Para entender as percepções dos estudantes, o
estudo produzido pela Partyou, foi dividido em oito segmentos: Esportes,
Eletrônicos, Redes sociais, Entretenimento, Turismo, E-commerce, Delivery e
Serviços Financeiros
A Partyou, startup que
busca ajudar os estudantes a viverem uma melhor experiência universitária,
auxiliando-os a controlar suas finanças, consumo e educação em uma mesma
plataforma, fez um levantamento para entender quais as marcas mais admiradas
pelos universitários brasileiros em oito segmentos: Esportes, Eletrônicos,
Redes sociais, Entretenimento, Turismo, E-commerce, Delivery e Serviços
Financeiros. A pesquisa foi realizada com 1192 acadêmicos de quatro estados
brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
O
estudo, aplicado pela Partyou entre os meses de julho e agosto de 2022, contou
com respostas de alunos de 200 universidades, entre públicas e privadas, presentes
em 126 cidades diferentes. Para a realização da pesquisa, a Partyou também teve
o apoio de 4 empresas juniores parceiras, associações universitárias geridas
pelos próprios estudantes: Líder Jr, empresa júnior do curso de Engenharia de
Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus de Sorocaba
(SP), RPJr, empresa Júnior do curso de Relações Públicas da Universidade
Estadual Paulista (Unesp) do campus de Bauru (SP), Eixo Público, empresa júnior
do curso de Administração Pública da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP) do campus de Limeira (SP), e JMC, empresa júnior do curso de
Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie do campus de Campinas
(SP).
O
levantamento mostra que, na categoria de Esportes, as marcas mais admiradas
pelos estudantes universitários foram, respectivamente, Nike, Adidas e Puma,
todas com ações e campanhas recentes voltadas para o público jovem. No segmento
de Eletrônicos, Apple, Samsung e Xiaomi são as três marcas com maior impacto
positivo entre os universitários. Em Redes Sociais, os entrevistados citaram
Instagram, Twitter e TikTok como as plataformas mais admiradas. Vale lembrar
que o TikTok apresentou um boom nos últimos dois anos, sobretudo entre a
Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), e conta atualmente com mais de 1 bilhão
de usuários mensais ativos. Segundo dados do Google, cerca de 40% dos jovens
dessa geração preferem pesquisar no TikTok do que nas ferramentas de busca
tradicionais.
Ainda
de acordo com o levantamento feito pela Partyou, no segmento de Entretenimento
destacam-se as marcas YouTube, Spotify e Netflix. Durante a pandemia, o YouTube
alcançou o topo das plataformas tidas como imprescindíveis para os usuários
brasileiros, com 91% deles afirmando terem aumentado o seu tempo de uso do
canal, segundo uma pesquisa realizada pela Talkshoppe. Já no setor de Turismo,
a pesquisa da Partyou indica que as marcas mais admiradas pelos universitários
são, respectivamente, CVC, Azul, 123milhas e Hurb, as duas últimas empatadas na
terceira posição do ranking.
Olhando
para o setor de E-commerce, os estudantes admiram as marcas Amazon, Shopee e
Mercado livre para a realização de compras online. Quando perguntados sobre os
aplicativos de delivery, os entrevistados responderam que as marcas IFood,
AiQFome, Rappi e Zé Delivery, as duas últimas empatadas na terceira posição,
são as mais admiradas em sua opinião. Adquirida pelo Magazine Luiza há dois
anos, a empresa AiQFome viu suas vendas em 2020 triplicarem quando comparadas
ao ano anterior. A marca, bastante presente em cidades do interior, conta
atualmente com mais de 2 milhões de usuários cadastrados e é a terceira maior
plataforma de delivery do Brasil.
Por
fim, o estudo da Partyou indicou que na área de Serviços Financeiros, as marcas
mais admiradas pelos estudantes universitários são Nubank, Banco Inter e XP
Investimentos. O Nubank, a atual instituição financeira mais valiosa da América
Latina, conta com mais de 53,9 milhões de clientes, muitos deles fazendo parte
do público universitário.
Nos
últimos anos, a educação superior no Brasil passou por grandes transformações,
alcançando a marca de mais de 8 milhões de estudantes matriculados em 2020,
sendo que esses alunos consomem mais de R$ 140 bilhões em produtos e serviços
anualmente. “Uma grande parcela da população do país é jovem e universitária,
mas o mercado muitas vezes não enxerga esse público de forma relevante. Com essa
pesquisa, queremos evidenciar as percepções dos estudantes sobre diferentes
segmentos da economia, mostrando ao mercado e às marcas a importância de se
investir no público universitário”, afirma Otávio Dutra, CEO e Cofundador da
Partyou.
Sobre a Partyou
Fundada
por Otávio Dutra, Thais Mellone e Leandro Souza, a Partyou é uma plataforma que
busca trazer todos os elementos da vida universitária para um só lugar,
permitindo maior acesso do estudante a serviços e melhores experiências nesse
período.
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