José Antônio Ramalho, referência de profissional multimídia, revela caminhos para dominar a arte do Storytelling
Especialista em tecnologia, escritor, fotógrafo
e filmmaker mostra como criar narrativas sedutoras para envolver marcas e
pessoas
Tornar as palavras mais sedutoras aos olhos e ouvidos de quem
as recebe a ponto de ganhar total atenção é a base para criar conexões de
qualidade com as pessoas, e isso também é verdade para as marcas e empresas. Em
Storytelling: Cativando com
a Narrativa, lançamento da editora Almedina Brasil, o
especialista em tecnologia, escritor, fotógrafo e filmmaker, José Antônio Ramalho,
reúne o embasamento teórico e prático necessário para quem deseja dominar a
arte de contar boas histórias.
Referência
de profissional multimídia, o autor desenvolveu carreiras de sucesso em campos
distintos, já que contar histórias faz parte do seu DNA. Formado em Computação
pela Universidade Mackenzie em 1984, começou a escrever livros técnicos e
migrou para outros ramos. Publicou 123 obras nas áreas de tecnologia, mitologia
grega, fotografia e aventura, traduzidos para diversas línguas, entre elas o
inglês, espanhol, polonês e chinês. Ele também idealizou e coapresentou, junto
com Álvaro Garnero, a 4ª temporada do programa “50 por 1”, além de diversos
documentários sobre viagem.
Neste
título, Ramalho compartilha sua expertise
para auxiliar marcas a engajar a audiência e mantê-la curiosa sobre a mensagem
que está sendo passada. A técnica de storytelling possibilita a transmissão de
conteúdo através de um enredo bem elaborado, com narrativa envolvente, usando
um conjunto palavras e recursos audiovisuais apropriados. A ideia desse guia é
incorporar técnicas à rotina do leitor, para que atinja a audiência de forma
eficiente.
Não
importa em que ponto de sua jornada você esteja, saber transmitir uma ideia, um
conceito ou qualquer informação de forma adequada fará toda a diferença para
alcançar um objetivo que depende do seu poder para convencer alguém sobre o que
você está falando, ou simplesmente obter um sorriso de quem te escutou. A forma
adequada a qual nos referimos depende do objetivo que você quer alcançar. Para
tal você terá de engajar sua audiência e mantê-la curiosa sobre o que você está
falando ao longo de sua narrativa. Falhe nisso e você estará fadado ao
fracasso.
(Storytelling: Cativando com a Narrativa, p. 17)
Com
a colaboração das tecnologias atuais, o autor introduz as melhores práticas
para cativar a audiência e potencializar projetos profissionais ou pessoais.
Ramalho aborda ainda a adequação do formato da história ao público-alvo; o
manejo das emoções; a aplicação das estruturas narrativas universalmente
aceitas; e as habilidades de storytelling.
Storytelling:
Cativando com a Narrativa
combina a teoria e a prática por meio de atividades propostas em diferentes
áreas do conhecimento humano. Além disso, traz uma série de exercícios para
auxiliar no desenvolvimento de soluções criativas. O livro evidencia o valor
das narrativas autênticas, aliadas a uma postura convincente, que mudarão a trajetória
do leitor.
Ficha
técnica
Livro: Storytelling: Cativando com a
Narrativa
Autor: José
Antônio Ramalho
Editora: Almedina
Brasil
ISBN: 9786587019574
Páginas: 352
Formato: 23x16x1,7cm
Preço: R$
139,00
Onde encontrar: Almedina
Brasil | Amazon
Vídeo descritivo: Vídeo 60s
Sobre
o autor
José
Antônio Ramalho é autor de 123 livros nas áreas de tecnologia, fotografia,
mitologia e viagens. Formado em Tecnologia, o jornalista e fotógrafo já
escreveu para veículos de diversos segmentos, além de produzir e coapresentar a
4ª temporada do Programa “50 por 1”, e outros documentários sobre viagem.
Redes
sociais do autor
Comentários
Postar um comentário