Público em geral e
investidores já se preocupam e exigem mudanças de hábitos promovidas pela
ESG
Desde
2005, o termo ESG (Environmental, Social and Governance) é um dos mais
comentados no meio empresarial. Pode-se definir como um conjunto de boas
práticas implementadas nas operações de uma empresa com o objetivo de reduzir
os impactos ambientais, oferecer transparência aos seus negócios, melhor
gestão, preocupação com o bem estar social e com a construção de um mundo mais
sustentável.
Atualmente,
desenvolver as práticas ESG internamente é fundamental para assegurar que a
empresa se destaque para os grandes investidores do mercado financeiro e também
para o público em geral. Pesquisa realizada pela agência norte-americana Union
+ Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)
mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70%
se disseram dispostos a pagar um pouco mais por isso.
A
Amcham (Câmara Americana de Comércio) realiza treinamentos de colaboradores e
lideranças com programas de capacitação desenvolvidos e ministrados em parceria
com instituições e especialistas do mercado, e listou cinco práticas essenciais
para pequenas e médias empresas. “Buscar melhorias no longo prazo com práticas
que, se implementadas de maneira incorreta, podem trazer prejuízos no curto
prazo não é tão simples, e nesse ambiente existem algumas condutas de ESG
surgindo e que podem ser úteis”, explica Isabella Slompo, coordenadora
regional da Amcham Curitiba.
1.
Viabilizar a gestão de resíduos e a conscientização da equipe
É necessário que os processos de produção sejam melhorados de forma que
administrar bem os resíduos aconteça de forma eficiente. Além disso, os
colaboradores precisam ser treinados e capacitados, pois eles são a peça
fundamental na produção. Utilizar relatórios e, periodicamente, fazer
auditorias internas são iniciativas para esclarecer a situação da empresa em
relação às normas que devem ser seguidas. E, após a ação, fazer o feedback com
a equipe, pontuando as melhorias necessárias.
2.
Reduzir os riscos no ambiente de trabalho
Ter
o cuidado com os colaboradores e com a sua qualidade de vida proporciona um
ambiente seguro de trabalho. Neste caso, tenha um responsável pela segurança do
trabalho para garantir que seu negócio esteja seguindo todas as regulamentações
existentes.
3.
Desenvolver programas de benefícios aos colaboradores
Ter colaboradores engajados traz muitas vantagens: mais produtividade, melhor
atendimento ao cliente e melhor clima de trabalho para todos. E para que a
equipe se sinta bem cuidada e motivada, é necessário haver a valorização do seu
trabalho oferecendo benefícios diferenciados, como vale-alimentação, vale
presentes, orientações nutricionais, desconto ou pagamento de mensalidades de
academias de ginástica, entre outros.
4.
Promover a diversidade e inclusão dentro da empresa
Promover a diversidade e a inclusão de colaboradores de várias etnias,
orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social etc. A inclusão
requer reunir essas pessoas para aproveitar o potencial criativo e profissional
das suas diferenças e valorizar com igualdade as suas habilidades
profissionais.
5.
Implementar programas de treinamento e desenvolvimento
Para que todas essas mudanças aconteçam de forma mais tranquila e organizada é
fundamental que os colaboradores estejam preparados para isso. Portanto,
implementar programas de treinamento e desenvolvimento para os funcionários
trará muitos benefícios para a organização, já que haverá melhores habilidades
técnicas, colaboradores mais confiantes e menos erros nos processos.
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