Como a sandália criada na década de 1960 passou
a ser vendida em mais de 150 países e se tornou ícone no mundo da moda
Quem nunca usou uma
sandália das Havaianas na vida? O calçado mais famoso do Brasil e que ganhou
visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em
mais de 150 países. Mas como começou a história da internacionalização da
marca? Quem teve a ideia de transformar o “chinelo de dedo” num ícone
brasileiro e exportá-lo como um objeto quase que cultural? Em “Havaianas: A internacionalização de um
ícone brasileiro” (Lisbon International Press) descortinamos
essas e várias outras curiosidades sobre a marca. A obra tem lançamento marcado
para o dia 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
em São Paulo.
Entre
os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas deram um salto estratosférico:
passaram de 9 para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas
em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou status de ‘top of mind,’ prestígio
jamais alcançado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.
As
Havaianas são um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar
interesse para a criação de parcerias com estilistas dos mais renomados. Elas
são donas de substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa
nacional e internacional, fatores que fazem o “Case Havaianas” ser amplamente
estudado e debatido por especialistas de mercado. As sandálias são motivo de
orgulho dos brasileiros quando vemos alguém de outro país calçando as “nossas
sandálias”.
“Diferenciar
as Havaianas de sandálias baratas produzidas na Asia, quando ainda não era
conhecida no exterior foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de
valor da marca que representávamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais
barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria”, explica
Alexandre Utino, um dos coautores de “Havaianas:
A internacionalização de um ícone brasileiro”.
Em
seu planejamento de expansão, a Alpargatas (empresa criadora e dona das
Havaianas) montou um seleto time de profissionais para catapultar a marca do
Brasil para o exterior. Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e
Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de
internacionalização da empresa a partir do ano 2000.
“Durante
muitos anos, sempre surgiram dúvidas de pessoas próximas, de como as Havaianas
conseguiram participar de eventos de repercussão mundial como o Oscar da academia
de Holllywood ou dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque. Nesta
obra, explicamos os detalhes de como foi negociar e preparar a participação
nestes eventos”, revela Eduardo Bissoli, executivo que trabalhou na Alpargatas
e também é um dos autores desta obra.
Apesar
do grande sucesso obtido pela marca, o livro não pode ser considerado um conto
de fadas ou mesmo uma história sem percalços. “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”
convida o leitor a entender um pouco mais da história de uma marca que deixou
de calçar apenas os pés de brasileiros para explorar o mundo, adaptando-se para
atender as necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.
Sobre
os autores:
Alexandre Utino é formado em Administração pela
Universidade Paulista e pós-graduado em Economia Política Internacional pela
Universidade de Tsukuba – Japão, atua há mais de 24 anos no desenvolvimento de
negócios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB
Company e JBS Foods (Seara), além de empreender em projetos de consultoria e
trading.
Eduardo Bissoli é empresário e executivo com mais de 25 anos
de experiência em desenvolvimento de negócios internacionais, graduado em
Comércio Exterior e com pós-graduação em Marketing pela Universidade Metodista
de São Paulo. Foi responsável pelas áreas de Comércio Exterior em
multinacionais como Petroquímica União, Kostal Eletromecânica, Nestlé Brasil,
Alpargatas Brasil / Alpargatas USA e Pentland Brands.
Renato Pinheiro é graduado em Administração de Empresas e com
MBA em Finanças (BBS - Brazilian Business School) e em Gestão de Negócios
(INSPER/SP), além de um Summer MBA em MKT (UR-USA), Renato possui carreira de
mais de 20 anos na Área de Desenvolvimento de Negócios Internacionais. Foi
executivo de empresas como Alpargatas, DASS e ASICS e atualmente, é consultor
em desenvolvimento de negócios internacionais.
Sérgio Sanches é consultor no campo do desenvolvimento de
negócios internacionais. Formado em Administração de Empresas pela PUC, com
especializações pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, Sérgio
fez carreira em empresas como Nestlé, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o
primeiro time que planejou e realizou a internacionalização da marca Havaianas.
Livro: Havaianas - A
internacionalização de um ícone brasileiro
Lançamento: 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do
Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi)
Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato
Pinheiro e Sérgio Sanches
Editora: Lisbon International Press
Páginas: 370
Preço: R$ 57,90
Adquira o livro em: https://www.livrohavaianas.com.br/
ou nas principais livrarias online do país
Instagram: @livrohavaianas
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