Uma programação para se ouvir sob lua cheia: “Seresta & Serenata – Popular e Imperial”

 



A partir do dia 18 de junho, a cidade histórica de Mariana receberá apresentações gratuitas com bandas e grupos mineiros e nacionais

 

Minas Gerais carrega em suas raízes a música, e as cidades históricas foram berço para serenatas e serestas, transformando o erudito em música popular ao passar dos anos. E pensando em manter viva a cultura e a tradição mineira, o projeto “Seresta & Serenata – Popular Imperial”, dá o tom em cinco edições, de junho a outubro, sempre nos finais de semana de lua cheia.

 

Serão 21 apresentações musicais gratuitas, entre bandas, serestas e serenatas, além de palestras temáticas realizadas no dia dos eventos. Com patrocínio do INSTITUTO CULTURAL VALE, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto dará início a sua programação no dia 18 de junho, na Praça da Sé, com palestra no Cine Teatro Municipal.

 

As apresentações começarão com um cortejo de bandas, formado pela Sociedade Musical São Caetano e Sociedade Musical São Sebastião de Passagem, saindo do Terminal e do Colégio Benevides, com previsão de chegada ao palco da Praça da Sé às 20h. O primeiro show será com Turibio Santos, considerado um dos principais violonistas clássicos da atualidade, criador da Orquestra Brasileira de Violões. O artista convidará a pianista Maria Teresa Madeira e a soprano Carol Mcdavit.

 

O segundo show será com o Clube do Choro de Belo Horizonte, comando por Acir Antão, que completou mais de cinco décadas a microfone da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. O radialista e apresentador receberá o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul, que comemora 40 anos dedicados à música e uma carreira celebrada por cantar e tocar às suas origens no Vale do Jetiquinhonha. No seu currículo, 30 álbuns e canções como “Bem te vi, bem te vi”, “Andar por um jardim em flor”, só para citar algumas.

 

O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da VALE, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte. Realização Idear Produção, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Programação: 18 de junho, 23 de julho, 13 de agosto, 24 de setembro e 8 de outubro.

 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Serviço

Seresta & Serenata – Popular e Imperial apresenta Turíbio Santos convida Maria Teresa Madeira e Carol Mcdavit, e Clube do Choro convida Paulinho Pedra Azul

Dia 18 de junho, a partir das 18h30

Local das apresentações: Praça da Sé – Mariana/MG

 

Local da palestra: Cine Teatro Municipal – Rua Frei Durão, 22 – Mariana/MG

Acesso gratuito

 

Maiores informações: 

Site: www.sspi.art.br

https://www.facebook.com/idearproducao

Email: sspi@idear.art.br

Comentários