Em
"Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e
oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras
e evitar padrões de pensamento lineares
“Por que
eu não pensei nisso antes?”, essa é uma das perguntas mais corriqueiras quando
alguém se depara com ideias inovadoras – seja um produto revolucionário ou uma trend viral na internet. No lançamento Pensamento
Criativo – colocando a imaginação para trabalhar, um dos maiores especialistas em criatividade no mundo,
autor best-seller e oficial do exército norte-americano,
Michael
Michalko, explica por que nem
todos são criativos, como a educação limita a engenhosidade e por que a
experiência pode ser inimiga da inovação.
Com base nas vivências do cientista Albert Einstein, o químico Spencer Silver, desenvolvedor do Post-It, e também o inventor Stven Jobs, o autor revela como
liberar a criatividade, expandir a imaginação e adotar atitudes de gênios, a
fim de ter pensamentos súbitos que saem da zona de conforto mental. Para o
autor, novas ideias surgem da combinação de dois ou mais elementos diferentes
que fogem do padrão esperado.
Segundo Michalko, toda vez que a mente recebe informações ela as organiza em
modelos simples que se encaixam no cotidiano – sendo úteis para realizar
tarefas com rapidez e precisão. “Estes padrões se aprofundam com o tempo,
permitindo que mesmo partes da informação fora da sequência sejam corrigidas
para ativar o reconhecimento. Isso explica nossa capacidade de ler palavras com
letras misturadas, onde apenas algumas informações, como as primeiras e últimas
letras, são suficientes para ativar o padrão no cérebro.” Esse processo também justifica por que, ao criar novas
ideias, muitas vezes acaba-se repetindo formas antigas e nada inovadoras.
Por meio de testes mentais que
incentivam os leitores a soltar a imaginação e mudar padrões engessados, o
especialista sugere, que assim como os gênios, eles combinem conceitos
diferentes e aparentemente absurdos. Estes elementos somados trarão um resultado
que foge do comum e expande o imaginário.
Por exemplo, ao
melhorar uma lanterna, pensar apenas em lanternas pode levar a ideias
convencionais. No entanto, ao combinar conceitualmente uma lanterna com algo
inesperado, como um abridor de portão de garagem, mudamos os padrões de
pensamento, ativando a imaginação. Essa abordagem pode inspirar ideias
inovadoras, como uma lanterna "Superman" que utiliza tecnologia de
micro-ondas para emitir radiação e detectar movimentos, algo que não surgiria
com um pensamento convencional. (Pensamento
Criativo, p. 37)
Em Pensamento Criativo,
Michael
Michalko auxilia o público a se
despir do senso comum e exemplifica como ativar estímulos aleatórios para gerar
originalidade nas ideias em prol do trabalho, negócios e da vida pessoal.
Com uma escrita bem-humorada, a obra oferece experimentos, perguntas provocativas, técnicas de
pensamento criativo, ilusões e quebra-cabeças para estimular a mente.
Ficha técnica:
Título: Pensamento Criativo
Subtítulo: colocando a imaginação para trabalhar
Autor: Michael Michalko
Editora: Hábito
Gênero: Desenvolvimento
pessoal/Inspiração
ISBN: 978-65-84795-12-9
Edição: 1ª ed. dezembro/2023
Número
de páginas: 240
Preço: R$ 54,90
Onde
encontrar: Amazon
Sobre o autor:
Michael Michalko é um renomado especialista em criatividade, conhecido por sua
experiência como oficial do Exército dos Estados Unidos. Ele liderou uma equipe
de especialistas em inteligência e acadêmicos internacionais para pesquisar
métodos de pensamento inventivo. Aplicando essas técnicas ao mundo corporativo,
Michalko obteve sucesso notável. Atualmente, ele dedica-se ao desenvolvimento e
ensino, conduzindo workshops e seminários de pensamento criativo para clientes
corporativos globalmente. Autor do best-seller "Thinkertoys: um manual de
técnicas de pensamento criativo". Seus livros foram traduzidos para 15
idiomas.
Redes sociais:
Twitter
(X): @MichaelMichalko | Site: http://www.creativethinking.net/
Sobre a editora:
A Editora Hábito é formada por uma equipe de
profissionais de excelência em literatura que pretende destacar-se no mercado
com livros que desafiem, inovem e respondam às necessidades do século XXI ao
abordar temas relevantes. Temos como missão publicar literatura que desafie e
inspire os leitores a descobrir e usar todo o seu potencial para atingir um
novo nível de realização pessoal. Há três anos, a Editora Hábito, vem se
destacando no mercado literário com obras como Messi: o gênio completo, escrito pelo jornalista argentino Arial Senosiain, Organize sua
desordem mental e Mania de Cliente.
Instagram:
@editorahabito
Twitter
(X): @EditoraHabito
Site: https://editorahabito.com.br/
Comentários
Postar um comentário