Livro traz soluções e insights para o fortalecimento da Marca Pessoal

Betafly

De autoria das especialistas em Personal Branding, Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, livro "Sua Marca Pessoal" dialoga com profissionais que têm oportunidade identificar seus diferenciais e comunicá-los de maneira autêntica

As novas tecnologias e as redes sociais revolucionaram o mercado. Se há pouco menos de duas décadas era quase impossível produzir conteúdo e divulgar um produto sem contar com o apoio de grandes veículos, hoje, com um smartphone e a internet, já é fácil fazê-lo e obter grandes retornos. Isso permitiu que indivíduos ganhassem maior protagonismo, tornando-os capazes de individualmente, terem um alcance tão grande quanto o de uma grande marca empresarial. Isso vem mudando a vida dos profissionais, sejam eles liberais ou sejam eles do mundo corporativo, que, agora, podem e devem se preocupar em divulgar suas Marcas Pessoais.

Contudo, a necessidade de divulgação da Marca Pessoal esbarra muitas vezes na dificuldade que muitos profissionais têm de identificar seus diferenciais e saber comunicá-los de maneira autêntica. Pensando sobretudo neles, as especialistas em Personal Branding e fundadoras da BetaFly, consultoria em gestão de Marca Pessoal, Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, escreveram o livro “Sua Marca Pessoal”, lançado recentemente, pela Editora Literare.

Na obra, o leitor trava contato com provocações e questionamentos que o levam a encontrar soluções e insights para o fortalecimento de sua Marca Pessoal, a fim de deixá-la mais autêntica e alinhada com o que deseja. “também apresentamos também ao público as etapas do nosso Método FLY®, que reúne nossa experiência de mais de 20 anos em comunicação e branding corporativo, testado e aprovado por centenas de pessoas, para que possa refletir sobre a sua marca e encontrar o seu jeito único de fazer com que seu nome seja lembrado, reconhecido, escolhido e preferido”, destacam as autoras. Tudo isso enriquecido com cases de sucesso, depoimentos e exercícios práticos.

Antes de começarem a explicar como o leitor pode fortalecer sua Marca Pessoal, Susana e Giuliana mostram, no capítulo um do livro, porque, na atualidade é imprescindível fazê-lo. As novas tecnologias, dizem elas, além de descentralizarem o poder das grandes marcas e grandes empresas, mudaram o mercado de trabalho, aumentando o protagonismo dos indivíduos. É sabido que profissões tradicionais deixarão de existir e novas ocupações surgirão. Conforme as autoras, ninguém sabe ao certo como será o futuro do trabalho, mas sim que será preciso apropriar-se da sua narrativa e deixar suas capacidades em evidência para acompanhar o mercado. “Uma das formas de se preparar para esse futuro difuso é trabalhar a Marca Pessoal, deixando claro o que se é capaz de fazer”, afirmam.

No capítulo dois, as autoras relatam que muitos profissionais ficam à espera do momento ideal para fortalecerem sua Marca Pessoal, o que é um grande equívoco, porque “Não existe não estar no mundo. A Marca Pessoal já existe e vem sendo construída à medida em que o profissional atua”, ressaltam. Conforme Susana e Giuliana, se o profissional sente um incômodo por não estar mais atuante e visível em sua área de atuação, é mais provável que não esteja sendo percebido como gostaria, pelo que considera relevante, que é a sua identidade. Assim, destacam a necessidade destes profissionais organizarem suas narrativas, escolhendo o que desejam evidenciar sobre eles: trajetória, história e talentos.

Mesmo cientes de que é preciso fortalecer a Marca Pessoal, muitos profissionais competentes sentem grandes dificuldades em fazê-lo. O capítulo três da obra é dedicado a elencar e explicar as diversas motivações que podem levar alguém a desenvolver um verdadeiro bloqueio mental na hora de mostrar seu valor profissional perante o mercado. Entre as principais justificativas estão: a dificuldade em se vender; o medo do julgamento das pessoas; a necessidade de se preparar um pouco mais; a introversão; a falta de um diferencial relevante; e confiar que um trabalho bem-feito será o suficiente para o reconhecimento.

