ESPM e Panorama Setorial da Cultura Brasileira realizam série de oficinas gratuitas em Florianópolis sobre cadeia produtiva de cultura

 

ESPM

Oficinas acontecem nos dias 13 e 14 de julho no SESC Prainha, com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em atividades culturais

A ESPM, escola de negócios, em parceria com o Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB),  traz para Florianópolis uma série de oficinas gratuitas sobre a cadeia produtiva da cultura. Com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em atividades culturais, as oficinas acontecem nos dias 13 e 14 de julho, no SESC Prainha. As inscrições podem ser feitas pelo site https://credenciamento.espm.br/pscb.

Ministradas pelos professores da ESPM Gisele Jordão, Caio Quintas e Roberta Iahn, as oficinas vão oferecer aos participantes estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura, bem como o fomento de expressões artísticas. A agenda é destinada a agentes culturais (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo) e difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) com o intuito de contribuir com a expansão e investimentos da cultura na cidade.

O PSCB faz parte da indústria criativa e está entre os mais dinâmicos setores do comércio mundial, segundo relatório lançado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. O programa tem como objetivo principal disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva. Foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura. Suas primeiras edições, ouviram tanto produtores como investidores da cultura, da iniciativa privada e governo, bem como investigou o público brasileiro e suas motivações para consumir cultura. 

Oficina 1 - A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB

Gisele Jordão

13/07/2023 – das 13h às 17h

Apresenta os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais, seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais. Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19.

Público-alvo: artistas, produtores, distribuidores, divulgadores, agentes viabilizadores, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração, fornecedores, imprensa, difusores digitais de cultura e interessados em geral.

Oficina 2 – Oficina de Produção

Cao Quintas

14/07/2023 – das 9h às 12h

Procura favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a editais públicos e privados. Público-alvo: produtores de atividades culturais, gestores de bens e atividades culturais, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração e demais ciências humanas, artistas, fornecedores e interessados no tema.

Oficina 3 – Distribuição e divulgação de atividades culturais

Roberta Iahn

14/07/2023 – das 13h às 16h 

Planejar e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes com seus públicos.

Público-alvo: agentes atuantes na divulgação e distribuição de atividades culturais, imprensa, gestores de equipamentos culturais, gestores de redes digitais da cultura, difusores digitais de cultura, assessores de imprensa e interessados no tema. 

Oficina 4 – Como pensam os viabilizadores da cultura

Gisele Jordão

14/07/2023 – das 16h às 18h

Conhecer as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura.

Público-alvo: produtores, gestores e proponentes de projetos culturais, investidores da iniciativa privada e governo, gestores e decisores de investimentos em cultura. 

 

Serviço

Panorama Setorial da Cultura Brasileira

Oficinas sobre a cadeia produtiva de cultura

Data: 13 e 14 de julho 

Local: SESC Prainha

Travessa Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis, 

Inscrições abertas e gratuitas: https://credenciamento.espm.br/pscb

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