As sabotagens do bom desempenho no mundo de hoje e como combatê-las

 


Elimine as desculpas e premie o bom desempenho, com seu próprio exemplo

Muitos empresários e líderes vivem em meio as desculpas da sua equipe:
“ eu não sabia”
“não fui avisado”
“não tive tempo”
“estou aguardando a resposta”
“não temos um bom sistema”
Essas são alguns exemplos relatos pelo autor João Cordeiro, no livro Desculpability.
E pior que isso, é quando o próprio gestor, em vez de dar exemplos, dá desculpas. Essa mentalidade é contagiosa e com o passar do tempo se incorpora à identidade da pessoa, além de desanimar, roubar a autoestima dos outros e sua própria e diminuir a percepção sobre a própria capacidade.
É necessário que os empresários e líderes tenham consciência de que a equipe é reflexo do líder e esse tem como função principal desenvolver as pessoas. Em um ambiente contaminado por justificativas, não há crescimento, há estagnação. Isto ocorre, em primeiro lugar, para a própria pessoa se convencer de que não foi responsabilidade dela não fazer o que deveria ser feito. Esse conceito se opõe ao conceito de “Alta Performance”, que é fazer o melhor possível com os recursos que tem naquele momento.
"A alta performance é pegar para si a responsabilidade e não parar no meio do caminho, fazendo o que se propôs sem abandonar a situação pela metade. Isso vai desde o atendimento ao cliente por whatsapp ou telefone, até grandes negociações, que podem ser perdidas, por negligência, por não querer deixar a zona de conforto e por desculpas" afirma Sirlei Mendes, diretora e Master Trainer da Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano, uma empresa inovadora, dedicada à melhoria do desempenho dos profissionais emtodas as áreas.
"O empresário e líder precisa estar atento primeiramente às suas narrativas: será que ele está fazendo sua História com letra maiúscula acontecer?" pergunta ela. "Ou está constantemente contando “historinhas” para ele próprio e para sua equipe? Em segundo lugar, pelo seu exemplo: precisa ensinar sua equipe a ter a cultura da alta performance, fazendo seu melhor com os recursos que dispõe naquele momento e até que se esgotem todas as possibilidades".
Esse comportamento, se levado a sério e com disciplina, tem ajudado empresários e líderes a terem melhores resultados, gerando maior lucratividade para a empresa. Ensine, mostre e, acima de tudo, escolha não dar desculpas, não contar justificativas vazias que diminuem o seu poder de realização e o que você acredita ser merecedor. Decida fazer da sua História, uma História de verdade, abolindo da sua vida as “historinhas” que minam sua responsabilidade, sua competência e seus resultados.

Serviço: Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano Ltda

Sirlei Mendes 

Diretora e Master Trainer
Contato: (41) 99229 1302
Site: evoluatreinamento.com.br
Instagram: @sirleimendestreinadora
Facebook: Sirlei Mendes Treinadora


Comentários