No estilo "cow parade", Fábrica de Graffiti leva esculturas de unicórnio, camelo, dragão, zebra e muita inovação à João Monlevade (MG)
Esculturas de Cláudio Otho que representam
tipos de startups serão pintadas por quatro artistas e colocadas nas ruas em
estilo "cow parade". Jovens de três escolas públicas participarão de
cursos e atividades artísticas até 30 de outubro
A Fábrica de Graffiti
(www.fabricadegraffiti.com.br)
volta a João Monlevade,
no interior de Minas Gerais, de 23
a 30 de outubro. Depois de grafitar uma empena de 18m x 50m que
se tornou ponto turístico da cidade, o projeto vai pintar e colocar nas ruas quatro esculturas de fibra de vidro, em
estilo “cow parade”. A Fábrica chega, também, a uma escola
pública com cursos e
atividades artísticas para 100 alunos. Com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal,
o projeto é uma forma de inserir os jovens no universo da arte, da tecnologia,
da criatividade e do empreendedorismo. Os artistas e arte-educadores desta
edição são Bruna Pereira,
Galo, Seco, Tikka Meszaros, Leandro Hisne e Tina Soul.
As
quatro esculturas a serem pintadas têm a forma de animais que fazem analogia a
diferentes tipos e estruturas de startups, empresas de tecnologia e inovação
com modelos de negócio escaláveis. O Unicórnio
(2,80m) será pintado por Bruna Pereira (@brunaiif), o Camelo (2,15m), por Seco
(@seco1_), o Dragão (3m), por Galo (@galograffiti), e a Zebra (1,15m), por Tikka
(@tikkameszaros). Os
animais simbolizam, respectivamente, startups que atingem uma avaliação de
mercado de US$ 1 bilhão; startups com foco na estabilidade financeira e não
apostam em investimentos de risco; startups que alcançam um aporte acima de US$
1 bilhão em uma única rodada de captação; e startups cujo objetivo é
desenvolver uma concorrência com crescimento sustentável.
Enquanto
isso, em sala de aula, os alunos receberão formação e colocarão a mão na massa
com Leandro Hisne (@hisneleandro)
e Tina Soul (@tinasouloficial).
"É com grande alegria que
a Fábrica de Graffiti retorna a João Monlevade. Vamos levar mais arte urbana
para a cidade e estímulo à inovação para seus jovens. Os alunos da Escola
Estadual Dr. Geraldo Parreiras terão a oportunidade de aprender sobre as
origens e a importância social da cultura Hip Hop, de desenvolver seu potencial
criativo e de descobrir novas profissões", comenta Paula Mesquita Lage,
produtora executiva da Fábrica de Graffiti.
Na
Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, os alunos farão o Curso de Graffiti e Hip Hop,
que apresenta a história desse movimento cultural e ensina suas técnicas de
desenho e pintura. Já as Escolas Municipais Germin Loureiro e Eugênia Scharlé,
finalistas de outro projeto da Fundação ArcelorMittal, o Liga Steam, serão
ambientadas com a técnica do Lambe-Lambe,
ressignificando o ambiente escolar com colagem nas paredes de pôsteres
artísticos. Todas as atividades artísticas terão como tema a inovação para
despertar nos jovens o gosto pelas ideias que resolvem problemas da realidade
em que vivemos e a consciência de que eles podem fazer parte dessas soluções.
“Ficamos
felizes em fomentar a arte e a inovação na nossa cidade, dando sequência ao
movimento do grafite que iniciamos em 2021 e fez grande sucesso. Dessa vez,
estamos envolvendo também os estudantes da cidade e contribuindo para a
formação de, quem sabe, futuros empreendedores culturais”, afirma Vander Neves,
gerente de Pessoas da unidade de João Monlevade da ArcelorMittal.
Sobre
a Fábrica de Graffiti
- Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.
Sobre
a ArcelorMittal - Saiba mais em
www.brasil.arcelormittal.com.
Sobre
a Liga STEAM - Estratégia para a Educação Brasileira -Saiba mais em www.ligasteam.com.br.
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