Se o capítulo anterior aborda a dificuldades dos profissionais, o capítulo quatro debruça-se sobre o desafio da construção de uma marca memorável. De acordo com as autoras, para manter os melhores atributos da Marca Pessoal vivos nas mentes das pessoas é preciso haver conexão com as emoções delas. Susana e Giuliana tratam neste capítulo também da necessidade de a Marca Pessoal gerar conexão e confiança para ser considerada relevante. As autoras explicam que a confiança é formada através da consistência e autenticidade nas relações, mas também por meio das habilidades, competência e dos resultados que são entregues.

Após mapear o terreno da Marca Pessoal, as autoras começam, no capítulo cinco, a disponibilizar ferramentas para que os profissionais consigam identificar seu diferencial nesta seara e definir como se apresentarão no mercado a partir de seu propósito e objetivo. Susana e Giuliana começam esta missão apresentando seu Método FLY®. Abordam a importância da autoanálise como ponto de partida para essa jornada, destacando duas premissas para quem quer seguir aprofundando a Marca Pessoal e alcançar os resultados que deseja: foco no positivo e foco no futuro.

Mergulhando em seu método, as autoras ressaltam no capítulo seis que o trabalho delas junto aos profissionais objetiva fortalecer/revelar a Marca Pessoal que manifesta quem são de verdade. “Acreditamos que uma Marca Pessoal é tanto mais autêntica quanto mais se expressa de maneira alinhada com a sua identidade”, afirmam. Assim, conforme Susana e Giuliana, o Método FLY®.  se fundamenta na clareza de identidade e na busca de expansão da autoconsciência. “Sem trazer à tona a essência, não é possível haver autenticidade, correndo-se o risco de criar uma personagem e trabalhar uma Marca Pessoal que não vai se sustentar ao longo do tempo”, explicam.

Desse modo, antes de iniciar uma estratégia de comunicação para o fortalecimento de Marca Pessoal, as autoras destacam que é preciso olhar primeiro para a própria Identidade, fazendo um mergulho profundo em si, que se faz através do mapeamento do seu DNA. No capítulo sete do livro, Susana e Giuliana explicam que para traçar esse DNA da marca pessoal é necessário fazer um diagnóstico dela. Para tanto, os profissionais deverão apoiar-se em três vertentes: conhecimento dos talentos, autopercepção e percepção dos outros.

Ainda no capítulo sete, as autoras propõem que o leitor faça uma reflexão sobre aquilo que deseja conquistar. “Quando conseguimos definir o que queremos conquistar e deixar como legado, damos uma direção clara à nossa marca pessoal”, declaram. Nesse sentido é preciso trabalhar alguns pontos, tais como valores, visão pessoal, propósito pessoal e o que te coloca em estado de flow. Para consolidar sua identidade, as fundadoras da BetaFly sugerem ao leitor o uso da ferramenta Círculo Dourado, que ajuda a estabelecer o que, como e por que cada profissional atua no mundo.

Depois de o leitor abrir suas camadas internas e olhar para dentro de si, aproximando-se da sua essência para ter bem claro o DNA de sua marca pessoal, Susana e Giuliana convidam-no, no capítulo oito, a definir o Posicionamento de sua marca no ecossistema profissional. “Posicionamento é o espaço que a sua marca pessoal ocupa na mente das pessoas. Em outras palavras é aquilo pelo qual seu nome é lembrado, reconhecido, escolhido, recomendado”, explicam.

A fim de bem posicionar a marca pessoal no mercado, os profissionais devem, conforme as autoras, olhar para seu público e ver como podem gerar valor a ele. Eles devem ainda olhar para o ambiente, com o intuito de entender qual posição ocupam no mercado em que atuam. Mirar o futuro e aonde a marca quer chegar também é necessário. Para isso, recomendam olhar para suas inspirações (modelos que ajudam a projetar quem e como desejamos ser). Definir o território de sua Marca Pessoal, ou seja, seu escopo de atuação, do mesmo modo é imprescindível, assim como suas credenciais - todas as experiências e vivências que são a base de sua credibilidade. Por fim, as fundadoras da Betafly, orientam que os profissionais façam uma proposta única de valor, uma síntese de suas, habilidades, conhecimentos, experiências, talentos e identidade.

