Ficção retrata crime organizado na era das startups

Romance de estreia do escritor João Fernando de Lima Parra, "Milícia.com" apresenta uma realidade em que milicianos investem nas empresas de tecnologia

Fã de romances policiais e inspirado pelo aclamado autor Jo Nesbo, o analista de pesquisa de mercado João Fernando de Lima Parra resolveu criar a sua própria história. A obra Milícia.com foge dos tradicionais manuais que apresentam fórmulas mágicas para o sucesso e traz para a ficção o universo das empresas de tecnologia e a criminalidade no estado de São Paulo.

Ao trazer para Milícia.com os conhecimentos adquiridos em seus estudos acadêmicos sobre startups e a relação destas com o mundo de trabalho, o doutorando João Fernando de Lima Parra levanta críticas às formas de ganhar dinheiro fácil e apresenta retratos dos sonhos e pesadelos da criação desse tipo de negócio. Nesta obra, o autor também discorre sobre o comprometimento para alcançar o sucesso e os prejuízos que uma ambição demasiada pode trazer na vida de uma pessoa.

A premissa do livro – composto por 40 capítulos divididos em duas partes – gira em torno de Júlio, que sempre encontra um “jeitinho” para os obstáculos que cruzam seu caminho. Mas a sorte começa a virar quando o protagonista, com uma autoconfiança exagerada, entra em um beco sem saída e coloca seu casamento em jogo ao perceber que a startup a qual ele é um dos sócios precisa urgentemente receber investimentos.

Diante da situação, Júlio considera a proposta feita por um famoso miliciano, o senhor Thomas. Contudo, esse investimento não virá sem contrapartida. O empresário terá de lidar com as consequências dos seus atos ao ser jogado no mundo do crime e essas escolhas respingarão na família dele.

Júlio fez toda a viagem em um silêncio doloroso
que era a mistura de puro pavor com ansiedade. Mantinha
comunicação com a esposa a todo o momento e só sentiu um
certo alívio quando ela entrou no carro com os gêmeos, rumo ao
apê do Leo no Guarujá. Sua esperança era que lá eles estariam
longe das garras do sr. Thomas. Durante o percurso, KB, que a
princípio ficou muito irritado, começou a sentir um pouco de
pena do amigo, quando este começou chorar e contar seu
desespero e por que ele pediu o dinheiro para o sr. Thomas.
(Milícia.com: o crime organizado na era das startups, p.166)

Mílicia.com é uma história sobre o mundo das startups, uma narrativa ficcional que aborda sobre sonhos, ambições e violência. O livro convida o leitor para uma reflexão: será que vale a pena fazer de tudo na busca pelo sucesso?

Ficha técnica:
Título:
 Milícia.com: o crime organizado na era das startups
Autor: João Fernando de Lima Parra
Editora: Viseu
ISBN:  9786525413808
Páginas:  242
Formato: 14×21 cm
Preço: R$ 52,69
Link de venda: Amazon | Editora Viseu

Sinopse: Júlio é o cara que sempre conseguiu contornar as adversidades da vida, no entanto seu excesso de confiança o colocou diante de um enorme impasse: sua startup precisava urgentemente de investimentos. Ele, muito mais que os outros sócios, dependia daquela empresa, seu casamento estava em jogo. No momento em que um evento trágico altera a dinâmica da sociedade, Júlio se vê diante de uma aposta arriscada: aceitar a proposta de um famoso miliciano que buscava inovar sua carteira. Só que o investimento não viria sem uma contrapartida e Júlio teria de encarar as consequências sozinho. Quando o crime organizado encontra um empreendedor desesperado, o resultado só pode ser uma espiral de violência com final imprevisível.

 

Sobre o autor: João Fernando de Lima Parra nasceu em 13 de setembro de 1985, na cidade de Londrina-PR. Bacharel e Mestre em Marketing e Ciências Sociais, em 2021 se dedica ao Doutorado em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina. Milícia.com: o crime organizado na era das startups é o seu primeiro romance.

Redes Sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIN

Comentários