Isadora Zeferino, mostra que fazer networking e praticar novas técnicas de arte é importante para quem quer produzir ilustrações para livros
O
mercado editorial de livros é um setor muito presente no país. Recentemente,
devido ao impacto da pandemia de Covid-19, houve um crescimento na venda de
livros digitais. Segundo o 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, o setor
editorial lucrou cerca de R$ 2,28 bilhões em 2021, sendo um aumento de cerca de
29% em comparação a 2020. Neste cenário, a artista e parceira da Wacom, Isadora
Zeferino, que se destacou nos últimos anos na criação de ilustrações para capas
de livros, conta as principais dicas para quem quer iniciar investir na
carreira dentro do mercado editorial.
Isadora Zeferino, ilustradora
e quadrinistra carioca, tem como marca registrada os traços com a combinação
de flores, cores e personagens. Entrou para mercado editorial ilustrando
capas de livros, além de estar entre projetos de ilustrações publicitárias para
clientes como Disney, Riot Games e Nestlé. Também foi destaque no ranking de
melhores ilustradores do mundo, organizado no livro Illustrator: 100 best from around the
world, publicado pela editora Taschen em 2019. A artista é
conhecida por ilustrar algumas capas de livros famosos na versão brasileira
como: Vermelho Branco e
Sangue Azul (Casey McQuiston); Castelo Animado (Diana Wynne Jones) e Mulherzinhas (Louisa May Alcott).
A
ilustradora adotou o uso de tecnologias para facilitar o trabalho, antes, como
os outros artistas, fazia desenho no papel e agora utiliza mesas
digitalizadoras. E já tem um monitor interativo Cintiq 22 da Wacom, mas para
facilitar e trazer mobilidade utiliza um monitor interativo Wacom One em suas
viagens.
“A
Isadora é uma grande parceira da Wacom e ficamos muito felizes de participar da
jornada profissional dela. Inclusive, já a convidamos para participar do evento
online Wacom Academy, quando levou seu conhecimento sobre arte digital e sua
experiência do mercado para diversos futuros artistas. A arte da Isadora tem um
diferencial muito bem trabalhado”, comenta Thiago Tieri, gerente de marketing
da Wacom no Brasil.
Confira
abaixo as dicas para quem quer investir na carreira de ilustrador para o
mercado editorial:
1)
Pesquisar e consumir o mercado editorial
Tudo
começa com a pesquisa e estudo, para qualquer carreira e plano profissional.
Além de manter a mente aberta – e sem distrações – para os novos aprendizados
que irão surgir.
“É
importante ver o que está sendo feito e criado! Consumir esse material é uma
parte essencial do processo porque ajuda a ter uma ideia do que pode ser
solicitado a você. Além de trazer inspiração para criar sua própria visão e
narrativa em seus trabalhos”, explica Isadora.
2)
Networking é importante
Ir
em eventos do mercado e conhecer as pessoas da área auxilia muito no processo.
Além de se aproximar de diferentes artistas que já atuam no setor (até por meio
de redes sociais) para trocar experiências.
Para
a artista, “estar em contato com comunidade artística é importante - não
somente seguir alguns ilustradores, como também seguir as empresas que
contratam ou estão ligadas a eles. Acompanhar contas como a da Wacom para que
tenha acesso a maneira como as pessoas usam os produtos para criar essas peças,
além de poder assistir lives, documentários, ouvir podcasts e toda uma rede de
criadores que ou já faz o que você almeja ou também tem o mesmo objetivo”.
3)
Pratique e entenda o que goste
Não
adianta fazer nada do que foi falado anteriormente sem buscar inspiração e
começar a praticar para ficar expert em fazer ilustrações para livros. Uma dica
é começar praticando em mesas digitalizadoras ou monitores interativos que
auxiliam o trabalho, pela facilidade de fazer e refazer no digital, que também
trabalha a sustentabilidade ao economizar papel e caneta. Além disso, é
possível deixar todas as criações salvas diretamente na nuvem. Já a caneta
digital da Wacom permite que o nível de pressão auxilie no resultado do desenho
que é impossível de se alcançar com o mouse.
“Ensaiar
o trabalho para o mercado editorial é um jeito muito prático de treinar. Se
quer trabalhar com capas, escolha um livro de domínio público para fazer uma
capa. Se quer trabalhar com ilustrações para artigos, encontre um site de
conteúdo da sua preferência para ilustrar. É a lógica de convencer o mundo que
você consegue fazer uma coisa tendo um exemplo próximo no seu portfólio”,
comenta a ilustradora.
4)
Encontrar técnicas para facilitar o trabalho
A
última dica é investir no que gosta e encontrar as principais técnicas. Segundo
a artista, “encontre materiais e técnicas com as quais você se sinta
confortável. Não se prenda apenas a ilustradores da atualidade, mas pesquise
também grandes nomes da pintura, gravura, entre outras mídias! A gente tem
muito o que aproveitar com o tanto que podemos aprender e emular do conforto da
nossa casa com as tecnologias de mesas digitalizadoras ou monitores
interativos. Uma pegada inovadora pode ser simplesmente uma mistura de coisas
antigas com uma nova ótica.”
Para mais informações: www.wacom.com
Instagram:
@wacom_brasil
Twitter:
@WacomBrasil
Facebook:
@WacomBrasil
YouTube:
@WacomBrasil
TikTok:
@wacombrasil
Comentários
Postar um comentário