Aprendendo
a fazer vídeos com gigantes da internet como Cauê Moura
Com a evolução da tecnologia e a
popularização dos equipamentos de vídeo, surgiu uma nova profissão que está
revolucionando o mercado: o criador de conteúdo. Anteriormente conhecido como
videomaker, esse profissional era responsável por diversos processos na
produção audiovisual, desde a captação até a finalização. No entanto, com o
surgimento das redes sociais, novas oportunidades de trabalho foram criadas, e
uma delas é a de criador de conteúdo.
Mas afinal, o que faz esse
profissional? "Assim como o videomaker, o criador de conteúdo participa de
todos os processos da produção audiovisual. Como o engajamento dos vídeos nas
redes sociais é cada vez mais importante, é normal que quem trabalha com as
áreas de vídeo ou foto também estejam envolvidos na produção do conteúdo. Isso
inclui desde o planejamento até a execução e manutenção de um projeto",
responde Guilherme Ogg diretor de estratégia e expansão do Estúdio 42.
Empresas como o Estúdio 42
desempenham um papel fundamental nesse processo, fazendo a pós-produção dos
materiais brutos, incluindo edição, animação, efeitos sonoros e visuais. Um
exemplo disso é a nova série de vídeos "Visão Popular" do Cauê Moura
contando com a parceria da equipe do Estúdio, tendo um formato semelhante ao do
canal "Nerdologia". O objetivo é apresentar fatos e curiosidades
históricas de uma forma interessante e envolvente, com uma edição dinâmica e
divertida.
As marcas e empresas estão
adorando essa nova tendência, pois além da produção de conteúdos próprios é
possível atuar no ramo empresarial criando campanhas de marketing e publicidade
que atendem às demandas do mercado.
Segundo dados da eMarketer e da
CMI Marketing Research, o mercado de anúncios em vídeo no YouTube está em
declínio, com uma queda anual de 30%. Além disso, 73% dos profissionais de
marketing afirmam que o conteúdo envolvente é a prioridade número um para as
empresas. É nesse contexto que o criador de conteúdo entra em ação.
Mas como adentrar esse novo
mercado que está tão novo? Plataformas como a Content Academy são uma boa
resposta para essa pergunta. Como não existe uma faculdade para este tipo de
profissão a melhor forma de aprender seria com pessoas já experientes neste
meio, o Estúdio 42 teve essa iniciativa de unir um grupo de profissionais já
bem estabelecidos em seus nichos para repassar seus conhecimentos, sejam eles
sobre edição, jornalismo independente, storytelling e até mesmo linguagem
audiovisual, assim criando um ambiente holístico de ensino.
Pois para ser criador de conteúdo
é necessário entender e produzir para diferentes plataformas e em diversos
formatos. Além disso, é essencial gerar engajamento, pois a audiência é a sua
comunidade. Ser eficiente e respeitar a velocidade de cada rede social também
são características importantes desse profissional. Muitas vezes, o criador de
conteúdo trabalha sozinho e precisa lidar com imprevistos, por isso a
organização é fundamental. No entanto, dependendo do tamanho do projeto, também
é possível trabalhar em equipe.
Os influenciadores digitais têm o
poder de influenciar outras pessoas a comprar determinados serviços ou
produtos, com o apoio de seus fãs e seguidores nas redes sociais. Por outro
lado, os criadores de conteúdo digital se preocupam em compartilhar conteúdos
relevantes para ajudar e inspirar outras pessoas. Eles não apenas influenciam
na compra de algo, mas também criam conexões, promovem causas relevantes e
expandem oportunidades para seu público.
Serviço:
Content Academy
Guilherme Ogg
Sócio da Estúdio 42
(41) 3023-1599
@estudio42 |
@contentacademybr
Estúdio 42 | Content
Academy
contato@estudio42.com.br
www.estudio42.com.br
www.contentacademy.com.br
Av. João Gualberto, 1740 -
8º Andar - Juvevê
Comentários
Postar um comentário