Alê Motta lança seu primeiro romance

A escritora Alê Motta lança “Minha cabeça dói” pela Alta Books, selo Faria e Silva, nos próximos dias. Conhecida pelos seus microcontos, a fluminense de São Fidélis é autora de “Interrompidos” (Editora Reformatório, 2017) e “Velhos” (Editora Reformatório, 2020), este leitura obrigatória, pelo segundo ano consecutivo, nos vestibulares das universidades públicas do estado de Santa Catarina, com adaptação para os palcos pela Cia Literatura Viva, também pelo segundo ano.

Sobre o novo livro, Fernando Molica escreve na orelha:

“Este é um livro sobre cicatrizes, algumas anteriores àquela que, substantiva, ressalta todas as outras. A cicatriz que marca o rosto do narrador perde, ao longo da narrativa, protagonismo para as que o acompanham numa jornada pontuada pelos rasgos profundos e dolorosos que lhe tatuam a alma, como no samba cantado por Nelson Cavaquinho.  

Minha cabeça dói revolve histórias inconclusas, em que passado, futuro e presente se apresentam e se enfrentam, como instrumentos que procuram harmonia numa partitura inexata.  

No ótimo Velhos, seu segundo livro de contos, Alê Motta trata de pessoas que, aparentemente isoladas, concertam-se em suas diferenças.  

Neste seu primeiro romance, a escritora faz um percurso inverso.  Parte de um personagem para construir tantos outros que se espalham em órbitas irregulares, que, em meio a tantas buscas, ora gravitam em torno de um sol esmaecido, ora cortam o céu feito cometas.”  

Além dele, na quarta capa Sérgio Tavares ressalta o relato franco e sensível da autora, João Anzanello Carrascoza diz que Motta expande sua presença no mapa da literatura brasileira contemporânea e Itamar Vieira Júnior fala que a prosa incisiva e direta da escritora tira-nos da zona de conforto.

Alê Motta é arquiteta e urbanista pela UFRJ, participou da antologia 14 Novos Autores Brasileiros, organizada pela escritora Adriana Lisboa, e teve alguns dos seus contos publicados em Daughters of Latin America: An International Anthology of Writing by Latine Women (HarperCollins, 2023).

Alta Books
O Grupo Editorial Alta Books é uma das editoras mais dinâmicas e inovadoras do cenário editorial brasileiro. Fundada com o objetivo claro de disseminar conhecimento e cultura, a Alta Books se destaca pela sua abordagem moderna e adaptativa às demandas contemporâneas de leitura e aprendizado. Atualmente com 15 selos em seu catálogo, o grupo conta um uma vasta bibliodiversidade e se destaca pela qualidade editorial e pelo compromisso com autores renomados e especialistas em seus respectivos campos. Com uma equipe dedicada e apaixonada por livros, a Alta Books continua a expandir sua influência no mercado editorial brasileiro, sempre buscando novas formas de inspirar e educar seus leitores através da publicação de conteúdos relevantes e impactantes.

Comentários