ESPM e Panorama Setorial da Cultura Brasileira realizam série de oficinas gratuitas em Florianópolis sobre cadeia produtiva de cultura
Oficinas acontecem nos dias 13 e 14 de julho no
SESC Prainha, com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em
atividades culturais
A ESPM, escola de
negócios, em parceria com o Panorama
Setorial da Cultura Brasileira (PSCB), traz para
Florianópolis uma série de oficinas gratuitas sobre a cadeia produtiva da
cultura. Com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em atividades
culturais, as oficinas acontecem nos dias 13 e 14 de julho, no SESC Prainha. As
inscrições podem ser feitas pelo site https://credenciamento.espm.br/pscb.
Ministradas
pelos professores da ESPM Gisele Jordão, Caio Quintas e Roberta Iahn, as
oficinas vão oferecer aos participantes estratégias de gestão cultural e
ampliação do acesso à cultura, bem como o fomento de expressões artísticas. A
agenda é destinada a agentes culturais (artistas, produtores e fornecedores),
viabilizadores (iniciativa privada e governo) e difusores (pontos de
distribuição de produtos culturais e divulgadores) com o intuito de contribuir
com a expansão e investimentos da cultura na cidade.
O PSCB faz parte da
indústria criativa e está entre os mais dinâmicos setores do comércio mundial,
segundo relatório lançado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e
o Desenvolvimento. O programa tem como objetivo principal disponibilizar
informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de
facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva. Foi
elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da
cultura. Suas primeiras edições, ouviram tanto produtores como investidores da
cultura, da iniciativa privada e governo, bem como investigou o público
brasileiro e suas motivações para consumir cultura.
Oficina 1 - A cadeia produtiva da cultura e os resultados
do estudo PSCB
Gisele
Jordão
13/07/2023
– das 13h às 17h
Apresenta
os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais,
seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais.
Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho
de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19.
Público-alvo:
artistas, produtores, distribuidores, divulgadores, agentes viabilizadores,
estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação,
administração, fornecedores, imprensa, difusores digitais de cultura e
interessados em geral.
Oficina 2 – Oficina de Produção
Cao
Quintas
14/07/2023
– das 9h às 12h
Procura
favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos
culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a
editais públicos e privados. Público-alvo: produtores de atividades culturais,
gestores de bens e atividades culturais, estudantes universitários de produção
cultural, artes, comunicação, administração e demais ciências humanas, artistas,
fornecedores e interessados no tema.
Oficina 3 – Distribuição e divulgação de atividades
culturais
Roberta
Iahn
14/07/2023
– das 13h às 16h
Planejar
e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das
artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura.
Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da
produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as
redes de comunicação operantes com seus públicos.
Público-alvo:
agentes atuantes na divulgação e distribuição de atividades culturais,
imprensa, gestores de equipamentos culturais, gestores de redes digitais da
cultura, difusores digitais de cultura, assessores de imprensa e interessados
no tema.
Oficina 4 – Como pensam os viabilizadores da cultura
Gisele
Jordão
14/07/2023
– das 16h às 18h
Conhecer
as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas
de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de
investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes
investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura.
Público-alvo:
produtores, gestores e proponentes de projetos culturais, investidores da
iniciativa privada e governo, gestores e decisores de investimentos em
cultura.
Serviço
Panorama Setorial da Cultura Brasileira
Oficinas sobre a cadeia produtiva de cultura
Data: 13 e 14 de julho
Local: SESC Prainha
Travessa Siríaco Atherino, 100 - Centro,
Florianópolis,
Inscrições abertas e gratuitas: https://credenciamento.espm.br/pscb
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