Ambientada na ilha de Creta, na Grécia, trama
de Ricardo Carvalhaes Fraga incorpora arte, filosofia e mitologia ao propor
reflexão existencialista sobre a solidariedade
Assombrado
pelo passado, o pintor impressionista Pablo Diaz passa a viver isolado em um
sítio na ilha de Creta, na Grécia, e se envolve com a mística e com a natureza
paradisíaca do local. Suas pinturas, repletas de cores, contrastam com uma
existência conflituosa e seus vícios. O protagonista do livro Cores e Pesadelos: Cena de um Crime
de Ricardo Carvalhaes
Fraga é a peça fundamental de um jogo misterioso que inclui
ganância, solidariedade e princípios éticos.
A
incorporação de temáticas como filosofia, arte, mitologia e religiosidade traz
essência existencialista à obra narrada por Pablo, um homem atormentado pelo
passado. Na trama, a rotina nebulosa, porém, pacata, do pintor toma um rumo
inesperado a partir de um encontro com um misterioso empresário. Essa
aproximação acaba envolvendo o protagonista numa trama criminosa e provoca uma
situação de perigo extremo, que o coloca como perseguido.
Ao
longo da narrativa, os princípios e a conduta moral de Pablo o levam a um
conflito que se estabelece a partir de uma rede de mentiras e traições. Para
encontrar respostas, o artista percorre caminhos que se entrelaçam em um
emaranhado de analogias mitológicas, envoltas em suas próprias contradições,
que o levam a situações de risco.
O
livro tem todos os requisitos para ser apreciado por leitores de romances
clássicos de Agatha Christie e das análises filosóficas de Friedrich Nietzche.
A percepção niilista da personagem Ekaterini, com quem Pablo acaba se
envolvendo, o induzem à tomada de decisões, e ele passa a agir na busca de uma
saída que o livre de seus pesadelos reais e imaginários.
Para
que alcançar uma realização se o que existe de mais autêntico é o processo de
construção?
Tudo será destruído ou
modificado, e algum dia será desprezado. Aquilo que é material torna-se
fundamentalmente ilusório,como
as sombras de uma caverna platônica. Depois de todo o processo
de construção, o velho quadro
será colocado em algum canto da parede e permanecerá inerte, talvez por
décadas,
até ser descartado como um
corpo humano sem vida. O que deixa de existir, na realidade, nunca existiu.
(Cores e Pesadelos: Cena de Um Crime,
p. 31)
No
enredo, fica evidente que tomar decisões adversas aos próprios ideais, mesmo
com a intenção de fazer o bem, pode desencadear situações inesperadas. Durante
a narrativa, o leitor coloca-se em uma posição de expectativa.
Ricardo
Carvalhaes Fraga é professor titular na Universidade Federal Fluminense, com
mestrado e doutorado em USP e Unicamp, respectivamente. Já publicou mais de uma
centena de artigos no Brasil e no exterior, publicou vários livros e ministrou
palestras no Brasil e em outros países. É pintor pós-impressionista e
expressionista e dedica-se aos estudos da filosofia.
Ficha
técnica
Título: Cores e Pesadelos: Cena de Um Crime
Autora:
Ricardo Carvalhaes Fraga
Editora:
Autografia
ISBN/ASIN:
978-85-518-4238-6
Páginas:
160
Formato:
15,5 x 23cm
Preço: R$
51,00
Onde encontrar:
Amazon,
Americanas,
Submarino,
ShopTime
e com frete grátis no Facebook
do autor ou pelo e-mail ricardocfraga@gmail.com
Sobre
o autor
Doutor em Odontologia e professor universitário, Ricardo
Carvalhaes Fraga se dedica atualmente aos estudos de filosofia contemporânea.
Depois de mais de 30 anos de docência, palestras ministradas no Brasil e no
exterior, livros e artigos científicos publicados na área da saúde, passou a
dedicar-se à arte e aos estudos em diversos assuntos das ciências humanas.
Tornou-se escritor e pintor expressionista. Um de seus livros publicados
recentemente é “Crônicas da Tirania”.
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