Férias no Museu da Imigração: agenda especial reúne brincadeiras ao ar livre e oficinas temáticas

 


Atividades lúdicas acontecerão até 31 de julho, durante o expediente do MI

Em julho, para animar o período de férias escolares, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – oferece uma programação temática voltada ao público infantil. Entre os dias 2 e 31, múltiplas atrações serão realizadas em diferentes espaços.

As brincadeiras ao ar livre, idealizadas para proporcionar a diversão e a interação da garotada, estarão disponíveis no jardim da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, seguindo o horário de funcionamento (de terça a domingo, das 10h às 17h). Entre as opções, os pequenos terão a oportunidade de aproveitar amarelinha, piscina de bolinhas, túneis de bambolê e espaço para pintar.

Todas as quartas-feiras (6, 13, 20 e 27), o Núcleo Educativo realizará a atividade Territórios Imaginários, às 11h. A proposta visa convidar o público presente a inventar um novo lugar e desenhar com giz, no piso da área externa, outro “país”, sob diferentes aspectos, como gastronomia, pontos históricos/turísticos, paisagens naturais, religiosidade e manifestações culturais.

No dia 9 (sábado), a criançada terá a chance de desenvolver habilidades manuais com papéis e formas geométricas em uma oficina de origami. O encontro, marcado para às 15h, será ministrado por Mário Yuzo, representante do artesanato japonês, que se dedica a ensinar essa arte milenar. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de aprender a criar formas tridimensionais e explorar a criatividade.

Visando conscientizar esses visitantes sobre questões importantes relativas ao meio ambiente, de forma simples e prática, uma ação de cultivo de orquídeas e ilustração ensinará, no dia 16 (sábado), às 11h e às 15h, o processo de fertilização de seus substratos. Na ocasião, Hanna Delizio, agrônoma, ilustradora científica e orquidófila, mostrará como plantar mudas e incentivará o desenvolvimento de um desenho que represente a flora brasileira, incluindo espécies trazidas por migrantes.

No dia seguinte, 17 (domingo), o encontro será com o barista e especialista em cafés de alta qualidade, Hallyson Ramos, do Museu do Café, na Oficina de Minibarista, às 11h e às 15h. A iniciativa abordará a história do grão e o protagonismo brasileiro nesse mercado, possibilitando que os pequenos conheçam, na prática, os tipos de torra e os diferentes métodos de preparo de uma das bebidas mais consumidas do mundo. Sob orientação de Hallyson, todos poderão criar desenhos – conhecidos como latte art –, incluindo corações, animais, sorrisos e flores.

Também promovida pelo Núcleo Educativo do MI, a Oficina de Bordado em Fotografia proporcionará aos participantes o contato com fotos em papel – raridade em tempos tecnológicos. O Museu fornecerá reproduções de imagens do acervo para que o público possa produzir intervenções de forma artesanal. O intuito é criar ruma experiência afetiva a partir do uso de técnicas de costura. Ao final, com as fotos já bordadas, a atividade mostrará como novas histórias podem ser tecidas por entre linhas diversas, mas complementares. A prática acontecerá nos dias 22 e 29 (sextas-feiras), às 15h.

Por fim, na Oficina de Recortes, baseada no artesanato lituano e supervisionada por Janete Zizas, que faz parte da comunidade lituana, em uma espécie de teletransporte, as crianças aprenderão a fazer os próprios enfeites típicos do país báltico. Usando um simples pedaço de papel, os participantes confeccionarão os chamados Snaigės, cristais de gelo que remetem aos formados nos parapeitos das janelas no inverno da Lituânia. O evento acontecerá no dia 23 (sábado), às 15h.

 

Serviço

Férias no Museu | Territórios Imaginários

Datas: 6, 13, 20 e 27 de julho           

Horário: 11h

Local: Jardim do Museu da Imigração

 

Férias no Museu | Oficina de Origami

Data: 9 de julho         

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

 

Férias no Museu | Oficina de Orquídeas e Ilustração

Data: 16 de julho       

Horários: 11h e 15h

Local: Museu da Imigração

 

Férias no Museu | Oficina de Minibarista

Data: 17 de julho       

Horários: 11h e 15h

Local: Museu da Imigração

 

Férias no Museu | Oficina “Memórias de Bolso – Bordado em Fotografia”

Datas: 22 e 29 de julho

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

 

Férias no Museu | Oficina de Recortes (Karpiniai – Arte Lituana em Papel)

Data: 23 de julho       

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca

www.museudaimigracao.org.br

Comentários