
De autoria das especialistas em Personal Branding, Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, livro "Sua Marca Pessoal" dialoga com profissionais que têm oportunidade identificar seus diferenciais e comunicá-los de maneira autêntica
As
novas tecnologias e as redes sociais revolucionaram o mercado. Se há pouco
menos de duas décadas era quase impossível produzir conteúdo e divulgar um
produto sem contar com o apoio de grandes veículos, hoje, com um smartphone e a
internet, já é fácil fazê-lo e obter grandes retornos. Isso permitiu que
indivíduos ganhassem maior protagonismo, tornando-os capazes de
individualmente, terem um alcance tão grande quanto o de uma grande marca
empresarial. Isso vem mudando a vida dos profissionais, sejam eles liberais ou
sejam eles do mundo corporativo, que, agora, podem e devem se preocupar em
divulgar suas Marcas Pessoais.
Contudo,
a necessidade de divulgação da Marca Pessoal esbarra muitas vezes na
dificuldade que muitos profissionais têm de identificar seus diferenciais e
saber comunicá-los de maneira autêntica. Pensando sobretudo neles, as
especialistas em Personal Branding e fundadoras da BetaFly, consultoria em
gestão de Marca Pessoal, Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, escreveram o
livro “Sua Marca Pessoal”, lançado recentemente, pela Editora Literare.
Na
obra, o leitor trava contato com provocações e questionamentos que o levam a
encontrar soluções e insights para o fortalecimento de sua Marca Pessoal, a fim
de deixá-la mais autêntica e alinhada com o que deseja. “também apresentamos
também ao público as etapas do nosso Método FLY®, que reúne nossa experiência
de mais de 20 anos em comunicação e branding corporativo, testado e aprovado
por centenas de pessoas, para que possa refletir sobre a sua marca e encontrar
o seu jeito único de fazer com que seu nome seja lembrado, reconhecido,
escolhido e preferido”, destacam as autoras. Tudo isso enriquecido com cases de
sucesso, depoimentos e exercícios práticos.
Antes
de começarem a explicar como o leitor pode fortalecer sua Marca Pessoal, Susana
e Giuliana mostram, no capítulo um do livro, porque, na atualidade é
imprescindível fazê-lo. As novas tecnologias, dizem elas, além de
descentralizarem o poder das grandes marcas e grandes empresas, mudaram o
mercado de trabalho, aumentando o protagonismo dos indivíduos. É sabido que
profissões tradicionais deixarão de existir e novas ocupações surgirão.
Conforme as autoras, ninguém sabe ao certo como será o futuro do trabalho, mas
sim que será preciso apropriar-se da sua narrativa e deixar suas capacidades em
evidência para acompanhar o mercado. “Uma das formas de se preparar para esse
futuro difuso é trabalhar a Marca Pessoal, deixando claro o que se é capaz de
fazer”, afirmam.
No
capítulo dois, as autoras relatam que muitos profissionais ficam à espera do
momento ideal para fortalecerem sua Marca Pessoal, o que é um grande equívoco,
porque “Não existe não estar no mundo. A Marca Pessoal já existe e vem sendo
construída à medida em que o profissional atua”, ressaltam. Conforme Susana e
Giuliana, se o profissional sente um incômodo por não estar mais atuante e
visível em sua área de atuação, é mais provável que não esteja sendo percebido
como gostaria, pelo que considera relevante, que é a sua identidade. Assim,
destacam a necessidade destes profissionais organizarem suas narrativas,
escolhendo o que desejam evidenciar sobre eles: trajetória, história e
talentos.
Mesmo
cientes de que é preciso fortalecer a Marca Pessoal, muitos profissionais
competentes sentem grandes dificuldades em fazê-lo. O capítulo três da obra é
dedicado a elencar e explicar as diversas motivações que podem levar alguém a
desenvolver um verdadeiro bloqueio mental na hora de mostrar seu valor
profissional perante o mercado. Entre as principais justificativas estão: a
dificuldade em se vender; o medo do julgamento das pessoas; a necessidade de se
preparar um pouco mais; a introversão; a falta de um diferencial relevante; e
confiar que um trabalho bem-feito será o suficiente para o reconhecimento.
