Embora a expectativa seja grande por parte dos alunos é muito importante instruí-los de maneira adequada a fim de colaborar para que haja experiências ainda mais positivas, seguras e proveitosas. O colégio Recreio Christian School que já capacita professores da rede pública, agora ensina pais, familiares e amigos a identificar problemas e auxiliar no aprendizado e relacionamento escolar dos alunos.
Um momento muito esperado por crianças e adolescentes é a volta às aulas. Um
grande motivo para reencontrar os amigos, brincar e aprender coisas novas.
Embora a expectativa seja grande por parte deles, é muito importante
instruí-los de maneira adequada a fim de colaborar para que haja experiências
ainda mais positivas, seguras e proveitosas.
Para
crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a volta
às aulas pode não ser tão divertida assim, já que o transtorno afeta de forma
significativa o processo de aprendizagem e os relacionamentos com colegas e
professores.
No
caso de crianças típicas, a antecipação da rotina mesmo que um pouco antes das
férias acabarem seria o suficiente para regular os horários e colocar a nova
rotina em dia. "É necessário estar atento à vida acadêmica dos nossos
filhos, para estimular o desenvolvimento, a autoconfiança e o interesse das
crianças em aprender. Os pais devem demonstrar total interesse pela vida
escolar dos filhos, o que impacta diretamente no dia a dia escolar deles."
Afirma Gabriel Frozi, CEO da escola Recreio Christian School. O primeiro
colégio na América Latina voltado ao ensino bilíngue para crianças com
TDAH.
Somente
os pais de uma criança com TDAH entendem a necessidade de um ensino
diferenciado e seguro. Preparar uma criança com esse quadro para a volta às
aulas vai muito além de uma rotina ou algo esquematizado apenas pelos pais.
Um
estudo do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade
(Prodah), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de
Clínicas, encontrou uma prevalência de 5,8% de TDAH em crianças e adolescentes.
Existem aproximadamente 50 milhões de brasileiros com idades entre 5 e 19 anos,
isto significa que são 2 milhões e meio de portadores no país. O transtorno
pode ser oficialmente diagnosticado a partir dos sete anos de idade, justamente
no período de alfabetização e coloca o Brasil dentro do patamar internacional,
com ocorrência entre 4% e 5% em crianças em idade escolar.
Diversos
estudos já mostraram que o déficit de atenção, associado ou não à
hiperatividade e à impulsividade, frequentemente compromete o rendimento
escolar. Tendo em vista as necessidades de cada criança, esse perfil precisa
ser traçado, para que um trabalho personalizado possa ser feito quando esse
aluno voltar à sala de aula.
Uma
comunicação efetiva e segura com a criança é o primeiro passo para que esse
processo inicie. O carinho, o amor e atenção nesse momento também são
fundamentais. Uma sessão de planejamento com a criança para conversar sobre o
que dificulta na escola, seus medos e inseguranças, desafios e expectativas
também precisam ser pontuados e posteriormente examinados com o
professor.
Todo
o trabalho com uma criança ou adolescente com transtorno de déficit de atenção
é diário e constante. Uma família unida aliada à uma escola competente e
participativa é fundamental para um aluno se desenvolver em todos os campos de
forma efetiva, superando as dificuldades do TDAH.
Gabriel
Frozi, também fundador da escola Recreio Christian School, pensando em
facilitar esse processo de adaptação dessas crianças e adolescentes no ambiente
escolar, criou um sistema inovador de ensino, que prioriza a participação em
sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos.
O modelo tradicional aplicado na instituição contempla ambientes e atividades
diferenciadas, no qual o professor é o facilitador do processo
ensino-aprendizagem, favorecendo o espaço de interlocução e socialização. Além
disso, há a instrução bilíngue, que favorece a aquisição total na língua
inglesa, em 50% do ensino, ensejando preparação para universidades brasileiras
e internacionais. "Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas potencialidades
e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente cooperativo,
propiciando a vivência de valores cristãos." Continua Gabriel Frozi.
A
adoção de métodos e recursos que estimulem a participação e o foco do
estudante; a prática e estímulo à repetição; um comando por vez de forma
objetiva e clara, além do reforço positivo na construção do aprendizado são
estratégias valiosas adotadas na Recreio Christian School (RCS). Além disso, os
diferenciais da escola são o ensino bilíngue e o sistema de avaliação, onde as
provas bimestrais não são o principal aspecto a ser levado em conta na hora de
aprovar um estudante, mas um conjunto de fatores como a participação em sala de
aula, lição de casa, trabalhos extras, desempenho diário em sala de aula, etc.
"O sistema não é baseado só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na
avaliação, mas cumpre com as demais obrigações, pode ser aprovado, desde que
consiga a média 7", explica Gabriel Frozi, salientado que, os alunos são
submetidos a um sistema de avaliação no qual 15% da nota se refere à
participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova
bimestral. A proposta impacta diretamente as crianças e os jovens com o
objetivo de capacitá-los e com isso, o índice de reprovação escolar tende a
diminuir muito.
O
ensino da RCS não se restringe somente a esse público, mas qualquer um pode
desenvolver-se com ele, afinal, um ensino acolhedor, motivador e de qualidade
pode ser desfrutado de maneira ainda mais proveitosa.
RECREIO
CHRISTIAN SCHOOL - UNIDADE RECREIO DOS BANDEIRANTES
Av.
Genaro de Carvalho, 1500 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ,
22790-072
RECREIO
CHRISTIAN SCHOOL - UNIDADE CAMPO GRANDE
Francisco de Almeida Costa, 46 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23050-280
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