AS 5
métricas que devem ser analisadas para descobrir como anda a saúde financeira
do seu negócio
Quando o assunto é saber o
desempenho financeiro da empresa é comum ter muitas dúvidas. São tantos
indicadores que a grande pergunta que todo empreendedor ou gestor financeiro se
faz é: quais são os indicadores que devo analisar e acompanhar?
Para te ajudar a responder esta
pergunta, a consultora financeira, Adriana Pepes, lista as 5 métricas financeiras capazes
de avaliar a saúde financeira da sua empresa.
1 – Fluxo
de caixa
"É sem dúvidas uma das
métricas mais importantes e deve ser seguida de perto. O fluxo de caixa é a
diferença entre a entrada e saída de capital da empresa. Se é positivo, quer
dizer que tem mais dinheiro entrando do que saindo, isso é ótimo. Quer dizer
que a empresa tem liquidez e poderá responder rápido a uma dívida que surgir de
última hora. Lembre-se que sem a liquidez adequada uma empresa pode ser incapaz
de atingir seu potencial pleno e ter problemas para crescer", diz a
especialista da Resolve Financeiro.
2 –
Crescimento da receita
Avaliar e estimar o crescimento
da receita, ou seja, a projeção e o crescimento das vendas, é um processo
desafiador. Muitas vezes é baseada em suposições e não leva em conta os
acontecimentos inesperados da economia. Essa métrica obriga a levar em conta as
médias de crescimento da indústria, ou do segmento de mercado que sua empresa
faz parte, e avaliar o todo, a participação no mercado e as estratégias de
preços. "Estudando o histórico desses valores, essa métrica pode fornecer
um indicador bem confiável para julgar o desempenho do seu negócio e o
crescimento médio que se pode esperar", diz Adriana.
3 –
Margem Bruta
"A margem bruta mede a rentabilidade
das vendas depois que se desconta tudo que devia (custo, impostos etc). É o que
se ganha efetivamente, e é uma boa métrica para investidores avaliarem a
viabilidade de um negócio. É ela que vai mostrar o quão a empresa é eficiente e
bem estruturada", afirma a consultora.
Ela também diz que, nesse
quesito, o empreendedor ou gestor deve concentrar seus esforços para aumentá-la
de forma progressiva. Ciclos de avaliação periódica precisam ser implementados
para garantir que o negócio esteja crescendo na direção certa e no ritmo
correto.
4 –
Retorno sobre investimento (ROI)
Segundo a consultora, o
ROI é uma métrica que vai mensurar a relação entre o capital investido e o
lucro gerado em consequência. Algumas empresas usam apenas para ações
específicas, muitas vezes de marketing, mas também pode servir para avaliar a
empresa de uma forma geral. Despesas totais devem incluir gastos
administrativos, pagamento de funcionários, produção indireta, marketing e
despesas operacionais gerais. Depois isso deve ser comparado com o lucro
gerado. O ROI deve ser constantemente analisado. Cada item deve ser levando em
conta para saber o quanto estão contribuindo para o crescimento geral da
empresa.
5 – Custo
de Aquisição de Clientes (CAC)
Adriana Pepes aconselha você a se
perguntar quanto você gasta para fazer uma venda. "Você já parou para
pensar quanto sua empresa esta investimento para conquistar um cliente novo?
Essa métrica é importante para tomar decisões como, por exemplo, se a empresa
irá aumentar ou reduzir a verba para ações de marketing, ou ainda para mostrar
que você está investindo em canais com pouco retorno. Geralmente ela é medida
colocando no papel tudo que foi gasto em esforço e a quantidade de novos
clientes conquistados. Lembre-se que se o CAC for muito alto, seu lucro
provavelmente está reduzindo", finaliza a especialista.
Essas são algumas das métricas
mais importantes para mensurar a saúde financeira da sua empresa. Você concorda
que elas estejam entre as principais? Caso tenha ficado dúvidas, procure um
consultor financeiro especializado.
Serviço:
Resolve Financeiro
Adriana
Pepes
Consultora
financeira
(41)
99607-0509
@resolve.financeiro
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