Os
temas abordados serão em torno de curadoria, a confluência entre arte, educação
e ecologia, questões inerentes à arte contemporânea e arquitetura
Partindo
de questões suscitadas pelo programa expositivo e assuntos de relevância para
os campos da arte, da cultura e da educação, o Instituto Tomie Ohtake promove
ao longo do segundo semestre de 2024 cinco diferentes cursos que buscam
colaborar na formação de professores, artistas, profissionais da cultura,
estudantes, pesquisadores e demais interessados em arte e nas suas
transversalidades. Em formato virtual, os cursos são pagos e abertos ao público
em geral mediante a matrícula. Bolsas parciais e integrais de participação
serão oferecidas para grupos prioritários.
Os
cursos buscam proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica,
em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e
plural sobre os temas tratados. Conheça cada um deles.
Curso:
Curadoria Presente:
Processos e ensaios
Professor:
Paulo Miyada
Período:
10 de setembro a 12 de novembro (8 encontros)
Horário:
Terças-feiras, das 19h às 20h30
Investimento:
R$ 680,00 parcelados em 3x (desconto para pagamento à vista)
Inscrições
aqui
Orientações
gerais ao interessados aqui
Sinopse: Os encontros são uma rara oportunidade de
apreender sobre curadoria com o diretor artístico da instituição, Paulo Miyada,
que pretende apresentar os processos desenvolvidos no trabalho de curadoria em
arte contemporânea, ressaltando os principais aspectos e fases essenciais para
o seu desenvolvimento. A formatação do programa visa acolher tanto
profissionais em formação quanto interessados em uma introdução à prática
curatorial. Ao combinar reflexões abrangentes e debates de casos específicos, o
curso permite, ao longo dos encontros, a introdução da noção de
exposição-ensaio, convidando os participantes a realizarem um exercício
propositivo. Confira abaixo a programação aula a aula:
Aula
1:prolegômenos à curadoria
A
dependência, ou o compromisso, do trabalho curatorial com duas pré-existências:
as obras de arte e os públicos. As noções de jurisprudência poética e de edição
expositiva. A relevância do lugar, ou contexto, dos gestos curatoriais.
Aula
2: processos, promessas e instâncias
Os
principais estágios de concepção e enunciação curatoriais. Repertórios de
edições expositivas, com temas, gêneros e modelos narrativos recorrentes e
recombináveis. As instâncias de colaboração plausíveis no detalhamento dos
projetos curatoriais.
Aula
3: caixa de ferramentas 1: observar e descrever
Requalificação
de duas ferramentas fundantes do trabalho curatorial, a observação e a
descrição como vínculos com obras e públicos. Diferentes etapas e camadas de
pesquisa em arte e de avaliação de jurisprudências poéticas.
Aula
4 :trabalho de curadoria – proposição
Encontro
dedicado a definir os parâmetros de um exercício prático a ser realizado por
cada aluno participante. Formatos, critérios, processos e prazos.
Aula
5: caixa de ferramentas 2: escrever e falar
Discussão
sobre dois dos elementos mais usualmente identificados com a prática
curatorial. Ainda que a fala e a escrita públicos sejam, na verdade, uma
parcela dentro de um processo mais amplo, há aspectos relevantes a serem
considerados em sua elaboração.
Aula
6: exposições-ensaios
A
forma ensaio na literatura, na filosofia e no cinema. A hipótese, franca, de
sua aplicação ao trabalho curatorial. A relevância do contexto de enunciação do
ensaio: onde, quando e quem fala.
Aula
7: mesa de dissecação, alguns ensaios
Discussão
sobre uma seleção de mostras coletivas e individuais realizadas, com o
compartilhamento de hipóteses, processos e decisões. Reflexão sobre as
consequências, limites e aprendizados envolvidos em cada mostra.
Aula
8: trabalho de curadoria-devolutiva
Comentário
compartilhado acerca dos exercícios apresentados pelos alunos.
