Curso de animação para crianças a partir de 10 anos e o Studio DCPC, de produção de animações 2D, criam ciclo de aprendizagem
A
Educação 4.0 já integra o Plano Nacional do Ministério da Educação e já se fala
hoje em Educação 5.0, mas, mesmo assim, o uso de tecnologia continua sendo um
desafio nas escolas, principalmente públicas. Pesquisa da Fundação Lehman
realizada este ano mostra que a internet torna a escola mais atraente para os
alunos na opinião de 91% dos pais. O estudo aponta ainda que 63% dos estudantes
têm acesso à banda larga e que no Sul, Sudeste e Centro- Oeste sete em cada dez
escolas têm rede wi-fi, ante cinco em dez no Norte e Nordeste.
Dentro
da proposta de unir cada vez mais educação e tecnologia, a startup De Criança
Para Criança (DCPC) criou o curso de animação para crianças a partir de 10 anos
e o Studio DCPC, plataforma de produção de animações 2D, que criam um ciclo de
aprendizagem com investimento e retorno desse investimento dentro do município
e da comunidade em que ele é utilizado.
“Os
dois produtos permitem que os alunos, ou qualquer pessoa que fizer o curso e
estiver apta, colaborem com o De Criança Para Criança na produção de animações.
Dessa forma, o processo que se iniciou na escola pode ser concluído pela
própria escola. É um ciclo da economia. O dinheiro que o município investe nas
escolas retorna para o município através do trabalho, de impostos”, afirma o
sócio da startup, Vitor Azambuja.
A
pesquisa Panorama Mobile Time-Opinion Box, de outubro de 2021, mostra que 49%
dos estudantes de até 12 anos de idade possuem o próprio smartphone em famílias
nas quais os pais também têm o aparelho, sendo que esse número aumenta para 59%
na faixa entre 7 e 9 anos. Nessas famílias, 58% dos pais afirmam que a educação
está entre os principais motivos do uso do equipamento pelos filhos. A pesquisa
aponta ainda que o YouTube é a rede mais acessada pelas crianças.
O
YouTube e a plataforma https://decriancaparacrianca.com.br/pt/enciclokids/
são justamente as ferramentas utilizadas pela startup De Criança Para Criança
para a exibição das animações produzidas pelos alunos. A metodologia de ensino
faz com que a retenção do conteúdo dado em sala de aula aumente de 30% para até
85%, gerando um conteúdo educacional que impacta crianças e jovens estudantes
no mundo todo.
Inclusão
Segundo
Azambuja, além de contribuir para a formação educacional, esse processo traz
perspectiva de inclusão no mercado de trabalho futuro ou presente e possibilita
imersão no mundo digital, em sintonia com as cidades mais avançadas do mundo.
“É um ciclo muito rico e atual porque possibilita a capacitação para jovens e
adultos poderem trabalhar na criação das animações produzidas na sala de aula”,
explica.
A
startup DCPC traz uma proposta de inovação do ensino e aprendizagem em sintonia
com a Educação 4.0, que já está sendo debatida pelos sistemas públicos de
ensino. A Educação 4.0 incentiva a autonomia e oferece um ensino personalizado
de acordo com os interesses e necessidades do estudante. O termo está
relacionado com a Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, marcada pela
evolução da tecnologia, automação e inovação.
“Como
a plataforma De Criança Para Criança, a Educação 4.0 coloca o aluno como
protagonista da geração de conteúdo, utilizando as ferramentas tecnológicas que
ele tem disponíveis”, diz Azambuja. As novas metodologias de ensino do DCPC
facilitam o aprendizado e promovem o empoderamento do estudante, que deixa de
ser um cumpridor de tarefas para se tornar parte do aprendizado. Colaborar,
criar, pesquisar, debate, experimentar e compartilhar fazem parte dessa nova
dinâmica na qual os alunos ampliam o conhecimento e assumem mais
responsabilidades na sua própria educação.
Animações
O
curso de animação permite que crianças a partir de 10 anos de idade e adultos
possam aprender a transformar as histórias, os desenhos e as locuções feitas na
sala de aula em animações. Na plataforma Studio DCPC, os animadores podem
escolher com quais etapas do processo de animação querem trabalhar. A plataforma
ainda direciona os projetos para que os acessos sejam relacionados com a
região, cidade, bairro ou escola, de acordo com a sua localização.
“A
Prefeitura que contratar o DCPC para aplicar a metodologia nas escolas daquele
bairro terá parte do recurso investido devolvido em forma de trabalho, uma vez
que aquele munícipe pode produzir as animações, ser remunerado por isso e pagar
seus impostos para a Prefeitura”, explica Azambuja.
Sobre
o De Criança para Criança
O
programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação
híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da
startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas,
colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os
professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios
alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de
discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções
relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em
animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
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