No Brasil, o setor de clubes de
assinatura movimentou R$ 1,5 bilhão em 2023, segundo dados da Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com destaque para alimentos e
bebidas. Os clubes de vinho representam uma fatia expressiva desse mercado,
impulsionados pela digitalização e por um novo perfil de consumidor, que busca
experiências ao invés de simples produtos.
É este mercado amplo que motivou Vera Itajaí, artista
plástica, poeta, curadora e sommelier, e criar um novo projeto mesclando um
acervo de mais de 300 obras de Frida Kahlo, a busca por um casarão para abrigar
um museu em Curitiba e um clube de espumantes que promete unir arte, vinho e
renda empreendedores.
.O “Clube do Espumante Frida”
nasceu dentro do já existente Clube Amigos do Vinho, criado por Vera há mais de
uma década. Agora com nome registrado, o novo clube homenageia a artista
mexicana Frida Kahlo, figura central na vida e obra de Vera, que também
coordena um pequeno instituto de arte e cultura em Curitiba onde abriga seu
acervo — considerado o maior da América Latina relacionado à Frida. “A ideia do
museu está registrada, o projeto tem 16 páginas e já foi protocolado na
prefeitura”, conta Vera Itajaí.
A proposta é que o museu seja instalado em um casarão histórico, de cerca de
1.500 m², preferencialmente cedido pelo poder público. “Existem dezenas de
casarões abandonados em Curitiba. Queremos ressignificar esses espaços com arte
e acessibilidade”, explica a artista, que também assina como sommelier nos
rótulos exclusivos de espumantes do clube. Dois dos rótulos — o Moscatel Rosé e
o Brut — levam obras assinadas por Vera, que há 45 anos atua como pintora e
escultora.
Clube de vinho diferente
Além do projeto museológico, Vera propõe um novo olhar sobre o consumo de vinho
no Brasil — país onde o consumo per capita ainda é baixo, com 2,1 litros por
habitante ao ano, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho. “No
clube tradicional, você paga uma mensalidade e recebe um vinho que vai para o
ralo, literalmente. Com o Clube do Espumante Frida, você consome e ainda
constrói uma rede que pode gerar renda recorrente”, resume Vera.
O clube funciona em modelo de afiliados — sem exigir estoque ou venda direta,
com promessas de bonificações por indicações e uma estrutura em rede que,
segundo Vera, pode resultar em rendimentos mensais para os associados. “É uma
confraria. Você indica amigos que também gostam de vinho, se encontra para
degustar, troca experiências e fortalece sua autoestima financeira”, afirma.
Serviço:
Clube do Espumante Frida
Vera
Itajaí
Artista
plástica, poeta, curadora e sommelier
+55 41 9973-3337
@fca.clubeespumantefrida
contato@fca-clubedoespumantefrida.com
https://fca-clubedoespumantefrida.com/
Rua Presidente Carlos
Cavalcanti, 624, Centro - Curitiba, PR.

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