Pesquisa da Circana aponta que lançamentos de filmes impactaram os resultados das vendas em 2023 e a perspectiva segue positiva para este ano
As
estreias cinematográficas continuam a impulsionar as vendas de brinquedos,
destacando-se como catalisadores significativos no comportamento do consumidor.
Dados da Circana - empresa global de data tech para análise do comportamento de
consumo – apontam que em 2023 sete das dez licenças que mais cresceram estavam
associadas a filmes e séries, solidificando a conexão entre a indústria do
entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos.
Segundo
a Circana, 2023 registrou resultados intrínsecos ao audiovisual em diversos
segmentos do mercado de brinquedos no Brasil. A série "Wandinha", por
exemplo, surgiu como um fenômeno, impulsionando a licença da Família Addams que
registrou R$11 milhões em vendas. A boneca da icônica personagem conquistou um
lugar no top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é
comemorado o Dia das Crianças. O lançamento do live action “A Pequena Sereia”
pela Disney, em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de
bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo
período do ano anterior. A licença Gabby’s Dollhouse vendeu no ano passado
cerca de R$17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se
como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos.
Apesar
de uma leve queda no acumulado do primeiro semestre, o filme da Barbie
influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21%, em julho de 2023,
tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no
Brasil naquele mês. No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers
representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um
dos principais impulsionadores do segmento.
Perspectivas para 2024:
O
cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos
infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil,
incluindo:
- Kung Fu Panda 4,
DreamWorks Animation (março)
- Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, Sony Pictures (março)
- The Garfield Movie, Columbia Pictures (maio)
- Divertidamente 2,
Pixar/Walt Disney Pictures (junho)
- Meu Malvado Favorito 4, Universal Studios (julho)
- Moana 2,
Walt Disney Pictures (novembro)
- Sonic 3,
Paramount Pictures (dezembro)
- Mufasa: O Rei Leão, Walt Disney Pictures (dezembro)
A
Circana antecipa que os futuros lançamentos continuarão a influenciar
positivamente o comportamento de consumo, proporcionando oportunidades para o
crescimento do mercado de brinquedos no Brasil ao longo de 2024. A relação
intrínseca entre as produções audiovisuais e a demanda por produtos licenciados
permanece como um fator crucial no impulso das vendas no setor.
Saiba mais em www.circana.com.
Comentários
Postar um comentário