Como a
atenção plena pode expandir a sua produtividade
Tempo é algo muito fácil de
perder nos dias de hoje, diversos estímulos como celular, televisão e até mesmo
o barulho das ruas podem te distrair e impedir que você faça um trabalho
eficiente, e isso é principalmente problematico em áreas como medicina, finanças
e advocacia, bem como nos estudos que são a base para chegar em qualquer uma
dessas profissões. Para resolver isso é possível utilizar do método flow que
visa colocar o profissional em um estado de consciência de completa absorção em
uma atividade, onde perdemos a noção do tempo/espaço e ficamos plenamente
envolvidos na atividade em execução, o conceito por si só foi desenvolvido pelo
psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi porém quem demonstra como a eficiência na
gestão de tempo pode transformar a produtividade e o bem-estar em diversas
áreas profissionais e acadêmicas é o especialista internacional em Performance
e professor convidado da Universidade de Chicago, Antonio de Nes.
“Na advocacia, por exemplo, é uma
profissão marcada por constantes interrupções inesperadas, como telefonemas
urgentes e e-mails de clientes é necessário aprender a lidar com essas
interrupções para manter a eficiência e a qualidade do trabalho. Algumas formas
de fazer isso é stabelecendo horários específicos para verificar e-mails,
definir limites de disponibilidade e priorizar demandas urgentes são
estratégias importantes. Além disso, evitar a sobrecarga de casos e projetos e
saber delegar ou recusar tarefas extras são medidas essenciais para garantir um
equilíbrio saudável e evitar o esgotamento”, conta Antonio de Nes.
Já os médicos enfrentam longas
horas de trabalho e uma carga intensa de responsabilidades. Emergências
médicas, consultas, procedimentos e decisões podem decidir entre a vida e a
morte de um paciente fazem com que gerir o tempo se torne um pesadelo. Sem essa
gestão, há um risco significativo de esgotamento profissional, o que pode
prejudicar a qualidade do atendimento e causar até mesmo um burnout. “Para o
médico a gestão eficiente do tempo reside na organização de ideias e em um
estado de foco em situações de alta pressão, como o estado flow, que trabalha a
realização das ações que você está tomando de forma consciente evitando erros
ou deslizes”, conta o especialista.
No setor financeiro, a pressão
por resultados rápidos e precisos é constante. A gestão de tempo tem seu papel
na hora de lidar com prazos apertados e demandas urgentes, garantindo a
qualidade das análises e decisões financeiras. Profissionais com boa gestão de
tempo são mais produtivos, evitam erros e mantêm um alto nível de desempenho,
contribuindo para o sucesso e a competitividade da empresa.
“Em uma das áreas onde temos mais
experiência são os estudantes. A gestão de tempo e o foco são o diferencial em
sua absorção de conhecimento. Tendo mais tempo é possível revisar os conteúdos
aprendidos para garantir a compreensão do conteúdo. Além disso, o mais
importante é executar plenamente o que está fazendo, caso isso não ocorra
durante os períodos de lazer o aluno fica perturbado com assuntos escolares e
durante períodos de estudo se distrai com outras atividades. Estudos mostram
que dificuldades na gestão de tempo estão entre os maiores desafios enfrentados
pelos estudantes, afetando sua produtividade e bem-estar”, comenta Antonio com
sua prévia experiência trabalhando com alunos de Harvard.
O estado de flow, um conceito
desenvolvido por Mihaly Csikszentmihalyi, é um estado de completa absorção em
uma atividade, onde a noção de tempo e espaço se perde, e a produtividade
aumenta exponencialmente. Esse estado é alcançado quando estamos completamente
concentrados, com metas claras e feedback imediato. Profissionais de alta
performance, como atletas, artistas e cirurgiões, frequentemente experimentam o
flow de forma involuntária, mas sua indução pode ser estrategicamente
planejada.
“Para alcançar o flow, é
necessário primeiro cuidar das necessidades básicas do corpo e da mente, como
hidratação, respiração e sono adequados. Em seguida, é importante organizar a
rotina, priorizando atividades por nível de importância e criando um planejamento
eficaz. No ambiente de trabalho, evitar distrações e manter o foco no presente
são práticas essenciais para entrar no estado de flow”, ressalta o
especialista.
A gestão de tempo é uma
competência fundamental para profissionais de alta performance e estudantes,
impactando diretamente a produtividade, a qualidade do trabalho e o bem-estar.
O estado de flow demonstra como uma gestão de tempo eficaz pode transformar a
eficiência e a satisfação em diversas áreas. Ao equilibrar desafios e
habilidades, e ao manter um planejamento estratégico, é possível alcançar um
estado de alta performance que beneficia tanto a vida profissional quanto a
pessoal.
SERVIÇO:
Optness
Antonio de Nes
Especialista em
neurociência da performance
@antonio.efeitoflow
https://www.linkedin.com/school/optness
https://optness.com/br/
Comentários
Postar um comentário