Coral Jovem Heliópolis faz apresentação conjunta com Coral Jovem do Estado de Brandemburgo, no Museu do Ipiranga

Apresentação faz parte da turnê do grupo alemão pelo Brasil e acontece no sábado, dia 14 de setembro, às 17h, com entrada gratuita

No próximo sábado, dia 14 de setembro, às 17h, o Coral Jovem Heliópolis do Instituto Baccarelli apresenta um espetáculo gratuito ao lado do Coro Jovem do Estado de Brandemburgo, sob regência dos maestros Otávio Piola e Claudia Jennings. A performance acontece no Museu do Ipiranga, um dos cartões postais da cidade. Lá, os grupos vão promover um verdadeiro intercâmbio cultural, além de celebrar a Independência do Brasil, comemorada no último dia 7 de setembro. Com uma mistura de canto e dança, o evento promete uma tarde de diversidade artística, destacando a já tradicional presença cênica do Coral Jovem Heliópolis em suas apresentações. Em turnê pelo Brasil, o Coral Jovem do Estado de Brandemburgo já passou por Campinas, e tem compromissos marcados também no Rio de Janeiro e em Cabo Frio.

Formado por jovens de 18 a 28 anos, o Coro Jovem do Estado de Brandemburgo reúne cantores de diferentes cidades do estado alemão. Além dos encontros para ensaios e apresentações no próprio país, o grupo realiza todo ano uma turnê internacional para atividades interdisciplinares, buscando contato com outros coros jovens para apresentações e workshops, expandindo o horizonte cultural dos jovens. Além da apresentação programada para o próximo sábado, em São Paulo, o coro participa de um ensaio na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis, no dia 13 de setembro.

Grupo mais avançado de coros da instituição, o Coral Jovem Heliópolis integra a proposta pedagógica do núcleo Heliópolis voltada para crianças e adolescentes, a partir de 2 anos de idade. Conhecido por suas interpretações intensas, que unem canto e expressão corporal, o grupo artístico já realizou apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo, como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, MASP Auditório, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Catedral da Sé.

A apresentação no Museu do Ipiranga é uma grande oportunidade artística e pedagógica para os cantores, que poderão mostrar seu talento e entrar em contato com jovens de diferentes formações e culturas, em um dos espaços mais emblemáticos de São Paulo. Um dos cartões- postais da cidade, o monumento-edifício integra o Parque da Independência, que este ano completou 129 anos. Os coros se apresentam no espaço de acolhimento, encerrando o dia de atividades do museu.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.

Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.

Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse: institutobaccarelli.org.br  

Serviço

Coral Jovem Heliópolis e Coro Jovem do Estado de Brandemburgo Regentes: Otávio Piola e Claudia Jennings

Local: Museu do Ipiranga - Acolhimento, próximo à bilheteria

Data: 14 de setembro

Horário: 17h

Entrada gratuita  

Comentários