Programação de cursos de outubro do MAM São Paulo abordam conceitos da fotografia e revisão histórica da geração de 80
A grade é integralmente remota e oferece atividades práticas de arte computacional. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%
Alexandre B A Villares, Árvore de
triângulos, 2022
Em outubro, o Museu de
Arte Moderna de São Paulo promove três cursos que tratam desde
a história recente da arte no Brasil, pela perspectiva da fotografia e de
grandes exposições, até práticas pioneiras da arte computacional com atividades
práticas de experimentação. Indicados para um público amplo, os cursos têm
inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).
O
curso Desenhando com
código: programação criativa, ministrado Alexandre Villares,
faz uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos,
elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de
desenho de processing,
uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.
Desde
a década de 1960, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador.
Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como
ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para
reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos
participantes. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte
e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores
e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.
O
curso As gerações 80 na
arte brasileira, ministrado por Tálisson Melo, parte de uma
revisão da historiografia sobre a arte brasileira nos anos 1980, propondo uma
perspectiva sociológica para análise da narrativa elaborada em torno da noção
de geração, bem como suas implicações em termos de centralização e
apagamentos.
Abordando
exposições de artes visuais realizadas no Brasil entre o final dos anos 1970 e
1980, como os Panoramas do MAM São Paulo, o curso discute as principais
transformações nas condições da produção, mediação e circulação da arte no
país, considerando sua relação com as instituições (museus, universidades,
centros culturais, bienais e salões), a imprensa e o mercado de arte.
Também propõe destrinchar acontecimentos e aspectos que revelam a complexidade
e diversidade de manifestações culturais do período, opondo-se às visões que
retratam esse momento da história brasileira como “década perdida”,
demonstrando, assim, a importância e necessidade de se revisar o período.
A
grade de outubro também vai passar por fotografia. Ministrado por Caio
Meirelles Aguiar, o curso Fotografia
ontem e hoje: entre conceito e suporte aborda as diversas
estratégias utilizadas para inserir essa linguagem nas práticas conceituais
desenvolvidas por artistas nas décadas de 1960 e 1970, analisando como essas
abordagens continuam a repercutir na arte contemporânea.
Com
a crescente popularização de equipamentos e laboratórios, a fotografia
tornou-se cada vez mais acessível ao público em geral. Diante deste cenário,
será discutido como os processos fotográficos foram utilizados não apenas para
criar imagens, mas também para incorporar reflexões sobre o cotidiano e as
dinâmicas de um mercado de consumo, circulação e reprodução que, há 50 anos, já
se expandia de forma acelerada — e que hoje se expande ainda mais.
CURSO ONLINE | DESENHANDO COM CÓDIGO: PROGRAMAÇÃO CRIATIVA,
com Alexandre Villares
Datas:
14, 21, 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso
online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo programático
Aula 1 - Apresentação do curso: primeiro vocabulário de
desenho
- Alguns precedentes de arte com
programação
- Uma ferramenta de desenho com
Python
- Sistema de coordenadas, formas
elementares, cor
- Aleatoriedade e execução
condicional
Aula 2 - Definindo novas funções
- Vera Molnar, a grande dama da
arte computacional
- Organizando o código com
funções
- Transformações do sistema de
coordenadas
Aula 3 - Laços de repetição e recursividade
- Frieder Nake e Georg Nees (obra
Shotter)
- Repetição de formas, filas e
colunas de elementos
- Recursão e seu efeitos visuais
Aula 4 - Estruturas de dados
- Data art ou visualização de
dados?
- Registro de um gesto e mais
opções de interação
Aula 5 - Orientação a objetos, um primeiro contato
- Usando objetos de uma classe
(instâncias, atributos e métodos)
- Desdobramentos do uso de
programação nas artes visuais
Aula 6 - Explorações finais e encerramento
- Orientação a objetos: definindo
uma nova classe
- Indicações para futuros estudos
- Devolutivas e considerações
finais das pessoas participantes
Metodologia
- Apresentação de conceitos e
procedimentos, por meio da técnica do live
coding
- Demonstração ao vivo da escrita
de um programa, ou trecho de código
- Exercícios de experimentação
- Discussão e esclarecimento de
dúvidas
Equipamento necessário
Computador
com teclado, mouse e acesso à internet.
Sobre o professor
Alexandre
Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas
mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o
ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo
pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da
Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que
acontece desde janeiro de 2016.
CURSO ONLINE | AS GERAÇÕES 80 NA ARTE BRASILEIRA, com
Tálisson Melo
Datas:
15, 17, 22 e 24 de outubro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso
online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo programático
Aula 1 - Explode geração!
- Década perdida e a
historiografia sobre os 1980
- Abordagem sociológica sobre a
categoria “geração” nas artes
- Arte brasileira para além do
projeto construtivo
Aula 2 - Como Vai Você, Geração 80?
- A emergência da curadoria de
exposições
- Corpo, espaço, linguagem e os
media na arte brasileira
- Instituições de formação
artística e embates geracionais
Aula 3 - Utopia versus Realidade
- Museus imaginários, cultura
visual e citações
- O retorno da pintura
- Artistas entre instituições e
mercado
Aula 4 - A trama do gosto
- A arte contemporânea entre
local e global nas Bienais
- Os panoramas do MAM-SP nos
1980, entre modernos e contemporâneos
- Magiciens de la Terre e caminhos para a projeção de uma arte brasileira
Sobre o professor
Tálisson
Melo é curador, pesquisador e professor de artes. Atualmente é curador adjunto
da exposição Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil (CCBB Rio de
Janeiro, com Raphael Fonseca e Amanda Tavares). É pesquisador pós-doutorando no
Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Doutor em
Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com
estágio de pesquisa na Yale University, EUA. Mestre em Artes, Cultura e
Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o
bacharelado em Artes e Design, com concentração em história e teoria da arte
pela Universidad de Salamanca, Espanha.
CURSO ONLINE | FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: ENTRE CONCEITO E
SUPORTE, com Caio Meirelles Aguiar
Datas:
16, 23, 30 de outubro e 06 de novembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso
online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo programático
Aula 1 - Introdução
Arte
conceitual e desmaterialização a partir da década de 1960: entre amadorismos,
mercado e acasos.
Aula 2 - Fotografia como registro, à serviço da ação
Alguns
dos artistas abordados: Carmela Gross, Cildo Meireles, Martha Araújo, Arte/Ação
e Pope L.
Aula 3 - Fotografia como suporte, integrada à ideia
Alguns
dos artistas abordados: Regina Vater, Joseph Kosuth, Eustáquio Neves, Ed
Ruscha, Jonathas de Andrade e Gastão de Magalhães.
Aula 4 - Fotografia como construção, um território completo
Alguns
dos artistas abordados: Bernd & Hilla Becher, Ayrson Heráclito, Allan
Weber, Anna Maria Maiolino, Berna Reale, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Lucia Koch e
Lenora de Barros.
Sobre o professor
Arquiteto
e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos que visam construir
narrativas e ações para extroversão de acervos artísticos e documentais.
Paralelamente, escreve e organiza cursos sobre arte contemporânea.
Serviço
Museu de Arte Moderna de
São Paulo
Cursos de outubro no MAM
Inscrições
disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo
MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm
10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone:
(11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
www.instagram.com/mamsaopaulo/
https://www.facebook.com/mamsaopaulo/
www.youtube.com/@mamsaopaulo/
https://twitter.com/mamsaopaulo
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