Japan House São Paulo promove atividades de férias para toda a família

Com atividades gratuitas, presenciais e online, a instituição traz oficinas e workshops para adultos e crianças, além de expandir diálogos com mostras em cartaz 

Durante o mês de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita e variada para aproveitar a época de férias tanto no ambiente virtual como em sua sede na Avenida Paulista. A instituição promove visitas mediadas à exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo, em cartaz até 28 de agosto, além de oficinas para toda a família. Para quem gosta de literatura, o Ciclo de Mangá traz a obra Witches, de Daisuke Igarashi; a autora Lúcia Hiratsuka apresenta seu livro infantil Chão de Peixes com uma contação de história e oficina de pintura sumiê, e o Clube de Leitura aborda a obra Abandonar um Gato, do aclamado autor japonês Haruki Murakami.

Durante as visitas mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre a exposição Kumihimo nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, sempre às 15h. A mostra inédita apresenta reproduções de peças históricas, ferramentas e vídeos para entender mais sobre a história, confecção e evolução dos tradicionais cordões de seda japoneses feitos há séculos pela empresa familiar Domyo.

Para reunir toda a família durante o mês das férias, nos dias 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h, a instituição promove a Oficina Kuru Kuru Rainbow, que convida a todos para criar este brinquedo muito popular no Japão, que encanta crianças e adultos. Por meio de materiais simples, a oficina provoca os participantes de todas as idades a exercitarem a criatividade. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

Outro workshop que faz parte da programação é a Oficina de Kumihimo, nos dias 7, 14, 21, 28 de julho, às 15h, em que todos poderão aprender técnicas do Kumihimo, utilizando materiais fornecidos pela Domyo. A oficina conversa diretamente com a exposição homônima e convida os participantes a exercitarem a observação a conhecerem ainda mais da arte da seda trançada.

Para os amantes dos quadrinhos japoneses, no dia 16 de julho, será realizado o Ciclo de Mangá, a partir das 17h, em um novo formato, agora híbrido (tanto presencialmente na sede da JHSP quanto pela plataforma online ZOOM). Esse mês, o destaque é a primeira história de Witches, de Daisuke Igarashi será uma compilação de pequenas histórias envoltas pelo mistério e o sobrenatural do universo das bruxas. “Spindle” narra a história de duas bruxas, uma ambiciosa e poderosa, mas que ainda não compreende a própria força, e outra jovem e inexperiente, mas que entende a verdadeira natureza do mundo. Para participar, é preciso retirar a senha na recepção com 30 minutos de antecedência ou acessar o link da atividade divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo.

Nos dias 23 e 24 de julho, a Japan House São Paulo, em conjunto com a revista literária Quatro Cinco Um, recebe a premiada autora de literatura infantil Lúcia Hiratsuka para a atividade Histórias e vivência com pincéis japoneses, uma contação de história e oficina sobre o livro Chão de Peixes. Vencedora do Prêmio Jabuti de 2019, a narrativa poética é inspirada nos haicais japoneses e remete a sons, imagens e sensações guardados no fundo da memória e que evidenciam a poesia que está na simplicidade do cotidiano. Após a contação, os participantes terão contato com o sumiê, estilo de pintura japonês utilizado nas ilustrações do livro, marcado pelas formas simples e reduzidas.

Para quem prefere literatura em prosa, no dia 28 de julho, às 19h, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, discute a obra Abandonar um Gato, de Haruki Murakami, um relato emocionante sobre a relação de um dos mais importantes escritores japoneses da atualidade, com seu pai, traçando a história do Japão em paralelo. A narrativa percorre os caminhos da infância e juventude de Murakami, durante as décadas de 1950 e 1960, trazendo à tona lembranças familiares e cenas de guerra, em um relato honesto e brutal. O evento, transmitido gratuitamente pelo ZOOM, será mediado pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail. 

Serviço: 
Exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo
Período: até 28 de agosto de 2022
Local: 2º andar da Japan House São Paulo
Classificação indicativa: livre
Entrada livre e gratuita.

Visitas Mediadas à exposição Kumihimo (presencial)  
Quando: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, às 15h
Duração: 40 minutos cada
Classificação indicativa: livre  
Participação livre e gratuita

Oficina Kuru Kuru Rainbow 
Quando: 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h
Duração: 30 minutos cada
Classificação indicativa: livre 
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

Oficina de Kumihimo
Quando: 7, 14, 21 e 28 de julho, às 15h
Duração: 60 minutos cada
Classificação indicativa: a partir de 12 anos  
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade

Ciclo de Mangá (híbrido) 
Witches, de Daisuke Igarashi
Quando: 16 de julho (sábado), às 17h  
Duração: 90 minutos  
Classificação indicativa: livre
Participação presencial mediante retirada de senha, com 30 minutos de antecedência.
Transmissão online e gratuita via Zoom. O link de acesso é divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo (www.japanhousesp.com.br/eventos).

Histórias e vivência com pincéis japoneses com Lúcia Hiratsuka (presencial)
Quando: 23 e 24 de julho, às 14h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre  
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade

Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)  
Abandonar um Gato, de Haruki Murakami
Quando: 28 de julho, às 19h  
Duração: 90 minutos  
Classificação indicativa: livre  
Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo 
*Utilizando o cupom JHSP451 os participantes têm 30% de desconto no livro no site da editora. Cupom válido até 30 de julho.

Japan House São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.  
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ As exposições contam com recursos de acessibilidade.  

Comentários