Impacto Sertão Livre mobiliza voluntários ao Piauí e transforma realidade dos moradores

 



Mobilização deste ano acontece de 17 a 23 de julho, em Patos, e de 24 a 30 de julho, em Jacobina com diversas ações sociais

 

As próximas edições do Impacto Sertão Livre serão realizadas de 17 a 23 de julho, em Patos, e de 24 a 30 de julho, em Jacobina. O evento reúne voluntários de todo o Brasil e exterior para ações sociais no sertão do Piauí, onde o Instituto LIVRES - organização social presidida pelo cantor e compositor, Juliano Son, - possui atividades regulares de assistência às comunidades.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui: https://institutolivres.org.br/impactosertaolivre/

“Imagine que você é capaz de mudar a realidade de uma vida marcada pela seca, privações e desesperança. Mas, como eles ouvirão se não há quem pregue? Por isso, desafiamos as pessoas a irem junto conosco em uma missão que envolve amor ao próximo, ações sociais, voluntariado e engajamento”, afirma Juliano.

 “Eu estava precisando muito dessa ajuda. Eu me senti muito aliviado e por mim vocês jamais sairiam daqui”, diz o picoense Wilton Rodrigues, que recebeu uma equipe de voluntários, em 2019. “Ver um grupo de pessoas que se mobiliza para fazer o bem, me comove. Eu fico comovida com isso”, pontua Audelina Lima, também moradora de Picos.

Um documentário produzido em 2019 (veja aqui) revela com detalhes do que se trata o Impacto e cobre toda a ação realizada naquele ano em Picos.

Dados confirmam importância do projeto

“Na última edição, realizada em 2020 na cidade de Paulistana, antes do início da pandemia, contamos com a participação de 400 amarelinhos de 23 estados brasileiros e de outras países também. Vieram participantes do México, Argentina e Portugal! Você acredita nisso?”, fala Juliano, entusiasmado.

Os “amarelinhos” atuam em atividades preparadas para todas as faixas etárias. “Todas essas pessoas nos ajudaram a alcançar milhares de vidas só em 2020. Dentre elas, foram 2.621 crianças, que se divertiram, aprenderam sobre valores, comportamentos e ações socioafetivas que geram relacionamentos saudáveis e colaboram para a construção de uma futuro melhor”, conta Juliano Son.

Na área de saúde, com apoio das instituições locais, foram realizados 9.354 atendimentos (recorde de todas as edições) e 250 exames (eletrocardiograma, espirometria e ultrassom). Para atender à demanda necessária, foram dispensados 3.078 unidades de medicamentos doados pelo parceiro MRJ Pharma.

Jovens e adolescentes também foram contemplados. Para eles, foram realizados 12 encontros para conversa sobre temas que envolvem seu contexto local e outros assuntos de interesse abordados por voluntários profissionais nas áreas discutidas. Também foram oferecidos 3 cursos profissionalizantes nas áreas de assistente de loja, assistente administrativo e empreendedorismo e inovação com a participação de cerca de 300 moradores da cidade e região.

Também aconteceram oficinas criativas de artesanato e confecção de bonecas de pano com a participação de cerca de 40 mulheres em cada.

“Conhecer a fundo a realidade de população faz parte de nossa atuação. Gostamos muito de realizar as visitas nos lares e conversar com seus moradores. São momentos de conhecimento, muito acolhimento e é claro, de comunhão extrema. Conseguimos alcançar 1.777 casas em 12 comunidades e povoados que deixaram suas marcas no coração de cada uma passou por lá”, aponta Juliano.

Impacto Sertão Livre

Além de transformar a paisagem local com uma invasão de profissionais de diversas áreas, todos voluntários vestidos de amarelo, conhecidos como “Amarelinhos”, o movimento oferece fé e esperança por meio do evangelismo e de ações como consultas de saúde, palestras de diversos temas, oficinas de empreendedorismo e artesanato, rodas de conversas e outras.

Segundo Juliano Son, a comunhão entre os participantes é um dos valores mais importantes do evento. “É vivendo esse valor que conseguimos nos cercar de pessoas especiais que tornam nossos dias mais alegres, positivos e cheios de momentos memoráveis pelas melhores razões. Essa é a essência do Impacto Sertão Livre: ter pessoas queridas ao nosso redor compartilhando de todas as experiências que apenas o Impacto é capaz de proporcionar”.

Para ele, no entanto, não se trata só do que acontece enquanto se está lá. É o ‘impacto’ disso durante todo o restante do ano nas comunidades e vidas dos moradores, que sofrem com as restrições locais, e dos voluntários que vivem momentos intensos no exercício das atividades, afirma Juliano Son. “Inesquecível. Tanto para quem vai se voluntariando para a missão, quanto para quem mora lá e é impactado por essa missão”, explica ele.

O projeto, que reúne voluntários de todo o país para trabalhar em prol de comunidades desassistidas e com alto índice de vulnerabilidade social no sertão do Piauí, acontece anualmente. As ações presenciais, no entanto, estavam suspensas desde 2020 devido à pandemia.

O objetivo é atuar em favor da transformação de comunidades que sofrem com a seca e restrição a inúmeros benefícios básicos. Tem uma ação contínua com a equipe de missão social que está em Paulistana e ações de intervenção coletivas com a participação de voluntários de todo o Brasil.

“Inspiramos e mobilizamos a sociedade a participar mais intensamente do projeto nas edições que acontecem presencialmente. Mas todos podem se unir conosco nessa missão sendo doadores do projeto, mantenedores dos trabalhos locais e atuando in loco durante o ano também.

Atualmente, o Instituto LIVRES atende a mais de 183 mil pessoas em 162 povoados e comunidades do sertão do Piauí com projetos voltados às causas da criança, família, acesso à água e o sertão por meio dos projetos Livre Ser, Mais Água, Impacto Sertão Livre e Missão Livres.

O LIVRES já implementou 18 soluções sociais de acesso à água potável, bem como conserva equipes que trabalham integralmente no sertão, com diversas atividades pedagógicas, assistenciais e sociais e mantém duas Casas de Acolhimento em Santo André (SP).

Para saber mais sobre o Impacto Sertão Livre 2022 e fazer a reserva de vaga, é preciso se inscrever no link: https://institutolivres.org.br/impactosertaolivre/

Para conhecer mais o trabalho do Instituto LIVRES, o site é o https://institutolivres.org.br/

 

Acompanhe todas as informações do Impacto Sertão Livres 2022 pelas Redes Sociais do LIVRES

Comentários