D20 Culture, produtora de conteúdo que tem Fabio Porchat como sócio, desenvolve jogo de tabuleiro em comemoração aos 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum
Castelo
Rá-Tim-Bum: A Aventura do Ratinho promete resgatar a nostalgia das histórias no
universo da aclamada série de TV
Brasileiros
e brasileiras que cresceram acompanhando as histórias divertidas do universo de
Castelo Rá-Tim-Bum agora têm a chance de reviver essa magia quando quiserem.
Lançado pela Editora Ponycorn, braço editorial da D20 Culture – que tem Fabio
Porchat como sócio – em parceria com a TV Cultura, o jogo de tabuleiro “Castelo
Rá-Tim-Bum: A Aventura do Ratinho” está em pré-venda na loja PonyCorn
(loja.ponycorn.com.br/produtos/castelo-ra-tim-bum-a-aventura-do-ratinho/).
Nesse
jogo, os fãs da série poderão participar de uma nova história dentro do amado
Castelo, ajudando o Ratinho na missão de recuperar itens dos personagens que
foram escondidos pelos traquinas do Mau. Somente o Ratinho, com suas
habilidades especiais, pode mudar de forma e passar pelos encanamentos mágicos
e tortuosos do Castelo.
Peterson
Rodrigues, CEO da D20 Culture, conta que o jogo é uma oportunidade única de
revisitar o lugar e encontrar os personagens marcantes do programa. “Castelo
Rá-Tim-Bum marcou a minha infância e de milhares de brasileiros. Nesta Aventura
do Ratinho procuramos desenvolver um jogo para toda a família, em que os
adultos pudessem reviver essa memória tão especial e crianças pudessem conhecer
mais desse universo. E claro, com muita diversão!”, conta.
Fabio
Porchat conta que sempre gostou de jogos de tabuleiro, desde a adolescência.
“Até hoje eu reúno os amigos em casa para jogarmos. E como sou um pouco
competitivo, gosto muito da disputa. Acho que os jogos de tabuleiro tem uma
coisa de trazer gente pra perto, reunir os amigos, dar risada, sacanaear um ao
outro”, conta. “E quando tem um jogo tão ligado à nossa infância, é mais legal
ainda porque ele passa a ter uma relação emotiva com a gente. O Castelo Rá Tim
Bum me moldou e por isso eu fico muito feliz de estar envolvido em um projeto
como esse”, completa Porchat.
Esse
é um jogo cooperativo para todas as idades, seu objetivo principal é conseguir
recuperar os objetos enquanto realiza os desafios propostos por personagens
icônicos como o Porteiro, a Caipora ou mesmo o João de Barro e as Patativas. Os
desafios são recheados de mímica, cantorias, desenho e também de perguntas para
testar o conhecimento de toda a galerinha: diversão misturada com aprendizado,
como assistíamos nos episódios do Castelo Rá-Tim-Bum. Além disso, os jogadores
precisarão ser mais rápidos que o Mau e não deixar ele pegar os objetos de
volta e também tentar decifrar suas charadas que acompanham as temíveis
Gargalhadas Fatais.
"Castelo
Rá-Tim-Bum: A Aventura do Ratinho" captura toda a essência e magia da
infância. Nele, os jogadores estarão imersos em uma experiência inesquecível
enquanto se aventuram em um jogo cheio de diversão e magia. Aproveite agora
para conhecer o jogo que já está disponível na loja da editora Ponycorn:
loja.ponycorn.com.br/produtos/castelo-ra-tim-bum-a-aventura-do-ratinho/
GUIA RÁPIDO DE COMO JOGAR
Primeiramente
é preciso definir a quantidade de jogadores e distribuir 3 cartas de formato de Ratinho para cada um. As
cartas do Ratinho
servem para fazer ele mudar de forma e conseguir passar pelas conexões dos
encanamentos.
Existem
5 tipos de cartas
de Ratinho, sendo
elas: forma de Quadrado
para passar nas passagens com grades, a forma de Triângulo para as
passagens com ventilador, a forma de Círculo
para as passagens com diafragma, a carta de Dentinho para roer as passagens obstruídas
e a carta de forma Coringa
para o ratinho mudar para a forma que quiser.
A
aventura começa com o Ratinho
no seu quarto e o primeiro jogador precisa escolher qual das 4 saídas ele vai
usar para andar pelos encanamentos ou salas do Castelo.
Aqui
o tabuleiro
é bem diferente, são 36
peças que os jogadores vão montando como um quebra-cabeça. Por
isso, no começo de cada turno, o jogador da vez escolhe para qual direção vai andar,
rolando um dado
para saber qual o formato
da passagem que ligará uma peça do tabuleiro a outra.
Conhecendo
o formato da passagem, o jogador vai usar
uma de suas cartas para mudar a forma do ratinho para que ele
consiga passar de um lado para o outro. Caso ele não tenha a carta com o
formato correto, ele poderá trocar
com algum outro jogador. Caso ninguém tenha essa carta, o
jogador passa a vez.
Conseguindo
atravessar, o jogador revela
uma nova peça de tabuleiro da pilha e coloca o Ratinho dentro dela. Se for
uma peça de encanamento, o jogador da vez puxa uma Carta de Ação.
A
Carta de Ação pode ser um
Desafio ou uma Traquinagem.
Se for Desafio,
ao conseguir cumprir, o jogador ganha um objeto e coloca ele no quarto do Ratinho, caso contrário,
nada ocorre e ele passa a vez. Se for uma Traquinagem, o jogador sofre o efeito da
carta e passa a vez.
Se
o jogador tirar uma peça do tabuleiro de Ambiente
do Castelo, por exemplo o laboratório ou a cozinha, o jogador
precisa cumprir o desafio
da sala, ao resolver o desafio, o jogador ganha uma Carta de Recompensa e
passa a vez.
Quando
o Mau aparece no
tabuleiro o jogo fica mais desafiador! Agora, no início do turno de cada
jogador é preciso jogar o dado
do Mau
para saber o que ele vai fazer. Ele pode se movimentar pelo mapa para pegar os
itens devolvidos de volta ou atrás do Ratinho,
ele também dá sua risada fatal para recuperar um item que esteja com ele
independente da sua localização. Os jogadores também têm a chance de rolar o
dado e conseguir uma recompensa.
O
jogo acaba com o Ratinho
e os jogadores vencendo, ou com o Mau
saindo vitorioso. Os jogadores vencem devolvendo a quantidade de objetos
necessária de acordo com o número de jogadores na mesa e o Mau ganha se ele capturar
todos os itens restantes do jogo.
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