Curso:
Arte, Educação e Ecologia
Professor:
Diogo de Moraes Silva,
Jorge Menna Barreto, Lilian L’Abbate Kelian e Mônica Hoff
Período:
30 de setembro a 28 de outubro (5 encontros)
Horário:
Segundas-feiras, das 19h às 21h
Investimento:
R$ 425,00 parcelados em 2x (desconto para pagamento à vista)
Inscrições
aqui
Orientações
gerais ao interessados aqui
Sinopse: O curso coloca em discussão experiências
educativas em diferentes contextos, tendo como eixo organizador as relações
entre democracia e educação. Ao longo dos encontros, os professores convidados
apresentarão suas reflexões em interlocução com os participantes. Confira
abaixo a programação aula a aula:
Aula
1: educação desejante: Tensões e intenções nas relações entre democracia e
educação. Os desafios colocados às comunidades educativas que inventam
pedagogias transgressoras pautadas na interculturalidade e orientadas para a
felicidade e a emancipação dos educandos e dos educadores. Com Lilian L’Abbate
Kelian
Aula
2: por quais caminhos a educação pode descolonizar os afetos?
Aula
3: oque querem os públicos?
O
desejo dos públicos nas instituições culturais: encontros e tensões com as
instituições. Com Diogo de Moraes
Aula
4: pedagogia da floresta
Da
monocultura educativa ao pensamento floresta: modos de restaurar e restaurar-se
na relação entre os hábitos alimentares e o ambiente. Com Jorge Menna Barreto
Aula
5: desaprendizagem do mundo
Desobedecer
é o gesto fundamental das contrapedagogias, desaprender as muitas formas e
conteúdos normativos que conformam pedagogias coloniais. Como cultivamos nossas
qualidades desaprendentes? Com Mônica Hoff
Curso: Questões da Arte
Contemporânea Módulo 1 – Processo Criativo
Professor:
Juliana dos Santos
Período:
25 de setembro a 16 de outubro (4 encontros)
Horário:
Quartas-feiras, das 19h às 21h
Investimento:
R$ 340,00 parcelados em 2x (desconto para pagamento à vista)
Inscrições
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Orientações
gerais ao interessados aqui
Sinopse: Este curso pretende abordar reflexões sobre o
processo criativo em artes. Perguntas sobre sustentação de uma escultura, cor e
suas complexidades, a voz e o desenho, e a importância do erro serão bases para
pensar obras de artistas, textos, músicas e outras linguagens. Confira abaixo a
programação aula a aula:
Aula
1: uma camiseta e um arame e o que você faz?
Neste
encontro serão abordados elementos para pensar a construção do tridimensional.
Serão apresentados artistas que vêm criando novos caminhos para o pensamento
escultórico a partir da busca de materiais diversos e a construção de uma
linguagem própria.
Aula
2: cores que quase são e abra sua paleta
Este
encontro é dedicado à reflexão sobre cor, percepção e possíveis metodologias de
experimentação em cor.
Aula 3: cantar é desenhar com a voz ou como desenhar no ar?
Som
e a imagem, suas conexões e exercícios para imaginar. Encontro dedicado a
refletir sobre a integração das linguagens artísticas no processo criativo.
Aula 4 - O caminho do acaso.
O
que é possível dar errado? Vamos tentar? Encontro dedicado à investigação sobre
o erro e a importância do acaso no processo de descoberta de novas
possibilidades de produção artística.
