Alta do mercado vegetariano e vegano ainda não foi suficiente para aumentar as gôndolas dessa categoria nos mercados tradicionais
Lojas voltadas a produtos naturais e alimentação saudável ganharam destaque do público vegetariano, vegano e com dietas específicas
Comemorado no último dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Vegetarianismo,
surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o consumo de proteínas de origem
animal ao redor do mundo.
Estima-se
que 25 milhões de brasileiros consideram-se veganos ou vegetarianos, de acordo
com o último estudo divulgado pela consultoria PwC. Segundo a pesquisa, o país
está em busca de opções alternativas de proteínas para levar à mesa dos
consumidores. Atualmente, a produção nacional é responsável por fabricar mais
de 54 mil toneladas de proteínas alternativas – de origem vegetal – e até o
final de 2023 deve alcançar o registro de 23 toneladas de produtos.
Atualmente
já há uma infinidade de itens voltados para esse cardápio. O acesso a esses
produtos também foi facilitado e os preços ficaram ainda mais acessíveis com o
aumento do consumo.
Entre
as razões para o crescimento desse público, está o aumento da demanda por
produtos mais sustentáveis, a preocupação com o bem-estar animal e a busca por
uma dieta mais saudável, tendência que tem crescido no mundo todo,
principalmente após o início da pandemia.
Esse
setor difundiu-se e ganhou ainda mais espaço através de lojas voltadas para
esses públicos, afinal a gôndola desses itens nos mercados tradicionais ainda é
muito restrita.
"Foi
pensando em diferentes públicos e necessidades, que a Bio Mundo nasceu. As
lojas possuem o portfólio mais completo para proporcionar saúde, bem-estar e
acessibilidade a todos, com um mix de itens incluindo produtos diet, light,
integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose, suplementos
vitamínicos e esportivos. São mais de 3 mil produtos em prateleira e mais de
300 itens a granel", conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, empresa que
ganhou destaque no mercado com a quantidade e diversidade de produtos
disponíveis para esse público em suas unidades espalhadas pelo Brasil.
Por
isso, quando se fala nesse assunto, sempre se volta à disponibilidade e
acessibilidade para montar um cardápio nutritivo e saboroso. Não são todos os
mercados que esses itens são facilmente encontrados, às vezes, a procura por um
simples leite vegetal torna o desejo de cozinhar, não tão satisfatório.
Na
Bio Mundo, com a concentração de produtos em um só lugar, essa busca fica mais
fácil. Dentre os variados itens disponíveis em loja, o destaque fica para os
suplementos veganos (com cápsulas veganas), as proteínas à base de soja,
ervilha e arroz, macarrão à base de grão de bico, e os granéis com todos os
tipos de castanhas, amêndoas, farinhas, temperos e cereais. Afinal, através
desses alimentos, como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo,
é possível substituir a carne de forma eficiente, pois são boas fontes de
proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.
"Cozinhar
em casa é um hábito comum do brasileiro, por isso a importância desses itens
estarem cada vez mais acessíveis nas prateleiras. Isso irá contribuir com os
que já são adeptos a esse estilo de vida, quanto aqueles que estão pensando em
entrar nesse novo universo. Incentivar outras pessoas a bons hábitos será
sempre o objetivo da nossa empresa", finaliza Edmar.
Comentários
Postar um comentário