Comunicação excessivamente técnica pode afastar clientes e igualar profissionais experientes e iniciantes digitais
No Brasil, um país com cerca de
181 milhões de usuários ativos de internet (86,6 % da população), e a maior
densidade de advogados do mundo (1,3 milhão, segundo a OAB), a presença digital
tornou-se essencial para a valorização profissional. Em 2024, 80 % dos
escritórios utilizam redes sociais para captar clientes, e 84 % afirmam obter
leads de forma orgânica nesses canais.
Para Bruna Espairane, especialista em
estratégia e marketing jurídico e diretora-executiva da Espairane Marketing,
esse cenário exige que o advogado saiba se comunicar de forma simples e clara.
“A linguagem acessível gera conexão; o excesso de tecnicismo afasta o cliente”,
explica.
Bruna alerta que muitos advogados experientes mantêm uma comunicação engessada
e repleta de jargões jurídicos, o que dificulta a conexão com o público. Isso
permite que profissionais menos experientes, mas com boa comunicação digital,
ganhem espaço e prestígio nas redes.
“Quando o advogado não valoriza o
posicionamento digital, ele deixa sua reputação à deriva, enquanto outros, com
menos bagagem, ocupam esse espaço”, afirma.
Os advogados podem ser
influencers?
Casos como o do influenciador jurídico “Dr. Fran”, que fez das redes sociais
seu maior meio de captação de audiência, mostram o quanto a linguagem digital
pode transformar a advocacia tradicional.
Para Bruna, a linguagem digital
pode transformar a imagem pública de um profissional a ponto de mudar a
carreira destes advogados e criar autoridade jurídica que não se perde quando
há comunicação acessível — ao contrário, esta percepção é reforçada.
“O propósito das redes sociais
engajadas é ajudar advogados que fazem da advocacia uma vocação a se destacarem
em meio a tantos diplomas iguais. Claro que há profissionais que migram
totalmente a ponto de se dedicarem apenas aos conteúdos, mas esses são casos
extremos”, conclui.
Bruna Daelen Espairane
Estrategista de posicionamento jurídico. Palestrante nos maiores congressos do
país. A mente por trás das marcas mais influentes da nova advocacia.
Fundadora
da Espairane Marketing, já ajudou mais de 5 mil advogados a se tornarem
autoridade em suas áreas, com estratégias focadas em reputação, visibilidade e
resultados — sempre dentro da ética da OAB e fora dos limites criativos do
mercado.
📱 @espairane.marketing
📧 sosescritorio.pr@gmail.com
🌐
espairane.com.br
📞 (47)
99776‑7425
Comentários
Postar um comentário