Se o
capítulo anterior aborda a dificuldades dos profissionais, o capítulo quatro
debruça-se sobre o desafio da construção de uma marca memorável. De acordo com
as autoras, para manter os melhores atributos da Marca Pessoal vivos nas mentes
das pessoas é preciso haver conexão com as emoções delas. Susana e Giuliana
tratam neste capítulo também da necessidade de a Marca Pessoal gerar conexão e
confiança para ser considerada relevante. As autoras explicam que a confiança é
formada através da consistência e autenticidade nas relações, mas também por
meio das habilidades, competência e dos resultados que são entregues.
Após
mapear o terreno da Marca Pessoal, as autoras começam, no capítulo cinco, a
disponibilizar ferramentas para que os profissionais consigam identificar seu
diferencial nesta seara e definir como se apresentarão no mercado a partir de
seu propósito e objetivo. Susana e Giuliana começam esta missão apresentando
seu Método FLY®. Abordam a importância da autoanálise como ponto de partida
para essa jornada, destacando duas premissas para quem quer seguir aprofundando
a Marca Pessoal e alcançar os resultados que deseja: foco no positivo e foco no
futuro.
Mergulhando
em seu método, as autoras ressaltam no capítulo seis que o trabalho delas junto
aos profissionais objetiva fortalecer/revelar a Marca Pessoal que manifesta
quem são de verdade. “Acreditamos que uma Marca Pessoal é tanto mais autêntica
quanto mais se expressa de maneira alinhada com a sua identidade”, afirmam.
Assim, conforme Susana e Giuliana, o Método FLY®. se fundamenta na clareza
de identidade e na busca de expansão da autoconsciência. “Sem trazer à tona a
essência, não é possível haver autenticidade, correndo-se o risco de criar uma
personagem e trabalhar uma Marca Pessoal que não vai se sustentar ao longo do
tempo”, explicam.
Desse
modo, antes de iniciar uma estratégia de comunicação para o fortalecimento de
Marca Pessoal, as autoras destacam que é preciso olhar primeiro para a própria
Identidade, fazendo um mergulho profundo em si, que se faz através do
mapeamento do seu DNA. No capítulo sete do livro, Susana e Giuliana explicam
que para traçar esse DNA da marca pessoal é necessário fazer um diagnóstico
dela. Para tanto, os profissionais deverão apoiar-se em três vertentes:
conhecimento dos talentos, autopercepção e percepção dos outros.
Ainda
no capítulo sete, as autoras propõem que o leitor faça uma reflexão sobre
aquilo que deseja conquistar. “Quando conseguimos definir o que queremos
conquistar e deixar como legado, damos uma direção clara à nossa marca
pessoal”, declaram. Nesse sentido é preciso trabalhar alguns pontos, tais como
valores, visão pessoal, propósito pessoal e o que te coloca em estado de flow.
Para consolidar sua identidade, as fundadoras da BetaFly sugerem ao leitor o
uso da ferramenta Círculo Dourado, que ajuda a estabelecer o que, como e por
que cada profissional atua no mundo.
Depois
de o leitor abrir suas camadas internas e olhar para dentro de si,
aproximando-se da sua essência para ter bem claro o DNA de sua marca pessoal,
Susana e Giuliana convidam-no, no capítulo oito, a definir o Posicionamento de
sua marca no ecossistema profissional. “Posicionamento é o espaço que a sua
marca pessoal ocupa na mente das pessoas. Em outras palavras é aquilo pelo qual
seu nome é lembrado, reconhecido, escolhido, recomendado”, explicam.
A
fim de bem posicionar a marca pessoal no mercado, os profissionais devem,
conforme as autoras, olhar para seu público e ver como podem gerar valor a ele.
Eles devem ainda olhar para o ambiente, com o intuito de entender qual posição
ocupam no mercado em que atuam. Mirar o futuro e aonde a marca quer chegar
também é necessário. Para isso, recomendam olhar para suas inspirações (modelos
que ajudam a projetar quem e como desejamos ser). Definir o território de sua
Marca Pessoal, ou seja, seu escopo de atuação, do mesmo modo é imprescindível,
assim como suas credenciais - todas as experiências e vivências que são a base
de sua credibilidade. Por fim, as fundadoras da Betafly, orientam que os
profissionais façam uma proposta única de valor, uma síntese de suas,
habilidades, conhecimentos, experiências, talentos e identidade.
