Saiba qual a relação dos vinhos com as expressões artísticas

 

O Dia Mundial da Arte é comemorado no dia 15 de abril, data criada pela Associação Internacional de Arte (IAA) para promover a conscientização da atividade criativa no mundo. As manifestações artísticas representam sentimentos, transparecem aspectos culturais da sociedade ao longo do tempo e fomentam uma melhor compreensão do mundo. O dia escolhido é uma homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, artista italiano considerado símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo. 

Para celebrar a ocasião, por que não uma boa taça de vinho? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, selecionou alguns exemplos de vinícolas que revelam a expressão da arte em seus rótulos. “São vinícolas que se inspiram em movimentos artísticos e que manifestam seus sentimentos, estudos e técnicas nesse líquido milenar que inspira há gerações”, esclarece.

Bodegas Arráez - Eduardo Bermejo D.O. Valencia Tinto 2020

É um saboroso Tempranillo de Valência, Espanha, elaborado pela Bodegas Arraez, uma vinícola que tem em seu projeto enológico o foco principal em uvas autóctones do Mediterrâneo. Com características pouco clichês, é um vinho de alta qualidade, irreverente, ousado e descomplicado, que pode ser desfrutado, a qualquer hora e em qualquer lugar. Eduardo Bermejo é um vinho que recebe o nome do artista plástico valenciano que ilustrou o rótulo, demonstrando todo cuidado e apreço que a vinícola tem pelas manifestações artísticas e culturais. Trata-se de um vinho elegante, suculento, bem equilibrado, com um perfil muito fresco e que ressalta o caráter mediterrâneo da casta nesta região. É proveniente de vinhedos com mais de 30 anos e cultivados a uma altitude de 600 metros, ou seja, são uvas com maior concentração de nutrientes capazes de gerar vinhos mais complexos em aromas e sabores. E 50% do vinho descansa por quatro meses em barricas de carvalho americano para arredondar os taninos e agregar mais complexidade sem perder o caráter fresco e  frutado. Um vinho moderno e cheio de personalidade!

(https://www.wine.com.br/vinhos/eduardo-bermejo-d-o-valencia-tinto-2020/prod27702.html

Viña Vik - Vik A Limited Edition 2021

Para a Viña Vik, a ciência e o conhecimento são a sua base, a paixão é o motor e o vinho é a expressão de sua arte. Vik é a considerada a primeira vinícola sob a filosofia holística do mundo, em que o todo está integrado na produção de vinhos singulares por ter como seu pilar central a busca do equilíbrio entre o ser humano, a terra, o clima e os recursos tecnológicos para, assim, obter uma produção que prioriza a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. O enólogo Cristian Vallejo costuma comparar os vinhos da Vik A com o universo dos livros. Para o especialista, cada taça é um novo capítulo e cada gole é uma nova página que conta a história do terroir e da paixão pelo ofício de produzir vinhos. Vik A Limited Edition 2021 é um blend das uvas Syrah (39%), Cabernet Sauvignon (36%) e Carménère (25%), que ficou durante vinte meses em barris de carvalho francês para incorporar mais complexidade, corpo e estrutura. É um vinho elegante, com mineralidade e uma sensação sedosa única na boca. Por apresentar estrutura firme, com taninos maduros e macios, aliados a uma acidez equilibrada, é um vinho intenso com um final longo inesquecível.

(https://www.wine.com.br/vinhos/vik-a-limited-edition-2021/prod28661.html

Viña Vik - La Piu Belle 2020

Na Viña Vik, vale muito a pena também conhecer o exemplar La Piu Belle 2020. Para a renomada vinícola Vik, La Piu Belle é a deusa do Millahue Valley, chamado também de 'Lugar do Ouro', a personificação mística do seu terroir. A safra 2020 é um elegante e complexo blend das uvas Carménère, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que permaneceu vinte e três meses em barricas de carvalho francês. Dessa forma, transparece a maestria da vinícola e a autenticidade destas castas em terroir chileno. É um vinho volumoso, estruturado, intenso e com muito frescor que apresenta um encantador buquê aromático, além, claro, de apresentar um equilíbrio perfeito na boca. Por ser um exemplar macio, com taninos redondos e sutis, corpo firme e com acabamento agradável e longo, é uma obra-prima que merece ser apreciada.

(https://www.wine.com.br/vinhos/la-piu-belle-2020/prod28660.html

Finca Las Moras - Finca Las Moras Dadá Nº 1 Art Wine 2021

A linha Dadá, da vinícola argentina Finca Las Moras, tem como objetivo oferecer vinhos para surpreender os sentidos. Inspirada no Dadaísmo, movimento artístico da vanguarda europeia no início do século XX, esta linha busca desafiar o tradicional, utilizando barricas de carvalho com intensidades diferentes de tosta para acentuar notas únicas em cada uma das variedades. É o caso, por exemplo, do Dadá Nº 1 Art Wine 2021 que foi envelhecido em barricas de carvalho americano de tosta de média intensidade para destacar as notas de frutas vermelhas maduras e baunilha. O resultado é um exemplar equilibrado, com boa intensidade, aveludado, com taninos macios e bem integrados. Ser irreverente, atrevido, transformar o comum em extraordinário. 

(https://www.wine.com.br/prod27185.html

Permita-se expressar seus sentimentos e sua arte com uma taça de vinho! 

Sobre a Wine

Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br 

Comentários