Ceo da Recreio Christian School anuncia plano de expansão da rede de escola bilingue inclusiva: Setor movimenta R$ 250 milhões
Cresce em 64% o número de alunos em escolas bilíngues e internacionais no Brasil, passando de 2,8 mil alunos para 4,6 mil alunos. Segundo o MEC, o país possui cerca de 40 mil escolas privadas, sendo 1,2 mil instituições com programas de educação bilíngue. O setor que movimentou R$ 250 milhões neste ano, está impulsionando a Recreio Christian School. A instituição aumentou a base de alunos em 2023. Para atender a demanda investe na zona Oeste do RJ e abre a primeira unidade com ensino bilíngue inclusivo com mensalidades mais acessíveis
É
comum que crianças com TDAH sejam vistas como alunos "bagunceiros" na
escola. Comportamento hiperativo e dificuldade em seguir regras são, por muitas
vezes, vistos como uma atitude despreocupada e simplesmente falta de interesse
pelos estudos.
Protocolo
clínico aprovado pelo Ministério da Saúde, em julho de 2022, considera o TDAH
como uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela tríade de sintomas
"desatenção, hiperatividade e impulsividade, em um nível exacerbado e
disfuncional para a idade".
Nesses
casos, as relações da criança com a gestão escolar, professores e demais
funcionários da escola são, na maioria das vezes, muito difíceis, seja pela
desobediência ou desmotivação. Em algumas situações, o relacionamento com
outros colegas também se deteriora por impulsividade ou indiferença, o
que leva ao bullying escolar.
É
uma soma de fatores que não colabora para um aprendizado efetivo, fazendo com
que o aluno perca ainda mais o interesse, e os pais, consequentemente entram no
desespero em busca de alternativas.
Pensando
nisso, Gabriel Frozi, CEO da Recreio Christian School, há quase 6 anos se
reinventou. Deixou uma carreira de advogado consolidada para trás e partiu em
busca de um objetivo pessoal: montar a primeira escola da América Latina,
bilíngue e especializada em alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade após a filha ser diagnosticada com TDAH.
Gabriel
criou um sistema inovador de ensino, que prioriza a participação em sala de
aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos. Um dos
diferenciais da Recreio Christian School (RCS) é o ensino bilíngue e o sistema
de avaliação, onde as provas bimestrais não são o principal aspecto a ser
levado em conta na hora de aprovar um estudante. "O sistema não é baseado
só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na avaliação, mas cumpre com as
demais obrigações, pode ser aprovado, desde que consiga a média 7",
explica Gabriel Frozi, salientado que, os alunos são submetidos a um sistema de
avaliação no qual 15% da nota se referem à participação; 25%, ao dever de casa;
30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral. A proposta impacta
diretamente as crianças e os jovens com o objetivo de capacitá-los e com isso,
o índice de reprovação escolar tende a diminuir muito.
Nesse
sentido, o CEO da escola Recreio Christian School viu a necessidade de mostrar
para as outras instituições como se faz um ensino bilíngue inclusivo de
qualidade, e apostou todas as suas fichas nessa empreitada. Alguns
pesquisadores defendem que ser bilíngue propicia ao indivíduo o desenvolvimento
da linguagem e, consequentemente, uma boa oralidade porque estimula a
comunicação. Além disso, tais pesquisadores também acreditam que o bilinguismo
contribui positivamente no desenvolvimento das funções executivas, na inclusão
social, na educacional e no aumento da flexibilidade cognitiva do indivíduo.
A
técnica se tornou um sucesso na região e por conta disso, mais uma unidade da
escola, agora em Campo Grande no Rio de Janeiro, já se tornou realidade.
Localizada na Rua Francisco de Almeida Costa, 46, conta com uma equipe treinada
e altamente capacitada para todos os tipos de crianças e jovens. Dispõe em sua
grade curricular, o período matutino e vespertino, possibilitando maior
flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis, diferente da unidade
localizada no Recreio dos Bandeirantes que possui apenas o ensino integral.
De
todos os alunos da escola situada no bairro do Recreio no RJ, ao menos 20% têm
necessidades específicas, como o transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH). Ultimamente com o alto índice de diagnóstico e
preocupação dos pais, aumentou muito a busca por escolas com essa proposta de
ensino.
Durante
a pandemia, o debate sobre transtornos e síndromes de saúde mental foi
acalorado, pois as tensões sociais e econômicas afetam muito a saúde mental da
população, e com ela, nasceu uma “explosão” de novos diagnósticos.
De
acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos dois milhões de brasileiros sofrem
de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre elas, mais
de 5% desse público são crianças, segundo a Associação Brasileira do Déficit de
Atenção (ABDA).
O
ensino da RCS não se restringe somente a esse público, mas qualquer um pode
desenvolver-se com ele, afinal, um ensino acolhedor, motivador e de qualidade
pode ser desfrutado de maneira ainda mais proveitosa.
O
modelo tradicional aplicado na instituição contempla ambientes e atividades
diferenciadas, no qual o professor é o facilitador do processo
ensino-aprendizagem, favorecendo o espaço de interlocução e socialização. Além
disso, a instrução bilíngue favorece a aquisição total na língua inglesa, em
50% do ensino, ensejando preparação para universidades brasileiras e
internacionais. "Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas
potencialidades e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente
cooperativo, propiciando a vivência de valores cristãos." Finaliza Gabriel
Frozi.
UNIDADES
RECREIO
CHRISTIAN SCHOOL - UNIDADE RECREIO DOS BANDEIRANTES
Av.
Genaro de Carvalho, 1500 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ,
22790-072
RECREIO
CHRISTIAN SCHOOL - UNIDADE CAMPO GRANDE
Francisco
de Almeida Costa, 46 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23050-280
Comentários
Postar um comentário