Durante o mês de outubro, o Sesc da Esquina recebe grupos selecionados pelo edital Sesc Artes da Cena 2024 para apresentarem espetáculos teatrais e oficinas. Na primeira terça-feira do mês (1º), às 9h, na Biblioteca do Sesc da Esquina, será realizada a oficina Brincadeiras Africanas, com a atriz Amarilis Irani, que leva o público a uma experiência cultural única, em um mundo de cores, ritmos e histórias, revelando a riqueza e a diversidade cultural do continente africano. Para as crianças negras é uma forma de reconexão com suas raízes ancestrais. A oficina é gratuita, tem vagas limitadas, duração de quatro horas e a inscrição deve ser feita AQUI.
Também na terça-feira (1º), às 20h, a companhia fundada pela atriz Amarilis Irani e pela técnica Maju Rezende, apresenta, no Teatro Sesc da Esquina, o espetáculo infantojuvenil Emaranhada – peça vencedora do prêmio de melhor cenário, indicação de melhor atriz e destaque no Teatro Infantil de São Paulo. O espetáculo faz uma reflexão sobre os fios como forma de identidade pessoal e uma maneira de trazer o protagonismo e a valorização das mulheres desde a infância. Em cena, a atriz guia as crianças em temas como o racismo, aceitação, medos e vitórias. Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 15 ou podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Sesc Mesa Brasil.
Na quarta-feira (2), às 12h, no hall de entrada do Sesc da Esquina ocorre o espetáculo de teatro de animação Aquilo Que Poderia Ter Sido, com a Cia. Andante, de Santa Catarina. Nesta peça, Jô Fornari tece uma narrativa autobiográfica, explorando a linguagem do teatro lambe-lambe como uma expressão única inspirada por diversas influências.
Às 14h, a oficina Caixa Misteriosa, também com duração de quatro horas e gratuita, oferece conhecimento básico sobre todas as fases da criação de um espetáculo de teatro lambe-lambe, entrando em contato com ferramentas necessárias para a montagem de um espetáculo em pequena escala.
Para encerrar a programação do Arte da Cena, no dia 26, às 9h, ocorre a oficina, Do Sonho aos Fios que Movem, no auditório do Sesc da Esquina. Os artistas do grupo Pequeno Teatro do Mundo – uma companhia de teatro de marionetes de fio – compartilham suas técnicas de criação, confecção e animação de marionetes. Às 16h, o grupo apresenta o espetáculo Grande Circo Grandevo, no calçadão em frente ao Sesc da Esquina.
Sesc Artes da Cena 2024
Para oferecer a grupos, companhias e artistas independentes das artes cênicas um espaço para apresentação de espetáculos e ao público a oportunidade de apreciar e vivenciar novos repertórios, além de participar de ações formativas, o Sesc PR selecionou sete propostas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Paraíba no projeto Sesc Artes da Cena 2024. Durante todo este ano, estes grupos percorreram as unidades do Sesc da Esquina, em Curitiba; Sesc Bela Vista do Paraíso; Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa; Sesc Londrina Cadeião; Sesc Maringá, Sesc Medianeira; Sesc Paranavaí e Sesc São José dos Pinhais.
SERVIÇO:
Oficina “Brincadeiras Africanas”
Quando: 01/10, às 9h
Local: Biblioteca do Sesc da Esquina
Gratuito
Inscrições: https://www.sescpr.com.br/atividade/oficina-teatral-brincadeiras-africanas-01-10-2024-0900/
Comentários
Postar um comentário