Aplicação do Ensino Religioso nas escolas brasileiras ganha destaque com livro de Doutor em Educação
Especialista Lucelmo Lacerda de Brito analisa
modelos de implementação da única disciplina determinada na Constituição
Federal e que se tornou elemento central de disputas políticas
Que
modelo as escolas brasileiras adotam na implementação do Ensino Religioso? Qual
o perfil dos profissionais que lecionam a matéria? Os conteúdos transmitidos
nas aulas servem para esclarecer ou doutrinar os alunos? Estas são algumas das
perguntas respondidas pelo Doutor em Educação Lucelmo Lacerda de
Brito no livro Ensino
Religioso na Era da Laicidade? Modelos em Ação no Brasil, publicado pela editora Appris.
Na obra, o especialista analisa a
maneira como a única disciplina constitucionalmente obrigatória no currículo
escolar é regulamentada e implementada em diferentes regiões do país. Para
isso, adota como referência os estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina,
que possuem diferentes abordagens do assunto e representam os padrões mais
comuns em todo território nacional. Ele questiona ainda a pertinência da transmissão
dos conhecimentos sobre religião em sala de aula, tendo a laicidade do Estado
como base para reflexão.
Os dados levantados por Lucelmo mostram
que as escolas catarinenses aplicam uma postura mais “fenomenológica” do Ensino
Religioso,
que
aborda a religião a partir das premissas cientificas e sem julgar quais crenças
são válidas ou não. Já as instituições fluminenses tendem a aplicar o modelo
“confessional”, que abraça uma fé determinada conforme a opção religiosa do
aluno ou de seu responsável. As duas frentes, porém, possuem pontos
problemáticos, conforme destaca o autor.
Para o especialista, as aulas de Ensino
Religioso são, muitas vezes, o único momento de interação dos alunos com
diferentes formas de encarar o mundo a partir da religião. Por isso, ele
defende a manutenção da matéria na grade, mas com a salvaguarda de uma
aplicação voltada à pluralidade de ideias e com enfoque na diversidade. Segundo
Brito, mesmo no modelo “fenomenológico”, que pressupõe mais abrangência, o que
se vê na prática é a assimilação das doutrinas cristãs e a limitação dos
espaços de visibilidade para religiões minoritárias como as afro-brasileiras.
Já o modelo “confessional”, defendido
por uma parcela mais conservadora da sociedade e elemento central de disputas
políticas chanceladas por grupos como a Bancada Evangélica, pode ser o
responsável por alimentar o fanatismo religioso que ganhou força nos anos
recentes, aponta Lucelmo. Daí a importância de ter o Estado como figura
moderadora para o que o Ensino Religioso, como disciplina, cumpra seu papel de
eliminar a prática da exclusão, mesmo que sutil, das muitas experiências
religiosas.
Ensino Religioso na Era da Laicidade?
Modelos em Ação no Brasil apresenta uma análise aprofundada sobre como crianças e
jovens brasileiros acessam os conhecimentos sobre religião nas escolas,
conforme as diferentes vertentes aplicadas. É um estudo relevante para o atual
momento do país, que encontra-se mergulhado em embates políticos e sociais que,
em grande parte, estão enraizados em divergências religiosas.
Ficha técnica
Livro: Ensino Religioso na Era da
Laicidade? Modelos em Ação no Brasil
Autor: Lucelmo Lacerda de
Brito
Editora: Appris
ISBN: 978-65-250-0710-6
Páginas: 187
Preço: R$ 49,00
Onde encontrar: Editora Appris | Amazon
Sobre o autor
Lucelmo Lacerda é professor
universitário, historiador, psicopedagogo e pesquisador na área de análise do
comportamento. Doutor em Educação pela PUC-SP, com pós-doutoramento no
departamento de psicologia da UFSCar e Mestre em História pela PUC-SP. Também é
pesquisador nos campos de Autismo e Inclusão. Angariou 115 mil seguidores no
Instagram e 225 mil inscritos no YouTube especialmente com seu trabalho de
conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e quadros assemelhados.
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