Feito por mulheres, um livro que roga por sororidade

Ideal para levar na bolsa, "Vozes de mulher" é ferramenta poética para ampliar o debate em torno da emancipação da voz feminina

A poesia de bolsa é a proposta da escritora e ghost writer Marília Marcucci para popularizar o contato das mulheres com os versos na literatura. A abordagem de temas conflituosos ecoados por um eu poético plural faz do livro Vozes de mulher uma ferramenta de identificação, que reverbera diferentes dores femininas na contemporaneidade.

Com formato enxuto, leve e prático, para ser aberto em qualquer lugar, o livro é um convite ao rito da emancipação feminina. Marília expõe vozes que merecem ser ouvidas e declamadas, no sentido de fortalecer a compaixão às diferentes formas de pensar e se sentir mulher, em um clamor por mais sororidade. 

Composto por 16 poemas de versos livres, carregados de musicalidade e ilustrados por Camila Vincci, a leitora é guiada por um caminho que passa por várias questões na vida de uma mulher. Em “Enxurrada portátil”, por exemplo, desperta o olhar para as redes sociais e a sociedade do espetáculo, com foco na aparência e consumismo.

Temas como maternidade e aborto podem ser encontrados em “Manto materno” e “Caldo indigesto”; já “Eu odeio bordéis”, narrado por uma prostituta, mostra que a sensualidade não é um produto. Ao fim, a leitura resulta em um coro de vozes em manifesto à importância de se expressar e compreender a dor da outra, mesmo sem ter vivido a história dela.

O que eu tenho aqui é matéria bruta, íntegra, apta, potencialmente densa.
Quer me imprimir um rótulo? Escreva: e-man-ci-pa-da.

(Vozes de mulher, p. 34 – poema “Eu jamais caberia no seu Bolso)

Inspirada por saraus, a autora quer transmitir coragem àquelas que não levantam a própria voz, com medo de serem silenciadas. Para reforçar isso, o tom de protesto presente em alguns poemas remete ao universo do “slam”, movimento que dá voz aos discursos periféricos.

Feito inteiramente por mulheres – da edição de conteúdo à capa e diagramação – o livro de Marília vai além da democratização da poesia entre o público feminino; busca ampliar a ocupação das mulheres no espaço literário, seja como leitoras ou profissionais do mercado do livro. 

FICHA TÉCNICA
Título: Vozes de mulher – Embates e contrastes
Autora: Marília Marcucci
Editora: Penalux – Selo Auroras
ISBN/ASIN: 978-65-5862-363-2
Formato: 13x18 cm
Páginas: 68
Preço: R$ 25,00
Onde comprar: Loja da autora

Sobre a autora: Marília Marcucci é escritora, ghost writer e gestora de comunicação e marketing em uma agência. Com formação em teatro, graduação em letras e pós-graduações em marketing e literatura, faz da escrita o seu meio de sobrevivência, seja no ambiente empresarial, no qual atua há mais de 20 anos, seja no ambiente literário, colecionando poemas, crônicas e artigos cotidianos. Em 2021, foi contemplada pelo prêmio Edital ProAC 2021 de apoio à literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para publicação da sua primeira obra literária. 

Redes sociais:
Instagram: @marilia.marcucci
Site: www.mariliamarcucci.com.br

Comentários