Espaço, praticidade e memórias afetivas

Especialista em organização revela os segredos da cozinha ideal

A cozinha é um espaço onde família e amigos se reúnem, cria laços e compartilham momentos especiais. Para torná-la propícia a boas lembranças do dia a dia a organização e a praticidade são elementos essenciais. Pensando nisso a Personal Organizer, Cristiane Dalla, compartilha suas orientações para otimizar a funcionalidade da cozinha e garantir que o tempo gasto no ambiente seja eficiente e agradável.

Segundo ela, "A frequência de uso é o critério que vai ajudar a definir o nível de acesso de uma louça, eletrodoméstico ou utensílio, por exemplo. O que é mais usado deve ficar mais ao alcance das mãos e o que é menos usado pode ficar mais distante, para baixo ou para cima. Outro ponto é quanto à identificação dos espaços. Quanto mais pessoas utilizarem a cozinha, melhor identificados devem ser os espaços." A Personal Organizer destaca que o planejamento é o ponto de partida para o sucesso na organização da cozinha. Para alcançar os melhores resultados, Cristiane Dalla ressalta a importância de seguir uma sequência lógica de organização, que inclui:
1. Eletrodomésticos: Iniciar a organização por eles por serem maiores e ocuparem mais espaço. Deixar sobre a bancada apenas os que forem de uso diário. Se for o caso, utilizar sacos zip para os utensílios de cada eletrodoméstico que ficar guardado evita perder tempo procurando em uma gaveta.

2. Panelas: O melhor lugar para guardar as panelas utilizadas no dia a dia é o armário embaixo da pia. Como nem sempre é possível evitar que sejam empilhadas, o ideal é colocar um protetor entre elas para evitar arranhões que comprometem, principalmente, as panelas antiaderentes. Já as tampas podem ser organizadas da maior para a menor em uma caixa de plástico, por exemplo.

3. Louças: Separar por jogo, tamanho e deixar os itens mais usados na frente. Empilhar até 10 pratos para evitar excesso de peso. Quando utilizar aramados para ganhar espaço, proteja a superfície com um forro antiderrapante para evitar acidentes. Evite empilhar travessas e refratários muito pesados para não danificar os que ficarem por baixo. Já os copos devem ficar perto do filtro de água ou geladeira.

4. Mantimentos: Separar por tipo, por exemplo: massas, grãos, guloseimas etc. e utilizar caixas para delimitar os espaços. Atentar para as validades! Deixar os que estão próximos da data de vencimento mais à vista para serem consumidos primeiro. Identificar os itens nos potes organizadores e, inclusive colocar a validade, é uma boa prática na organização. E atenção, a validade das embalagens considera o produto fechado. Depois de aberto o ideal é consumir em até um mês!

5. Potes plásticos, formas e assadeiras: O ideal é utilizar os quadrados ou retangulares para otimizar os espaços e facilitar na hora de organizá-los. Evitar os redondos faz ganhar espaço na cozinha, inclusive na geladeira. Assim como as tampas das panelas, as plásticas podem ficar em caixas organizadoras e acomodadas por tamanho.

6. Talheres: Separando por itens de medição (colheres medidoras), preparo (facas e descascadores de legumes), cocção (colheres e espátulas de silicone, colheres de pau) e servir (conchas, pegador de sorvete ou salada) é fácil definir o melhor lugar para organizá-los. Os de preparo e medição perto da pia, os de cocção perto do fogão e os de servir perto da mesa das refeições. Na organização tudo é pensado para agilizar os processos!

A especialista também salienta a importância de compreender a rotina doméstica e os hábitos dos moradores e frequentadores da casa ao planejar a organização da cozinha de forma personalizada. Isso possibilita definir os locais ideais para cada item e garantir a funcionalidade do ambiente. Além disso, ao lidar com crianças no ambiente, Cristiane Dalla sugere pensar em medidas de segurança, como dispor facas e guloseimas em lugares mais altos e seguros.

A organização da geladeira também é abordada pela especialista, assegurando que o planejamento e a ordem seguida resultem em uma cozinha totalmente funcional e prática. Segundo Cristiane Dalla, com a aplicação dessas sugestões e o auxílio de uma especialista em organização doméstica é possível ganhar tempo nas atividades e transformar a cozinha em um espaço harmonioso, que promove a conexão entre as pessoas e cria memórias inesquecíveis.

Sobre Cristiane Dalla:

Cristiane Dalla é uma especialista em organização e personal organizer. Com experiência no setor, ela tem ajudado pessoas a transformarem suas vidas através da organização de ambientes residenciais. Sua abordagem estratégica e métodos eficazes têm sido a chave para criar espaços mais funcionais, práticos e livres de bagunça. Para obter mais informações sobre os serviços de organização oferecidos por Cristiane Dalla, visite suas redes sociais.

Serviço: Cristiane Dalla

Personal Organizer

(41) 9 9989-8904

Instagram: @cristianedallaorganizer

Facebook: Cristiane Dalla Soluções em Organização

Linkedin: Cristiane Dalla

Comentários