviso e música afro-brasileira. A banda Tuyo, com Lio, Lay Soares e Machado, é a convidada especial do show do duo. Combinando pop, house, synthpop e afropop com texturas eletrônicas e acústicas, o trio já foi indicado ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow, e teve o álbum “Paisagem”, considerado um dos melhores do ano de 2024 pela Rolling Stone Brasil.
O Palco Petrobras
também contará com apresentação do Piano de Cuia, duo de música
instrumental formado por Ana Lima (piano) e Denis Mariano (percuteria), que
apresenta composições autorais e canções de grandes compositores como Egberto
Gismonti, Baden Powel, Hermeto Pascoal, Paulo Braga e Camila Lordy.
Confira os horários das apresentações do Palco
Petrobras:
11h - Piano de Cuia
13h30 - Bloco Boca Negra, com participação especial de Janine Mathias
16h - Tukumã
19h - Castel convida Tuyo
A Mamute Feira Gráfica ainda contará com mais de 160 artistas, de diferentes vertentes, passando por ilustração, encadernação, gravuras, pintura, processos fotográficos, literatura, tatuagem, cerâmica, poesia visual, papelaria, quadrinhos, narrativas visuais, entre outros. A lista completa dos artistas selecionados pode ser conferida no perfil oficial da Mamute no instagram @mamuteafeira.
A
7ª edição da Mamute Feira Gráfica, que conta pela primeira vez com o
patrocínio da Petrobras, é uma realização da Gloriosa Produção
Cultural. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo
Federal e a Petrobras; com apoio cultural da Câmara Municipal de
Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de
Curitiba.
Serviço:
Mamute Feira Gráfica #7
Data: 8 de novembro
Horário: a partir das 11h às 20h
Local: Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e a Praça Eufrásio
Correia.
Realização: Gloriosa Produção Cultura e Ministério da Cultura |
Governo Federal
Patrocínio: Petrobras
Apoio Cultural: Câmara Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de
Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Apoio: Emenda parlamentar coletiva articulada pela vereadora
Giorgia Prates, com colaboração dos vereadores Sargento Tania Guerreiro, Jornalista
Márcio Barros, Oscalino do Povo, Tico Kuzma e Noemia Rocha.
Redes sociais: www.instagram.com/mamuteafeira /
www.facebook.com/mamuteafeira
Comentários
Postar um comentário