Thereza
Castro, advogada com foco em direitos autorais e estrategista de inovação para
o mercado literário cita o que esperar do mercado de livros neste ano
O
dia do livro e do direito autoral é comemorado em 23 de abril. A data nos
lembra sobre a importância e o incentivo da leitura para jovens e adultos. Ler
um livro tem diversos benefícios, como: desenvolvimento do pensamento crítico,
estimula o raciocínio, melhora a escrita e o vocabulário, além de aumentar a
criatividade. Ao lembrar da data, Thereza
Castro, advogada com foco em direitos autorais e estrategista de inovação para
o mercado literário, lista três tendências para 2024 do mercado
literário. confira:
Livro Digitais
Segundo
uma pesquisa da empresa de consultoria PwC, o mercado global de e-books deve
crescer 10,9% em 2024, alcançando um faturamento de US$ 29,4 bilhões.De acordo
com a especialista neste ano a demanda por livros vai aumentar
consideravelmente se comparado ao ano de 2023, ela acredita que o fenômeno do
online impulsiona a leitura e facilita a comunicação entre a geração mais
jovem, quem não olha para o digital deve passar a olhar. Segundo a Câmara
Brasileira de Livros (CBL), houve grande venda de livros dos gêneros
infanto-juvenil e ficção. “Isso demonstra que os jovens têm aumentado o
interesse pela leitura, eles escolhem títulos que têm alguma relação com a
realidade que vivem, cada vez mais os adolescentes, se sentem representados
pelos personagens das histórias e querem um livro para chamar de seu”, ressalta
Thereza Castro.
Mercado Autoral
Outra
tendência muito forte para 2024, é o mercado autoral de livros, principalmente
quando falamos de autores independentes e que se auto publicam, muitas pessoas
procuram por nichos e temas específicos na hora da leitura. De acordo com a
especialista, a autopublicação trouxe uma facilidade muito ampla aos autores,
e, será cada vez mais difícil achar a fórmula do best-seller, por isso o
mercado terá autores especializados e segmentados para cada tipo de
público-alvo, esse tipo de consumidor busca produtos e serviços personalizados
que por vezes tem uma quantidade de produção tão alta que não é absorvida pelas
editoras, ou até esbarram em uma linha editorial estabelecida ou que precisa
ter uma certa variedade.
Audiolivros
De
acordo com a Associação
Americana de Editores de Áudio Livros, o mercado de audiolivros nos Estados
Unidos cresceu 16% em 2020, e atingiu o faturamento de US$ 1,2 bilhão. Segundo
Thereza esse mercado vai continuar em crescimento em 2024, esses livros podem
levar o leitor para uma experiência imersiva, como se ele estivesse dentro da
história, pois o consumidor terá a sensação de sentir o lugar, através da
descrição e sons. Os audiolivros tem a missão de se adaptar para pessoas que
têm pouco tempo para ler, além de ser uma ferramenta de acessibilidade para
quem não enxerga e não consegue ler o livro, o que torna o produto democrático.
Mercados afastados do nosso como do Oriente Médio também caminham nesse
sentido, sem dúvida esse foi um dos principais temas do ano passado e tende a
continuar aparecendo em 2024 junto com a Inteligência Artificial. Embora o
custo de produção ainda seja um ponto, isso deve se acomodar aos poucos ao lado
de soluções tecnológicas regulamentadas.
Sobre Thereza Castro - Advogada com foco em
direitos autorais e estrategista de inovação para o mercado literário. Formada
em Direito pela FMU, Pós-graduada pela PUC/SP, atua como advogada há oito anos,
a quatro, com foco em direitos autorais. Estudou liderança em inovação pela
Universidade Hebraica de Jerusalém, reconhecida como um dos maiores polos
tecnológicos do mundo.
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