Nova campanha do FSC Brasil mostra como a floresta se transforma em música, literatura, bem estar e outros prazer do nosso dia a dia
O objetivo da campanha intitulada "A
Floresta que me Habita" é aproximar os grandes centros urbanos das
florestas, reforçando sua importância e o papel do manejo certificado na
conservação
Com a segunda maior cobertura de
florestas do mundo, o Brasil avança na sustentabilidade de suas cadeias
produtivas florestais. O FSC conta hoje com quase 9 milhões de hectares
certificados, entre florestas nativas e plantadas, uma área 31% maior do que a
registrada em julho de 2018 no país.
A
certificação FSC tem como objetivo promover o manejo florestal responsável e o
uso racional das florestas, com salvaguardas ecológicas, benefícios ambientais
e desenvolvimento econômico sustentável.
A
variedade de produtos certificados move diversos setores da economia, desde a
construção civil, alimentos e móveis, passando por papel e celulose até
instrumentos musicais, resinas e óleos essenciais.
Para
trazer ao conhecimento do público a importância das florestas e o funcionamento
da produção florestal certificada, o FSC Brasil acaba de lançar a campanha “A
Floresta que me Habita”. Destinada a “romper as fronteiras” entre os grandes
centros urbanos e as florestas brasileiras, a ideia é desvendar a cadeia
produtiva dos livros, da música e dos óleos, que representam alguns dos
prazeres da vida cotidiana.
“Muitas
vezes a floresta é retratada como um lugar distante, remoto. Mas na verdade ela
está muito mais perto do que imaginamos. Está ao nosso redor, nos livros que
lemos, nas melodias que apreciamos e no aconchego que desejamos ter ao chegar
em casa. Essa é a perspectiva que queremos trazer com essa campanha”, diz
Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil.
Conexão
com a natureza, saberes ancestrais, empoderamento de comunidades tradicionais e
empreendedorismo formam esse caldo de cultura da floresta manejada com
responsabilidade. É daí que sai – ou deveria sair – toda a base e a matéria
prima que está tão presente no nosso dia a dia. “Agora, talvez mais do que
nunca, é fundamental compreender a relação que existe entre as nossas
atividades, as nossas escolhas de consumo e a conservação do meio
ambiente”, completa Daniela.
A
celulose que se transforma nas páginas dos livros, a madeira amazônica que vira
corpo de violão, os óleos florestais que promovem o nosso bem-estar e ajudam
comunidades tradicionais são algumas das dádivas das florestas - e também os
temas presentes em “A Floresta que me Habita”.
“Essa
campanha propõe um novo olhar para apreciar o que a natureza nos oferece. A
ideia é mostrar a floresta tomando forma de literatura, de música e de
bem-estar”, completa Rodrigo Boro, CCO da FLX Comunicação.
Esta
primeira fase da “Floresta que me Habita” é protagonizada por três artistas
escolhidos pelo FSC Brasil por representar essa conexão entre natureza,
inspiração e arte. São eles o violonista e compositor aclamado na MPB da
atualidade João
Camarero, a poetisa e escritora Renata Dalmora e Zizi Carderari,
jornalista especializada em design e profunda conhecedora da arte popular. O
violão usado por Camarero foi fabricado na Oficina Escola de Lutheria da
Amazônia (OELA), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que
desenvolve projetos de cunho participativo, educacional, popular, musical e
socioambiental, em Manaus; o livro Um
Elefante Caminha pela Cidade, de Renata, foi publicado pela Editora
Patuá; e os óles essenciais mostrados por Zizi foram produzidos pelos
extrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã, no
Amazonas.
Ficha
técnica
Agência:
FLX Comunicação
Anunciante:
FSC Brasil
Título: A Floresta Que Me Habita
Produto: Institucional
CCO: Rodrigo Boro
Diretor de Criação: Rodrigo Boro
Produtora: Candela Filmes
Direção / Fotografia / Edição: Marco Rempel
Operadora de Áudio: Isadora Simeão Carneiro
Aprovação:
Daniela Vilela, Flávia Ribeiro
Para
acessar a plataforma completa da campanha, entre no link https://br.fsc.org/br-pt/a-floresta-que-me-habita
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