Conforme as autoras, ao expressar suas ideias e interagir de forma estratégica, tendo como base o DNA e posicionamento de sua marca, os profissionais fortalecem aspectos de sua reputação e constroem uma percepção sobre quem são alinhadas com sua proposta única de valor. “Dessa forma, eles deixam claro na mente e no coração das pessoas qual é o seu papel no mundo e como podem agregar valor na vida delas por meio dele”, ressaltam. O DNA e posicionamento de Marca Pessoal perdem força sem uma boa estratégia de comunicação. Cientes disso, Susana e Giuliana se debruçam sobre este tema no capítulo nove do livro e explicam por que, o que, como e onde comunicar, percorrendo desde a definição das mensagens centrais da marca, como usar o Storytelling, até exercícios práticos como escrever sua Bio e seu Pitch Pessoal. Por fim, destacam a importância do networking e finalizam com a explicação sobre a Presença Executiva, que é composta pelos aspectos mais sutis da comunicação de uma Marca Pessoal.

Aproximando-se do final do livro, em seu capítulo 10, as fundadoras da BetaFly orientam o leitor a colocar em prática os insights que tiveram ao longo do processo de intensa e profunda reflexão acerca da importância da Marca Pessoal. Nesse sentido, é importante que ele tenha em mente três pontos primordiais: agir com intenção a fim de reforçarem os atributos que almeja estarem vivos na mente das pessoas; estabelecer um plano de ação, para facilitar a execução desta intenção; atuar com coragem, pois só com ela será protagonista.

 

No capítulo derradeiro da obra, Susana e Giuliana convidam o leitor a viver em Beta e Fly, e ainda matam a curiosidade de todos a respeito da origem do nome de sua consultoria. “Beta”, explicam elas, é um termo usado na área de tecnologia para indicar uma versão preliminar de um software que está em desenvolvimento. Já “Fly” significa voar em inglês. Assim viver em Betafly é estar em constante evolução e ter coragem e determinação para se mover em direção aos seus objetivos e alçar voos que nem sempre se imagina que é possível conquistar na vida.

 

Sua Marca Pessoal

Subtítulo: Revele sua autenticidade: fortaleça seu posicionamento profissional com uma comunicação autêntica e memorável usando o Método FLY

Editora: Literare

Prefácio: Luiz Seabra, fundador da Natura

Lançamento: 29 de Junho de 2023

Gênero: Negócios e Carreira

Páginas: 216

Tamanho: 15,8cm x 23 cm

Peso: 150g

ISBN: 978-65-5922-617-7

 

Sobre as autoras

Giuliana e Susana são especialistas em Personal Branding com tripla certificação pela Reach Cc USA e co-fundadoras da Betafly Brandmakers, com escritórios em São Paulo e Palo Alto.

GIULIANA TRANQUILINI

Com 25 anos de carreira, atuou como executiva de Marketing, Comunicação e Branding em empresas como Natura, Havaianas, Shopping Iguatemi, Spencer Stuart, e agências como Wunderman e Almap BBDO - Gael. É palestrante no Brasil e Estados Unidos, É co-autora do best-seller "Uma sobe e Puxa outra” e atua também como professora de MBA e mentora de estudantes e residentes de medicina.

Graduada pela ESPM, certificação em coaching pela SBC e certificação em Personal Branding nos USA. Desde que se mudou para Palo Alto, amplia seu conhecimento em formações como Storytelling for Influence na IDEOU, Design Thinking e Design Your Life na Stanford University e Digital Marketing Strategies - Data, AI, Analytics na Northwestern Kellogg Executive Education.

SUSANA ARBEX

Com 28 anos de carreira executiva em Marketing, Branding e Planejamento Estratégico atuou na Natura, Santander e T4F. Como consultora liderou projetos de Branding para Klabin, Brastemp, Raízen, Cacau Show, BTG Investimentos, BRF, Pepsico, dentre diversas outras marcas relevantes. Atua como Consultora, Palestrante, Conselheira e Professora.

Tem especialização em Marketing e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Pós-MBA na Kellogg School of Management, e programas de liderança e presença executiva pela Wharton, Cornell e Insead. 

 

Comentários