Grupo de dança da cidade goiana de Nova Veneza estreia com apresentação da tradicional tarantela na abertura do Festival Italiano

 


Em Goiás, prefeitura de Nova Veneza investe na dança italiana para os jovens da cidade. Estreia do grupo será na abertura do 16º Festival Italiano de Nova Veneza, no dia 4 de agosto

Ao pensar em referências italianas, geralmente lembramos de comidas deliciosas, família reunida e, claro, às danças alegres e ritmadas, a exemplo da tarantela. A retomada do Festival Italiano de Nova Veneza, suspenso por dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19, contará com uma novidade: a estreia do grupo de danças típicas integrado por adolescentes da cidade. Quatorze integrantes, de 10 a 14 anos, estão se preparando para a apresentação, que será um medley na abertura do show do cantor Sérgio Reis, no primeiro dia do festival.

A festa, que será realizada entre 4 a 7 de agosto e reforça a importância da cultura italiana, tem realização da Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, tendo como correalizador o Sesc-GO.

A coreografia é uma tarantela. A narrativa da dança remete à história da imigração italiana no Brasil - que está intimamente ligada à história de Nova Veneza, em Goiás, que foi erguida com a chegada de colonos italianos por volta de 1910. “Contaremos com os movimentos desde a saída dos imigrantes italianos da Europa, até a chegada deles no Brasil, a adaptação ao clima brasileiro e ao solo diferente”, diz o coreógrafo Jamerson Lima, convidado pela Prefeitura de Nova Veneza para coordenar o grupo. 

Futuro

A meta é dar continuidade aos ensaios para o desenvolvimento e consolidação da dança em Nova Veneza, sob os cuidados de Jamerson Lima, que também tem experiência como bailarino e já participou dos principais festivais de dança e grandes eventos do País, como o Criança Esperança e no Natal de Gramado. 

“Estou lisonjeado com a oportunidade. Esse é o primeiro grupo de dança tradicional de Nova Veneza, com o intuito de consolidar essa cultura italiana e essa será a primeira experiência dessas crianças pisando no palco. Eles estão muito dedicados, estamos ensaiando há pouco mais de um mês, mas a expectativa é de sucesso. Além disso, existe todo um trabalho de backstage para que essa apresentação aconteça, cada família está empenhada, eles [os alunos] passam muitas horas no ensaio, então envolve uma grande logística, mexe com a estrutura deles, mas estamos muito animados”, diz Jamerson.

Maria Heloísa da Silva, de 12 anos, é uma das integrantes do grupo, coordenado por Jamerson. Pela primeira vez no grupo de dança e também no Festival Italiano, resolveu conhecer mais sobre a cultura italiana através da dança. “Eu estava interessada em aprender coisas novas”, lembra, ao comentar o motivo de participar do evento.

Sentimento compartilhado por Natália Vieira, de 17 anos, que teve oportunidade de dançar ballet quando criança e resolveu ingressar na tarantela, após um convite. “Eu dançava ballet quando tinha 7 anos, parei e retornei aos 11 anos. Mas só aqui em Nova Veneza, tive a oportunidade de conhecer a dança italiana”. A jovem diz que além disso, o grupo possibilitou que ela fizesse novos amigos. “Se eu não tivesse entrado no grupo, não teria conhecido as meninas e feito tantas amizades”, completa Natália.

Já Luana Clara Pereira de Souza, de 13 anos, que já dançou italiano, tem a  oportunidade de voltar para os palcos este ano. Animada para o evento, ela está na expectativa para chegar o dia da apresentação. “O coração sempre acelera e dá aquele friozinho na barriga nas vésperas do Festival.”

Sobre o 16º Festival Italiano de Nova Veneza

O tema do 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza é “Uma boa massa, bom vinho e, claro, uma boa companhia” porque, de acordo com o prefeito da cidade, Valdemar Batista Costa, a intenção é estimular a confraternização entre as pessoas, que ficaram tanto tempo afastadas. “Nosso festival é um ambiente alegre, familiar e de mesa farta, ingredientes que temperam os reencontros entre as famílias”, disse.

A programação de 2022 trará não somente gastronomia, mas muitas atrações artísticas para retratar a cultura italiana e um pouco também de sua mistura com a cultura goiana. Para mais informações sobre a programação de cada dia,  acesse: www.festivalitalianonovavenezago.com

Comentários