McDonald's capacitou mais de 35 mil mulheres por meio de seus programas de desenvolvimento profissional
Com
iniciativas oferecidas tanto para suas colaboradoras quanto para toda a
sociedade, companhia reforça seu compromisso com a ascensão profissional das
mulheres
A
crescente busca por capacitação e desenvolvimento tem se mostrado como uma
alternativa para driblar os desafios do mercado de trabalho e uma possibilidade
para o tão almejado crescimento profissional. Quando falamos do público
feminino, segundo pesquisa divulgada pela Infojobs, 73,7% das mulheres sentem
que precisam ser mais qualificadas do que os homens para ter uma oportunidade
de cargo de liderança e, segundo dado apresentado no Relatório Global de
Disparidade de Gênero 2023, do LinkedIn, a chance de uma mulher se tornar líder
diminui consideravelmente após os primeiros 10 anos de carreira. Neste
contexto, a capacitação e o autoconhecimento se tornam grandes aliados para
mudar essa história e é a aposta, inclusive, de muitas empresas para o fomento
da ascensão profissional feminina.
Este
é o caso da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e
Caribe, que nos últimos dois anos capacitou
mais de 35
mil mulheres em todo o Brasil, tanto internamente, quanto nas
comunidades onde está presente. Comprometida com a geração de impacto positivo
na sociedade, a companhia acredita que o incentivo ao crescimento profissional
de suas colaboradoras está ligado ao seu compromisso de oferecer oportunidades
justas de emprego e investir em programas de capacitação, autoconhecimento, educação
e liderança, podendo levar os profissionais aos níveis mais altos da
organização, independentemente de onde comecem. Paralelo a isso, a
companhia também aposta na conscientização e letramento sobre temas de
diversidade e inclusão, em busca de eliminar vieses, preconceitos e fortalecer
uma cultura de equidade e respeito.
Por
meio do Programa Meu Jeito, lançado em 2023 em parceria com o Instituto Ayrton
Senna, cujo foco é o aprimoramento de competências e habilidades
socioemocionais, cerca de 13 mil colaboradoras foram capacitadas, o que
representa 58% do total de participantes e juntas contabilizaram 665 mil horas
de treinamento. Além disso, cerca de 400 mulheres em cargos de liderança foram
capacitadas no Programa Líder do Desenvolvimento, totalizando mais de 27 mil
horas de treinamento. Realizado em parceria com o Insper, os colaboradores têm
acesso a uma trilha com competências fundamentais para lideranças, que vão de
autoconhecimento até resolução de problemas complexos, preparando-as para
crescer e serem grandes líderes.
Ascensão feminina
A valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária na gestão e desenvolvimento de pessoas. Por isso, desde a criação do Comitê de Diversidade & Inclusão, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Gênero, a empresa conta com a atuação da Rede de Mulheres na promoção de práticas de equidade, ações afirmativas, de conscientização, letramentos e na busca por dar visibilidade aos seus talentos femininos dentro da empresa.
Como reflexo desses esforços, a companhia triplicou a representação feminina no mais alto nível de tomadas de decisão. Além disso, atualmente, as mulheres são 57% do quadro de colaboradores da companhia no Brasil e 51% dos cargos de liderança são ocupados por elas, na contramão do mercado em que as mulheres em posição de liderança são 38%. Em 2023, 50% das promoções a cargos de liderança foram conquistadas por elas e, no total geral de promoções, elas representam 61%.
Quando
fazemos interseccionalidades, mulheres negras representam 39% das promoções
totais (escritórios e restaurantes) da companhia em 2023 e, atualmente, são 216
mulheres negras líderes, o que significa 19% do total da liderança. Em
diversidade sexual, 22% do total de mulheres colaboradoras da companhia afirma
ser LGBTI+ e mais de 150 são mulheres trans. Além disso, mais de 720
colaboradoras têm algum tipo de deficiência. Resultados como esses refletem o
compromisso da companhia em oferecer um ambiente de trabalho respeitoso e
seguro psicologicamente, além de promover avanços nas pautas de equidade de
gênero, raça, diversidade sexual e pessoas com deficiência.
Desenvolvimento para toda a sociedade
Por entender a importância da capacitação do desenvolvimento de carreira e ascensão profissional das mulheres no mercado corporativo, e visando ampliar seu impacto positivo para além das suas colaboradoras, a Arcos Dorados também promove iniciativas externas, como é o caso da plataforma educacional MCampus Comunidade. Lançada em 2022, em apenas dois anos, cerca de 23 mil mulheres no Brasil já foram capacitadas por meio dos cursos oferecidos de forma online e 100% gratuita, totalizando cerca de 590 mil horas de aprendizagem.
As
mulheres inscritas representam cerca de 67% da base, o que mais uma vez reforça
a maior busca do público feminino por capacitação em comparação aos homens. Ela
também representa um retrato da população feminina que busca por
desenvolvimento no país: apenas aproximadamente 5.500 estavam trabalhando no
momento da inscrição na plataforma, 36% estão no Ensino Médio e 34,5% têm de 16
a 30 anos. São mais de 20 cursos disponíveis, entre Empreendedorismo,
Tecnologia e Inovação, Programa de Orientação Vocacional, no qual o mais
procurado pelas mulheres é o de Marketing Digital, seguido por Finanças Pessoas
e Atendimento ao Cliente. A MCampus Comunidade foi criada a partir do
compromisso da Arcos Dorados com o desenvolvimento e a valorização do jovem,
temática prioritária em sua estratégia socioambiental, a Receita do Futuro.
Sobre a Arcos Dorados
Para saber mais sobre a
Companhia por favor visite o nosso site.
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