Iniciativa busca educar crianças e jovens sobre os desafios fundamentais para a erradicação da pobreza; Em Curitiba, o local de lançamento foi o Incanto
A
Rede Gerando Falcões lançou o game
Missão Favela X, iniciando sua atuação no Metaverso e sendo a
primeira Organização Não Governamental (ONG) a trabalhar nesse novo ambiente
virtual com impacto social. O projeto foi realizado pela Accenture e está
disponível em uma plataforma de jogos sociais no Metaverso. Além de trazer os gamers para a missão social
de combater a pobreza, o jogo quer atrair grandes marcas como parceiras.
O
jogo foi lançado simultaneamente em várias cidades do país. Em Curitiba (PR), o
Instituto Incanto foi a organização representante. A ação com as crianças
aconteceu no Centro Cultural, que fica localizado no bairro Santa Quitéria, na
capital paranaense.“Foi uma experiência muito enriquecedora para nossas
crianças, pois além de colocar em prática a questão tecnológica, que é algo do
interesse de todos, também trouxe uma visão ampla da realidade deles dentro da
favela e quais mudanças podem ser feitas para melhorar essas condições",
explica a gestora do Incanto, Rosemeri da Silva.
Patrocinado
por marcas como Havaianas, Nestlé e 99, o evento de lançamento aconteceu na
Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, município na Grande São Paulo,
onde crianças e jovens jogaram e testaram o game
no local.
O
objetivo do game é
educar as crianças e os jovens sobre os desafios fundamentais para a
erradicação da pobreza (infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura e
tecnologia), conscientizar a geração futura e arrecadar fundos para acelerar a
transformação das favelas.
Para
a Rede Gerando Falcões, a inovação social e tecnologia de ponta são os
elementos centrais para transformar o futuro das favelas. E nesse contexto
entra o Metaverso como impacto social. "O game Favela X será utilizado com viés social.
Muitas pessoas conhecem a favela apenas pela janela do carro, e agora jogadores
de todas as classes e regiões vão enfrentar, pela tela do computador ou do
celular, transtornos que pessoas vulneráveis encaram em suas realidades
cotidianas", salienta Edu Lyra, CEO e fundador da Rede Gerando Falcões.
Para
Edu Lyra, essa é uma oportunidade de transformar a vida e o futuro de diversas
pessoas. "São quase 14 mil favelas no Brasil, e esta é a grande chance que
temos de fazer algo que pode mudar o futuro de seus moradores, sobretudo o
futuro das crianças e dos jovens".
A
ação faz parte da missão Favela X, uma campanha institucional para a captação
de doadores recorrentes, que visa arrecadar recursos financeiros para levar
tecnologia de ponta e inovação do mundo para a favela e transformar a pobreza
das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado, por meio de
iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores das favelas
através de inovação social.
“Hoje
é um dia histórico, não só para a Rede Gerando Falcões, mas para aqueles que
acreditam que o Brasil pode ser um país bem melhor. Hoje é o primeiro passo
para uma grande jornada, de levar a favela para aquilo que também é o mundo
virtual, para aquilo que é o futuro. O Metaverso é uma das tendências que mais
vão mudar o mundo, mais do que a nossa vida já mudou. Estar nesse mundo virtual
traz muitas oportunidades”, afirma Leonardo Framil, presidente da Accenture na
América Latina.
Eco
Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Song Brasil complementa. “Hoje é
o dia em que nosso sonho virtual se torna realidade. Esse projeto começou há
muito tempo, com a intenção de trazer inovação para a favela. As favelas são as
grandes startups
criativas do Brasil. Lugar onde é o berço das criatividades brasileiras. O Edu
já foi da favela para o mundo, agora é a hora de levarmos o mundo para a
favela. Estamos construindo pontes, conectando pessoas por meio desse novo
espaço”.
A
Rede Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em
rede para acelerar o impacto de longo prazo nas favelas de todo país. Por meio
de iniciativas transformadoras, a GF entrega serviços de educação,
desenvolvimento econômico e cidadania, e executa projetos para transformação
sistêmica das favelas.
Quer
conferir como foi o evento na íntegra? Clique aqui
e veja a live
que aconteceu durante o lançamento Roblox.
Sobre
o Instituto Incanto
Desde
2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e
adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com
ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro,
música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto
já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto,
Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram
multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos
voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para
executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras
organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. Além
disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de
recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Informações,
acesse www.institutoincanto.org.br.
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