Conforme
as autoras, ao expressar suas ideias e interagir de forma estratégica, tendo
como base o DNA e posicionamento de sua marca, os profissionais fortalecem
aspectos de sua reputação e constroem uma percepção sobre quem são alinhadas
com sua proposta única de valor. “Dessa forma, eles deixam claro na mente e no
coração das pessoas qual é o seu papel no mundo e como podem agregar valor na
vida delas por meio dele”, ressaltam. O DNA e posicionamento de Marca Pessoal
perdem força sem uma boa estratégia de comunicação. Cientes disso, Susana e
Giuliana se debruçam sobre este tema no capítulo nove do livro e explicam por
que, o que, como e onde comunicar, percorrendo desde a definição das mensagens
centrais da marca, como usar o Storytelling, até exercícios práticos como
escrever sua Bio e seu Pitch Pessoal. Por fim, destacam a importância do
networking e finalizam com a explicação sobre a Presença Executiva, que é
composta pelos aspectos mais sutis da comunicação de uma Marca Pessoal.
Aproximando-se
do final do livro, em seu capítulo 10, as fundadoras da BetaFly orientam o
leitor a colocar em prática os insights que tiveram ao longo do processo de
intensa e profunda reflexão acerca da importância da Marca Pessoal. Nesse
sentido, é importante que ele tenha em mente três pontos primordiais: agir com
intenção a fim de reforçarem os atributos que almeja estarem vivos na mente das
pessoas; estabelecer um plano de ação, para facilitar a execução desta
intenção; atuar com coragem, pois só com ela será protagonista.
No
capítulo derradeiro da obra, Susana e Giuliana convidam o leitor a viver em
Beta e Fly, e ainda matam a curiosidade de todos a respeito da origem do nome
de sua consultoria. “Beta”, explicam elas, é um termo usado na área de
tecnologia para indicar uma versão preliminar de um software que está em
desenvolvimento. Já “Fly” significa voar em inglês. Assim viver em Betafly é
estar em constante evolução e ter coragem e determinação para se mover em
direção aos seus objetivos e alçar voos que nem sempre se imagina que é
possível conquistar na vida.
Sua
Marca Pessoal
Subtítulo:
Revele sua
autenticidade: fortaleça seu posicionamento profissional com uma comunicação
autêntica e memorável usando o Método FLYⓇ
Editora:
Literare
Prefácio: Luiz Seabra, fundador da Natura
Lançamento:
29 de Junho de
2023
Gênero:
Negócios e
Carreira
Páginas: 216
Tamanho:
15,8cm x 23 cm
Peso:
150g
ISBN: 978-65-5922-617-7
Sobre
as autoras
Giuliana
e Susana são especialistas em Personal Branding com tripla certificação pela
Reach Cc USA e co-fundadoras da Betafly Brandmakers, com escritórios em São
Paulo e Palo Alto.
GIULIANA
TRANQUILINI
Com
25 anos de carreira, atuou como executiva de Marketing, Comunicação e Branding
em empresas como Natura, Havaianas, Shopping Iguatemi, Spencer Stuart, e
agências como Wunderman e Almap BBDO - Gael. É palestrante no Brasil e Estados
Unidos, É co-autora do best-seller "Uma sobe e Puxa outra” e atua
também como professora de MBA e mentora de estudantes e residentes de medicina.
Graduada
pela ESPM, certificação em coaching pela SBC e certificação em Personal
Branding nos USA. Desde que se mudou para Palo Alto, amplia seu conhecimento em
formações como Storytelling for Influence na IDEOU, Design Thinking e Design
Your Life na Stanford University e Digital Marketing Strategies - Data, AI,
Analytics na Northwestern Kellogg Executive Education.
SUSANA
ARBEX
Com
28 anos de carreira executiva em Marketing, Branding e Planejamento
Estratégico atuou na Natura, Santander e T4F. Como consultora liderou projetos
de Branding para Klabin, Brastemp, Raízen, Cacau Show, BTG Investimentos, BRF,
Pepsico, dentre diversas outras marcas relevantes. Atua como Consultora,
Palestrante, Conselheira e Professora.
Tem
especialização em Marketing e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas, MBA
Executivo pela Fundação Dom Cabral, Pós-MBA na Kellogg School of Management, e
programas de liderança e presença executiva pela Wharton, Cornell e
Insead.
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