SOMMOS AMAZÔNIA, primeira plataforma global dedicada à difusão das culturas da região, chega ao mercado hoje
A
cultura amazônica ganha, a partir de 7 de abril, um espaço proporcional à
diversidade e à qualidade de sua produção. A SOMMOS AMAZÔNIA
é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos
culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região.
Publicada
inicialmente em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA
vem atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior
conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia
sedia a COP 30.
Com
lançamento em abril, os serviços dessa iniciativa inovadora estarão disponíveis
em um único aplicativo, através de uma única assinatura, apresentando uma
Amazônia que você nunca viu e que o mundo quer conhecer.
A
plataforma promoverá uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma
navegação transversal através de oito verticais: filmes, músicas, livros, artes
visuais, alimentação, notícias e parceiros, além de embarcar um ecommerce
de produtos físicos.
O
acervo da SOMMOS AMAZÔNIA é o resultado de um profundo trabalho de pesquisa,
curadoria e de um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos
produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais,
formada por artistas e produtores independentes, pequenas, médias e grandes
empresas, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de
notícias. O catálogo inicial, que será regularmente ampliado, apresentará 300
filmes, 30.000 músicas, 2,500 livros, mais de 750 obras artísticas, além de um
glossário de alimentos e ingredientes composto por 330 verbetes.
O
acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90 mensais,
que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.
link
para a plataforma:
“A
nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa,
gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas”, afirma
Alexandre Agra, sócio fundador da SOMMOS AMAZÔNIA. “Além disso, estamos
trabalhando para nos tornarmos a principal referência para pesquisa, promoção e
comercialização dos produtos culturais da Amazônia. Visamos atender as
crescentes demandas dos mercados nacional e internacional por maior
conhecimento e informação sobre a região. Afinal, não se pode valorizar e
preservar o que não se conhece. Trazemos um conjunto de inovações inéditas no
mercado global, tanto no aspecto tecnológico, onde embarcamos todos os
diferentes conteúdos em um único App como no modelo de negócio que viabiliza o
acesso universal dos usuários brasileiros e estrangeiros a todos estes
conteúdos através de uma única assinatura.”
“Queremos
promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da SOMMOS AMAZÔNIA
é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão e
monetização da produção cultural da Amazônia na mídia nacional. Além disso, a
plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o
desenvolvimento sustentável e de geração de renda para a população da região e
que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais,
contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo
Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da SOMMOS AMAZÔNIA.
O
que encontrar na plataforma
Entre
os Filmes
e Séries, haverá títulos como os premiados “Segredos do
Putumayo”, de Aurélio Michiles; “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector
Babenco; “Matinta”, de Fernando Segtowick; e produções da centenária
cinematografia amazônica a exemplo de “Amazonas: o maior rio do mundo”, de
Silvino Santos.
A
plataforma apresenta um potente streaming de Música, onde o
assinante poderá escutar clássicos do repertório da região além de acessar sua
imensa diversidade de gêneros e manifestações culturais contemporâneas.
Tecnobrega, Carimbó, Guitarrada, Lambada, Indie Amazônico, MPP (música popular
paraense), Jazz Manauara, Cantos Indígenas são alguns deles. Para começar,
serão mais de 30.000 músicas.
A
plataforma conta ainda com uma área dedicada às Artes Visuais que
apresenta uma galeria virtual com obras de artistas consagrados como Luiz
Braga, Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de destaque para
artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.
Na
vertical Alimentação, será possível acessar receitas de chefs
locais e assistir a palestras do seminário Fruto sobre cultura alimentar, como
a apresentação “Os Guardiões”, de Manuela Carneiro da Cunha.
Já
entre os Livros, há destaques como “Dois Irmãos”, de Milton
Hatoum; “Amazônia Colônia do Brasil”, de Violeta Loureiro; “Sob os Tempos do
Equinócio”, de Eduardo Góes Neves; e “Faz escuro mas eu canto”, de Thiago de
Mello.
A Loja
contará com um acervo literário especializado na Amazônia, com mais de 3000
livros, distribuídos pela Livraria Martins Fontes Paulista A inclusão de outros
tipos de conteúdos será realizada em etapas. Após o lançamento, o usuário
poderá encontrar também artesanatos e objetos produzidos por artistas
indígenas das diferentes regiões da Amazônia, resultado da curadoria realizada
pela Tucum Brasil. Já o interessado pela gastronomia amazônica poderá comprar
ingredientes e produtos alimentícios, selecionados pela Flor de Jambu,
além utensílios de cozinha tradicionais ou livros sobre a culinária regional.
Quem
Somos
Desenvolvida
pela SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em
distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura
brasileira, fundada em 2013 por Alexandre Agra (Diretor Presidente), a
plataforma tem sua equipe integrada pelos sócios executivos Ricardo Ribenboim
(Diretor de Planejamento), Roberto Nunes (Diretor de Tecnologia), Mariana Dupas
(Diretora Executiva) e Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais) e
reúne um time único que soma competências complementares e um histórico de
sucesso e realizações nas áreas de Inovação, Internet, Tecnologia, Criação,
Produção e Gestão Cultural e Gestão de Direitos Autorais e Propriedade
Intelectual.
A
SOMMOS conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Itaú, da Rede - a
empresa de meios de pagamentos do Itaú - e da Bemol, através da Lei Federal de
Incentivo à Cultura, para a realização do Projeto "Preservação e promoção
das Artes e das Culturas da Amazônia", já em execução. O projeto visa a
preservação e a promoção do patrimônio cultural imaterial da Amazônia, por meio
da curadoria, organização e difusão de um acervo de pesquisa, composto por
informações e imagens sobre as artes e culturas da Amazônia em 3 eixos:
Cartografia de agentes culturais; Mapeamento de festas populares; e Glossário
de alimentos e receitas. O acervo produzido ficará disponível para acesso
totalmente gratuito e irrestrito na plataforma SOMMOS AMAZÔNIA.
Missão
A SOMMOS AMAZÔNIA se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento econômico mais justos, mais inclusivos e mais verdes para o planeta e suas sociedades. Com o compromisso de colaborar para a criação de um modelo econômico sustentável para as diferentes cadeias produtivas da economia criativa da Amazônia, a SOMMOS AMAZÔNIA tem como missão, transformar nossa riqueza cultural em riqueza socioeconômica. A SOMMOS AMAZÔNIA não é apenas uma plataforma de Streaming, é uma construção coletiva, um movimento que já conta com a participação de centenas de artistas, produtores, empresas e instituições culturais e socioambientais.
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