Fabiana Schaeffer, da Netza&CO, fala sobre o papel transformador da indústria criativa na capacitação das mulheres
Painelista
no Cannes Lions Festival, a executiva debateu sobre "Criatividade e
Igualdade Moonshot" e abordou o pensamento inovador necessário para
aproveitar o poder da criatividade na superação dos desafios enfrentados por
mulheres e meninas.
Junho
de 2024 – Nesta quarta-feira (19), Fabiana Schaeffer, CEO da Netza Martech
Agency e cofundadora da Netza&CO, participou do painel “Criatividade e
Igualdade Moonshot”, durante o Cannes Lions International Festival of
Creativity, na cidade francesa. Realizado pela World Woman Foundation, no
Canopy by Hilton Cannes, o evento debateu a participação das mulheres no
processo criativo e como elas colaboram para o desenvolvimento do mercado
publicitário como um todo.
Especialista
em brand experience e membro ativo do Pacto Global da ONU, Fabiana trouxe sua
experiência de mais de 20 anos em comunicação para o debate. Para a executiva,
a diversidade cultural brasileira é um ponto forte que potencializa a
contribuição das mulheres na resolução de questões globais. “Com influências indígenas, africanas,
europeias e asiáticas, o Brasil é um país multicultural que permite às mulheres
brasileiras trazerem perspectivas únicas e inovadoras. Um exemplo é a ONG
EcoArts, liderada por mulheres, que transforma resíduos da Amazônia em peças de
arte expostas mundialmente, alertando e trazendo reflexões sobre a preservação
da floresta.”, conta ela.
Ao
lado de outras grandes referências femininas do mercado publicitário, a
executiva sugeriu estratégias para integrar a diversidade cultural e as
perspectivas das mulheres em soluções globais, ressaltando a inclusão na tomada
de decisões, capacitação e empoderamento, políticas inclusivas, ambientes
colaborativos, monitoramento e avaliação, parcerias estratégicas, e campanhas
de comunicação e sensibilização.
Em
relação às soluções inovadoras para combater a desigualdade de gênero, Fabiana
ressaltou a importância de plataformas de e-learning e mentoria na tecnologia e
educação, IA e Big Data na identificação de discriminação, projetos de arte e
festivais culturais na promoção da diversidade, políticas públicas como
orçamento participativo de gênero e programas de liderança comunitária, além de
fundos de investimento e microfinanciamento para empreendedoras. A
conscientização é impulsionada por campanhas de mídia social e documentários,
enquanto a saúde mental é apoiada por tecnologia especializada.
Mas
deixou claro que, para criar mudanças sustentáveis e impactantes para mulheres
e meninas, é essencial direcionar investimentos para projetos que promovam a
igualdade de gênero e formar parcerias entre governos, ONGs, empresas e
comunidades locais. Além disso, fornecer recursos e suporte para mulheres
empreendedoras em indústrias criativas e oferecer programas de capacitação em
gestão de negócios e habilidades criativas são estratégias-chave para
impulsionar seus negócios e promover a inovação.
No
painel, foram abordados também temas como “Inovações Tecnológicas para
Capacitação das Mulheres, apresentando plataformas de tecnologia focadas em
mulheres e equidade de gênero, “Impacto da Visibilidade de Mulheres Líderes
Bem-Sucedidas”, entre outros.
A
executiva destacou ainda tendências futuras que impulsionarão mudanças
significativas, como a economia circular e sustentável, que criará novas
oportunidades para lideranças femininas em indústrias ecológicas; e o
crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, especialmente em negócios
sustentáveis, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das
mulheres.
Finalizando
o painel, Fabiana deixou alguns conselhos para mulheres líderes emergentes que
desejam promover inovação e criatividade. “É
preciso acreditar em suas habilidades, buscar mentoria e construír uma rede
profissional sólida, incluir diversas perspectivas na equipe, manter-se
atualizada e investir em desenvolvimento contínuo. Encarar desafios como
oportunidades, valorizar a colaboração e ideias compartilhadas, comunicar a
visão de forma clara e inspiradora, e ter empatia também são práticas importantes.”,
conclui.
O painel "Criatividade e Igualdade Moonshot" foi realizado no maior evento do mundo com foco em criatividade e comunicação, pela World Woman Foundation, organização americana que visa capacitar 1 milhão de mulheres e meninas até 2030 com a iniciativa global #EqualityMoonshot.
Fabiana Schaeffer - Líder no segmento de brand experience e na construção de grandes marcas, comanda a agência Netza e o ecossistema de inovação e soluções de marketing Netza&CO. A executiva também é signatária do Pacto Global da ONU desde 2015, e a única representante do mercado de comunicação brasileiro a receber o Prêmio ODS no evento oficial SDG in Brazil, em Nova Iorque. Fabiana foi parte do júri de Cannes Lions International Festival of Creativity 2023 na categoria Sustainable Development Goals Lions, e Young Lions 2024 na categoria Marketer. Seu plano de futuro: negócios sustentáveis, rentáveis e que impactem positivamente.
Sobre a Netza&CO – https://netzaeco.com.br/
Comentários
Postar um comentário