Fernanda Dutra ensina em obra que é preciso cultivar a empatia nas organizações e entender que nem sempre se é o centro da questão
A comunicação vai muito além das palavras. Entre aquilo que
é expressado e o que o outro entende há uma enorme ponte. É o que explica a
especialista em comunicação não-violenta Fernanda
Dutra, que complementa: “mesmo
no silêncio, comportamentos ou atitudes, às vezes, a comunicação não é passada
da forma correta”. Fernanda
é autora da obra Inovação
Não Violenta, publicação da DVS Editora, que promove uma chamada para a
construção de inovação por meio da empatia.
Fernanda
utiliza a comunicação não violenta para as organizações com o intuito de
promover o aumento da capacidade de adaptação e flexibilidade das estruturas
comportamentais. A obra oferece o suporte necessário à transição do modelo
tradicional e linear predominante nas corporações com um novo paradigma, por
isso a inovação,
para que as organizações se tornem mais empáticas.
A
autora utiliza o método criado pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg. Em
seus estudos, Rosenberg concluiu que todas as pessoas tem algum tipo de
violência. A boa notícia é que o comportamento compassivo natural também está
presente nas personalidades. A partir dessa conclusão, ele criou a comunicação
não violenta. Na avaliação da autora, o ponto de virada para adotar esta forma
de diálogo é enxergar o cenário como um todo e compreender que nem sempre se é
o centro da questão.
Uma
confusão comum entre as pessoas é cogitar que as técnicas de comunicação não
violenta se restringem a conversar de forma gentil e delicada. Não se resume,
porém, à entonação da fala.
“Ela nos permite ir além dos filtros e entendimentos na comunicação e perceber
que muitas das coisas que recebo como expressão da outra pessoa são, na
verdade, interpretações minhas baseadas no que acredito e vejo no mundo”, distingue.
Ficha
técnica
Título: Inovação Não Violenta
Subtítulo:
descubra como a comunicação sistêmica e a empatia circular podem impactar organizações
Autora:
Fernanda Dutra
Editora:
DVS Editora
ISBN:
978-6556950174
Tamanho:
22x15 cm
Páginas:
232
Preço: R$
69
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora: Fernanda
Dutra é especialista em comunicação e humanização organizacional,
atua com a comunicação não violenta na inovação, liderança e desenvolvimento
humano. É sócia-diretora da Flyflow, palestrante, mentora, coach, professora
universitária, escritora e artista plástica. Formada em administração de
empresas pela Unip e artes plásticas pela EPA, pós-graduada em gestão
estratégica de pessoas e em marketing pelo Mackenzie, em gamification pela
University of Pennsylvania e pós-graduada em transdisciplinaridade pela Unipaz.
Autora do livro O Efeito Melão
e coautora do livro PNL & Coaching. Acumula experiência em
congressos, convenções e trabalhos no exterior.
Redes
Sociais:
Instagram: @fernandadutra.cnv
Comentários
Postar um comentário