Entre a batina e o desejo: o padre que trocou a vida religiosa por uma paixão

Romance baseado na história real da família de Lenah Oswaldo Cruz, "A voz do tempo" revela um escândalo da igreja católica nos anos 40

Em meio a vestes e papéis desbotados pelo tempo, surge uma batina branca e dourada, acompanhada de três diários misteriosos. É assim que começa A Voz do Tempo, quando a autora Lenah Oswaldo Cruz encontra entre os pertences do pai, ex-padre, registros que revelam um amor vivido entre as décadas de 1930 e 1940.  

A descoberta instiga a narradora a reconstruir os fragmentos da paixão secreta que desafiou dogmas religiosos, convenções sociais e os limites morais da época. Tudo começa quando Dom Xavier, padre beneditino e respeitado professor de filosofia, se vê apaixonado por Dora, uma jovem de beleza estonteante da elite carioca. Em um ato impulsivo e tomados por um sentimento avassalador, o casal decide se unir – o que implicou na renúncia dele ao sacerdócio. 

O amor proibido ganhou páginas de jornais, escandalizou famílias e virou alvo de fofocas durante anos. Inspirada na história da própria família, a autora revela os detalhes de um casamento que trouxe consequências negativas até para os filhos, afinal, o arrependimento de Dora e Dom Xavier culminou em uma relação marcada por brigas e violência. Essa história de dor passa por São Paulo, Estados Unidos e Europa, findando no Rio de Janeiro. 

Escrito em primeira pessoa, o enredo mistura as lembranças da autora às anotações deixadas pelo pai. No decorrer das páginas, relatos íntimos se entrelaçam a acontecimentos históricos marcantes, como a Revolução Constitucionalista e o cenário cultural do século 20. 

Agora, essa história emocionante chega até você por meio da Leitura Coletiva! Mais do que o relato sobre uma paixão velada, A Voz do Tempo é um convite para viver uma história real, marcada por coragem, perdas e reconciliações. 

Testemunhe os mistérios desse amor! 

Você pode receber o livro em casa, trocar impressões com outros leitores e falar ao vivo com a autora Lenah Oswaldo Cruz! Inscreva-se agora e embarque nessa história real e emocionante: https://forms.gle/EM6sUp9BqFEMB5Ex6  

Sobre a autora: Lenah Oswaldo Cruz é formada em Biblioteconomia e atuou em bibliotecas pelo Rio de Janeiro, como o acervo particular do príncipe Pedro Gastão de Orleans e Bragança, membro da família imperial brasileira. Também foi sócia de uma empresa de cerâmica em Petrópolis.  

Formada pelo curso de turismo da Embratur, é guia credenciada no Brasil. Foi gerente do turismo receptivo de Petrópolis e durante dez anos trabalhou em agências de turismo. Na literatura assina dois títulos: Dias de Mil Horas, publicado em 1988, e a mais recente A Voz do Tempo, autobiografia que eterniza a própria história e a dos pais Dora e Luiz, um amor proibido que causou muita dor. 

Comentários