Em "Obsessão pelo cliente", os
ex-executivos da multinacional, Colin Bryar e Bill Carr, revelam a história,
cultura e insights por trás da gigante de tecnologia
Em meados dos anos 1990, uma pequena
empresa ocupava três salas de uma casinha em Seattle e tinha funcionários
amontoados em mesas feitas de portas em bases de madeira, completamente
improvisadas. O início improvável daquela que se tornaria uma das maiores e
mais importantes marcas do mundo é o ponto de partida dos ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr para contar a
história da Amazon.
No
livro Obsessão pelo cliente,
que chega ao Brasil pela Citadel
Grupo Editorial, os autores recuperam a trajetória da
multinacional fundada por Jeff Bezos até os dias atuais para revelar os
princípios e práticas que impulsionaram o sucesso da gigante de tecnologia,
iniciada como uma loja de venda de livros online. O título da obra explicita a
essência do pensamento amazoniano:
a definição de objetivos a partir das necessidades e desejos dos clientes.
Estruturado
nos 14 princípios de liderança que direcionam a tomada de decisões em todos os
níveis da empresa, os executivos apresentam exemplos concretos e acessíveis de
como são colocadas em prática uma série de funções, desde a contratação e
comunicação até organizacional e design de produto. Estes princípios, explicam
os autores, são a estrutura básica usada diariamente ao discutir ideias para
novos projetos ou resolver um problema.
Se
analisar o funcionamento de qualquer processo importante dentro da Amazon,
verá esses princípios
desempenhando um papel proeminente.
As avaliações de desempenho
dos funcionários mostram isso perfeitamente.
Grande parte do feedback de
colegas e gerentes usado nessas avaliações concentra-se em como uma pessoa
exibiu,
ou deixou de exibir, os
princípios de liderança da Amazon durante o período analisado.
(Obsessão pelo cliente,
p. 37)
O
processo de recrutamento também é um dos temas abordados ao apresentar o Bar Raiser, que fornece
métodos para fazer contratações melhores, com eficiência e mais rapidez. Já o
capítulo sobre liderança separável, de segmento único, contribui para elucidar
por que a coordenação aumenta e a produtividade diminui enquanto as
organizações crescem. Esta estratégia visa minimizar a perda da eficiência
causada pelas dependências intraorganizacionais.
Com
27 anos de experiência somados entre eles – grande parte durante o período de
inovação incomparável que criou produtos e serviços como Kindle, Amazon Prime,
Amazon Studios e Amazon Web Services –, Bryar e Carr oferecem acesso à espinha
dorsal da Amazon, contam como ela foi desenvolvida e comprovam que é um método
repetível, escalonável e adaptável. Uma leitura para qualquer pessoa
interessada no tema, com lições aplicáveis a pequenas e grandes empresas.
Obsessão
pelo cliente é um
guia prático e revelador de como a empresa cresceu e se tornou tão
bem-sucedida. Repleto de memórias do tempo que nela atuaram, os autores
demonstram que o sucesso na escala da companhia não é alcançado pela
genialidade de um único líder, mas sim por meio do compromisso e da execução de
um conjunto de princípios e práticas bem definidos e executados, compartilhados
pela primeira vez nesta obra.
Com
prefácio de André Street,
empresário brasileiro, filantropo e fundador da empresa de pagamentos Stone, o
livro integra o projeto Stone Educa. Todos os anos, por meio da iniciativa é
escolhido um título literário para inspirar os colaboradores e desenvolver
novos talentos.
Ficha
Técnica
Título: Obsessão pelo Cliente
Subtítulo: Working
Backwards: histórias, segredos e insight exclusivos de dentro da Amazon
Autores: Colin
Bryar e Bill Carr
Editora: Citadel
Grupo Editorial
Prefaciador:
André Street
ISBN: 978-65-5047-125-5
Páginas: 368
Formato: 15.5
x 1.1 x 23 cm
Preço: R$
64,90
Onde encontrar:
Amazon
Sobre
os autores:
Colin
Bryar ingressou na
Amazon em 1998 e passou os 12 anos seguintes na equipe de liderança sênior
enquanto a empresa passava de uma vendedora doméstica (apenas nos EUA) de
livros para uma potência global e multidimensional de inovação. Colin atuou
como vice-presidente e por dois de seus anos foi “chefe de Gabinete” de Jeff
Bezos, também conhecido como “sombra de Jeff”. Cofundador da Working Backwards
LLC, treina executivos de empresas grandes e em estágio inicial sobre como
implementar as práticas de gestão desenvolvidas na Amazon.
Bill
Carr ingressou na
Amazon em 1999 e passou mais de quinze anos na empresa. Como vice-presidente de
mídia digital, lançou e gerenciou os negócios globais de música e vídeo
digital, incluindo Amazon Music, Prime Video e Amazon Studios. Cofundador da
Working Backwards LLC, treina executivos de empresas grandes e em estágio
inicial sobre como implementar as práticas de gestão desenvolvidas na Amazon.
Sobre
a editora:
Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que a Citadel Grupo
Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de
inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como,
Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras
propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma
vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que
tocam de alguma maneira o espírito do leitor.
Redes
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