Para a Primavera-Verão 2024, Maximilian Davis explora os códigos que desenvolveu na Ferragamo, imbuindo a sua estética distinta com uma facilidade orgânica enquanto se baseia na relação entre equilíbrio e tensão. “Eu queria que as coisas parecessem muito mais leves, tanto em termos de tecido e construção, mas também em termos de como as pessoas querem se vestir”, explica Davis. “Encontrei uma familiaridade no modo de vestir e de viver italiano: uma facilidade que parece muito caribenha. A ideia de fazer tudo no seu ritmo, no seu tempo.”
Ao
traçar paralelos entre o espírito dos estilos italianos e caribenhos, a coleção
também encontra inspiração nos contrastes situados do movimento Arte Povera, da
Itália, que muitas vezes posicionava materiais naturais ao lado de elementos
industriais e elevava o cotidiano através de uma visão cuidadosa. Para a
Primavera-Verão 2024, modestos linhos e algodão são abordados com rigor,
colados em cetins ou tratados para parecerem couro; acessórios e detalhes
esculturais em madeira polidos com perfeição; silhuetas precisas expressas em
tecidos naturais. “Eu realmente queria que as peças parecessem muito puras e
honestas; para que a coleção seja identificável dentro de um guarda-roupa, mas
interessante em termos do toque da mão.”
Durante
todo o processo, aparece uma interação subversiva entre contenção e liberdade:
uma despreocupação é expressa na textura desgastada da alfaiataria de couro,
enquanto a alfaiataria imaculada de meados do século é reduzida à fluidez. O
drapeado de viscose, enraizado na herança florentina de Ferragamo e ecoado nos
vestidos caribenhos do século XVIII, agora aparece combinado com a linguagem da
armadura renascentista: corpetes de couro spazzolato moldado e inserções
rígidas e de alto brilho.
A
sensibilidade inerente ao trabalho de Davis permanece discretamente
onipresente: vestidos elegantes para o dia a dia combinados com botas de cano
alto ou com decote profundo no peito, shorts masculinos com corte alto na coxa,
camisetas torcidas como se fossem vestidas rapidamente. “O fetichismo é algo
que está presente no DNA do meu trabalho”, explica. “Há algo de moderno em
incorporar isso em dia a dia e em seu guarda-roupa diário.”
Sapatos
e bolsas
Dentro
da coleção, esse sentimento é claramente aparente nos calçados: sapatos de
látex napa e botas gaúchas lak baseiam-se nas tendências estéticas de Davis
enquanto usam o artesanato dos ateliês de calçados de Ferragamo para garantir
conforto e usabilidade. Um estilo de arquivo de 1955, o Calypso, mostra o
design de um salto tipo gaiola de banana, agora impresso em 3D e galvanizado.
“Eu queria encontrar os estilos que exploramos nas coleções anteriores e
reiterá-los”, diz Davis – e o familiar salto curvilíneo de uma plataforma agora
aparece em chifre como base para uma sandália de alto brilho, e uma tira em T
amarrada com brilhos e pedras naturais. Para os homens, a herança da Ferragamo
é revivida com um vocabulário contemporâneo: Oxfords, mocassins e sapatos são
desconstruídos ou inseridos com látex vitello contrastante para uma reviravolta
nos clássicos.
Da
mesma forma, as bolsas dão continuidade às linhas gráficas e formas geométricas
iniciadas nas coleções anteriores: o clássico contemporâneo, a Hug, aparece
como uma bolsa de alto brilho em um arco-íris de tons saturados, além de
variações em tela e couro. A luxuosa bolsa tiracolo Fiamma, que distorce as
simetrias e traz como fecho um isqueiro do arquivo de Ferragamo aparece por
toda parte, enquanto a bolsa Frame agora é franjada com lantejoulas de madeira
no espírito da estação. Para os homens, a pureza discreta da bolsa Star ocupa o
centro das atenções, a sua construção meticulosa e a ausência de ferragens
permitem a sua forma mais suave e leve.
Créditos:
Set
design by Villa Eugénie
Co-production
Urban Production & Villa Eugénie
Mischa
Notcutt @11casting
Make-up
by Thom Walker. Make-up sponsor KIKO Milano
HAIR
- Virginie Moreira @ M+A Talent using Wella
NAIL
- Sylvie Macmillan @ M+A Talent using OPI
Sound
Composition by Yasmina Dexter @Hen House
@pandorasjukebox
@henhouseartists
Sound
Engeneer James Rand
@jamesrand
Featuring
LEON
VYNEHALL - From The Sea/It Looms (Chapters I & II)
Geena
- Papee Chu Low
Koreless
- Sun
Warp
Dub Sound System - Night Places Darkness Upon The Earth
ferragamo.com
#ferragamo
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