Curso:
Questões da Arte
Contemporânea Módulo 2 – indivíduo, instituição, infraestrutura — arte
contemporânea e investigações críticas acerca do espaço geográfico
Professor:
Daniel de Paula
Período:
30 de outubro a 27 de novembro (4 encontros)
Horário:
Quartas-feiras, das 19h às 21h
Investimento:
R$ 340,00 parcelados em 2x (desconto para pagamento à vista)
Inscrições
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Orientações
gerais ao interessados aqui
Sinopse: O curso busca produzir uma correspondência
entre diversas produções artísticas contemporâneas e o espaço construído,
evidenciando práticas e investigações críticas que refletem e incidem sobre o
tecido geográfico circundante. Por meio da análise de obras pontuais e estudos
de caso, as aulas visam proporcionar uma compreensão aprofundada das forças
sociais, políticas e históricas que inscrevem sentido sobre nossas vidas,
revelando metodologias usadas por artistas para confrontar as dinâmicas de poder
e as infraestruturas que moldam nossos ambientes compartilhados. Durante o
curso serão analisadas as produções dos seguintes artistas: Michael Asher,
Agnes Denes, Marcel Duchamp, Christopher D’Arcangelo, Maria Eichhorn, Raphael
Escobar, Pierre Huyge, Clara Ianni, Jill Magid, Rubens Mano, Walter De Maria,
Vibeke Mascini, Charlotte Posenenske, Cameron Rowland, Santiago Sierra, Robert
Smithson, entre outros. Confira abaixo a programação aula a aula:
Aula
1: crítica à dominação do espaço. Marcel Duchamp e Charlotte Posenenske:
enfrentamento das estruturas de poder, do sistema métrico à abstração da
propriedade privada
Aula 2: a materialidade não é neutra.
A
produção artística como testemunha ativa das forças violentas sociais,
políticas e históricas que moldam o espaço e dominam nossas vidas
Aula 3: sem pesquisa de campo, sem direito de fala.
Situações-específicas
e métodos de pesquisa que combinam práticas artísticas com investigações
geográficas
Aula 4: indivíduo, instituição, infraestrutura.
A
parte pelo todo, ou especificidade e totalidade: como práticas artísticas
pontuais reverberam além da esfera local e tensionam infraestruturas visíveis e
simbólicas.
Curso: Arquiteturas da
Reparação
Professor:
Paulo Tavares e participação especial de Luís Araújo
Período:
17 de outubro a 21 de novembro (6 encontros)
Horário:
Quintas-feiras, das 19h às 21h
Investimento:
R$ 540,00 parcelados em 3x
Inscrições
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Orientações
gerais ao interessados aqui
Sinopse: Explorando o campo da arquitetura como
prática expandida, este curso abordará aspectos históricos, políticos e
culturais do que poderia ser conceitualizado como “Arquiteturas da
Reparação”. Em um contexto global de extrema desigualdade socioeconômica,
injustiças históricas estruturais, e eminente colapso ecológico, a reparação
(social e ambiental) impõe-se na ordem do dia da política contemporânea.
Entramos em uma era de reconstruções: de patrimônios e coleções museográficas;
das cidades e da natureza; de comunidades e subjetividades, de toda a vida
planetária. Como a arquitetura – vista como um campo expandido que engloba
projeto, planejamento, design, pesquisa, curadoria, publicação, práticas
patrimoniais, advocacia e pedagogia – pode responder a essa condição em escala
local e global? Se hoje nossa tarefa mais urgente, propriamente existencial, é
reconstui um mundo fraturado de outra forma, a reparação constitui uma questão
central para a prática da arquitetura em suas múltiplas manifestações: trans-escalar,
trans-disciplinar e trans-mídia. Confira abaixo a programação aula a aula:
Aula
1: por uma Arquitetura da Reparação (introdução).
Aula
2: desafiando o cânone: a arquitetura política dos arquivos.
Aula
3: contra imagens, contranarrativas: a arquitetura como curadoria.
Aula
4: outros Monumentos: memórias da violência, patrimônios da restituição*.
*
Participação especial do arquiteto e urbanista Luís Araújo.
Aula 5: arquitetura como advocacia.
Aula
6: reparação além do simbólico.
Arquiteturas
da Reparação não são apenas simbólicas: são propriamente materiais,
territoriais, infraestruturais, ecológicas.
Dúvidas sobre os cursos: cursos.online@institutotomieohtake.org.br
Instituto Tomie Ohtake
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Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) - Pinheiros SP
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